Soneto da Falsidade de Vinicius de Moraes
Elofensa é a máscara dissimulada da ofensa, um elogio que esconde uma agressão sutil, um golpe com a intenção de nos ferir com palavras doces, a hipocrisia que se veste de falsa gentileza !
Nós não iremos mais adoecer fingindo ser quem não somos. Nossa liberdade é inegociável. Nossos valores pessoais transcendem qualquer imposição religiosa.
Alcançar a coerência é libertador: ao alinhar nossos pensamentos e ações, eliminamos o fardo de sustentar uma persona falsa e economizamos a energia desperdiçada em jogos de aparências.
A máscara não é para enganar, nem tampouco para se proteger. É algo que colocam no seu rosto para fazer você semelhante a eles e te encaixar nos próprios traços.
Dependendo do artista, não ouço suas músicas nem assisto aos seus filmes, muito menos levo a sério sua opinião sobre política ou seu papel como intelectual ao apoiar um candidato. São bons em cantar e fazer drama nas duas ocasiões, falando mentiras e verdades, derrubando lágrimas e sorrisos, se vitimizando e sendo vitimizado, culpando e julgando, prometendo e se desculpando, recebendo e não cumprindo. E o pior: estão sempre atuando.
Algumas pessoas tem comportamento venenoso, nocivo e tóxico, mas agem como se não soubessem disso. Hipócritas e frias, desprovidas de amor e cheias de rancor. Para seus problemas, sempre haverá um bode expiatório, pois não admitem erros e são incapazes de perdoar ou pedir desculpas. Sua língua é mais afiada que uma espada e suas palavras penetram como lâminas afiadas. De seu beijo emana traição e falsidade, mas sua saliva é veneno para o qual não existe antídoto.
"Se a cobra não trocar de pele, ela morre, assim como quem usa máscaras. É preciso usar novas faces e fingir, para ser apenas uma imagem ".
A pior hipocrisia não é enganar os outros, mas se enganar todos os dias. Nada aprisiona mais do que uma mentira repetida tantas vezes que até o mentiroso acredita nela.
O homem que pensa não se vende por falsas promessas, não se dobra a medos irreais e não se curva a terrores inexistentes.
Podemos ter um olhar presumido sobre as pessoas, mas se elas nos procuram, não devemos perder a oportunidade delas mostrarem quem verdadeiramente são.
Perder o contato com certas amizades me fez questionar todas as outras. Às vezes, temos pessoas demais e companhia/companheirismo de menos. Faça análises sempre que for conveniente, muita gente só te chama de amigo enquanto você aceita os seus caprichos. Na primeira negativa, no primeiro desconforto são eles que derrubam a ponte que te conecta a elas e alguns ainda aumentam o abismo da relação. Não gaste energia com gente que só escora. Seja farol, seja porto, mas também seja embarcação. Saiba partir!
Triste quando o homem pensa esta próximo de um "representante" de Deus, e tem a prova de que o demônio veste homens de terno.
Seja discreto quanto à tua vida, quando revelas a tua intimidade, até o mais próximo dos amigos saberá onde te atingir.
Algumas pessoas sabem como manipular as palavras e o fazem por conveniência. Quer seja para agradar, quer seja para ferir as pessoas.
Nunca houve problemas em só falar de rosas, o problema maior sempre foi omitir sua completa forma deixando de falar do s espinhos.
