Soneto da Falsidade de Vinicius de Moraes
Chega um momento na vida que a gente precisa fechar as portas para quem só sabe abrir feridas em vez de curá-las, para quem nos diminui em vez de nos elevar. Não se trata de vingança ou de rancor, mas de autodefesa emocional. É sobre proteger nossa paz, saúde mental e bem-estar.
Conviver com pessoas falsas é como dançar em um campo minado, nunca sabemos onde as armadilhas estão escondidas.
Cuidado com àqueles cujas máscaras são tão bem ajustadas que se fundem à própria pele. Com sorrisos forçados e abraços fingidos, eles tecem redes de intrigas e ilusões. A falsidade é sua moeda de troca, a mentira seu manto de proteção. Camuflam-se entre nós como camaleões, prontos para apunhalar pelas costas aqueles que confiam em suas palavras suaves.
Com as pedras que atiram em mim, ergo muros. Não para me esconder, mas para me blindar da maldade que ameaça a minha paz.
Existem pessoas que só estarão com você pelo que você tem, se livre deles pois quando não há o que oferecer estás pessoas somem. Exclua de sua vida lhe garanto que não fará diferença alguma.
A melhor forma de mostrar sua confiança em alguém é olhar nos olhos. E através de um olhar você se sente seguro. Mas, nem todas as pessoas merecem teu olhar sereno, pois algumas usam o olhar para dominar, manipular, é um olhar predador que intenta te seduzir.
Assim como a vida prega testes nas pessoas, nós devemos pregar testes nelas também. Somente assim você saberá do que os seres humanos são capazes.
"Não importa o quanto limpe o óculos ou use colírio, uma mente suja verá sujeira até mesmo no mais límpido cristal".
“ Credibilidade se dá pelos atos e fatos consumados, ser fidedigno não admite absolutamente falsas verdades e impugna a hipocrisia”.
“ No meio da verossimilhança dos fatos narrados, não importa o que realmente é verdade, mas sim que seja bom e útil para mim”.
“A realidade se faz fictícia se não estabelecemos conveniência com as nossas experiências sofridas e expectativas de vida, deixa de ser verossímil e admissível a nossa existência. Só queremos acreditar o que se faz sentido e, esquecemos que na maioria das vezes, nem sempre tudo são flores, infelizmente”.
Não abra a porta da sua vida. Abra o olho, e olhe quem quer entrar e principalmente, pra quem já está lá dentro!
"Em um mar de imoralidade e hipocrisia em que o sincero és o falso e o mentiroso o verdadeiro, aquele q não se cala nem mto menos se omite já és um grande vencedor e herói!"
''A coisa mais cruel que alguém pode fazer é permitir que alguém se apaixone por você quando você não pretende fazer o mesmo, por isso.. Nunca diga ''EU TE AMO'' em vão, nunca olhe nós olhos de alguém se teu desejo não for que derramem lagrimas por ti, nunca force ou finja sentimentos inexistentes..''
« (...) tentavam sozinhos, com os seus falsos rostos de pedra ou de bronze, evocar uma imagem degradada do que tinha sido o homem»
