Somos Frutos de uma Geracao
Nó Chimango
Um nó Chimango
no seu lenço branco
de gaúcho deve
ser feito simples,
Uma boa pilcha
sempre deve ser
vestida com louvor,
Se você não sabe
como são os nós
dos lenços gaúchos
te ensino com andor
Porque te quero
com todo o amor.
Existem quatro bilhões de mulheres no mundo. As possibilidades de conhecer uma que realmente te fascine são escassas. E não estamos aqui pra desperdiçar oportunidades.
Quando você tá apaixonada, é como se você vivesse dentro de uma música. E eu era essa música. Só não me dei conta que uma música não dura mais do que três minutos.
Um peixinho adoeceu, desceu para o fundo, debaixo de uma folha e ali esperou pela morte. A morte é um passo íntimo e solitário.(Walter Sasso)
Mãe
Algo único de amor enumerável
Doa amor sem pudor
Sem compensação
Uma vida de amor único
A dor de ver ti partir
Aperta meu coração
Mais é como dizem
se você ama deixe ir
Meu peito ainda aperta com tua saudades
De lembrar que te deixei partir
Mais logo passa
Ao lembrar dos momentos bons que viverá
Ao seu lado ou sem ti
Meu amor ainda será recíproco
Só tem uma grande percepção de valor, quem realmente entende o valor de algo.
É impossível fazer as pessoas entenderem o seu sentimento sobre "algo" com Grande valor pra você se não tem o mesmo valor para ela.
Se ela não da valor da mesmas forma que você. Entende ?
Esse vídeo não é sobre livros!
Quando distribuímos riqueza, não podemos jogar pérola aos porcos, nem coisas santas aos cães.
Pois simplesmente eles não entendem de pérolas e nem de coisas sagradas, como então poderia entender o valor de algo ?
Você pode explicar para uma criança o preço das coisas, mas o valor ela só vai entender com a experiência vida.
O exemplo do livro se observa o preço, ele não custa caro, mas o valor é impagável!
Por isso Jesus ensinou sobre a parábola da viúva e do juiz, que o "incomodava" dia a pós dia, para julgar a sua causa. Para o juiz era só mais um processo a ser julgado, mas para a viúva era era tudo que ela tinha.
A percepção de valor é subjetiva ao próprio indivíduo, assim como a percepção do Belo, segundo Espinosa.
Ludwig Wittgenstein chamaria de jogos de linguagem, algo só faz sentido dentro do seu contexto adequado.
Rafael Echeverría diria que para compreender a as coisas é necessário entender a ontologia da linguagem e a etimologia do seu significado.
Immanuel Kant diria que é a epistemologia do conhecimento
onde o conhecimento é possível porque o homem possui faculdades que o tornam possível
E é exatamente isso que o apóstolo João fez ao tentar explicar, Deus que se fez carne.
¹ No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. João1
Antes da tempestade
O silêncio e os dedos de uma criança
Tocam a frágil teia de aranha
Sobre o olhar cauteloso de um cão
O vento atinge as folhas
E meus olhos cansados escutam
Um chamado ...
Tão familiar e distante
Eu queria ser um rei
Sem nada que pudesse me derrotar
Apenas por um dia ...
Nós somos amantes
Isso é um fato
Nada nos matem juntos
Nada nos separada
Por apenas um dia ...
porque que tem que ser assim?
eu sabia que seria uma ficada e só isso
mas mesmo assim, me joguei no seu abismo
sabia que não seria amor mesmo assim me entreguei para dor
QUANTO VALE UMA MENTE.
Alguém poderia dizer-me quanto vale uma poesia, quanto vale um dia de vida, quanto vale uma noite de sono, o que paga pelo amanhecer.
Alguém me diz qual o valor do sorriso de uma criança, o preço da esperança quanto vale a vida, em qual balança pesa a felicidade.
Alguém me diz qual e o preço do amor, quanto tão cobrando pela liberdade, nessa cidade, me diz o valor da inocência, o preço da consciência limpa.
Alguém responde-me, o preço da caridade o valor da variedade, o preço dos bons costumes do amor sem ciúmes, sumiram os vendedores da cidade, responda minha perguntar por caridade, me diz qual é o valor da liberdade.
De longe o vendedor gritou em voz alta passos lento, vindo devagar, foi logo dizendo seu dinheiro não da para pagar pode guarda, ele não comprar uma palavra dessa poesia.
E que a mente do poeta não estava exporto em cartaz, nem em anúncio de jornais.
A VIÚVA NEGRA.
Uma noite inteira na camauma vida inteira para ama-la vestia-se de viúva negrapara devorar suas presas.
Solitária saciava-se comos próprios dedos na camaduas fendas uma chave uma
venda para cegar suas vítimas.
Sobre as mãos um chicote para atiçar o corpo,na outrapossuía um terço onde
confessava seus pecados.
Chamava-se de viúva negrapor que matava o desejosde todos que ó possuíasaciava-se da sua vontade de mulher.
Eu tenho que me recuperar de algumas coisas, sou uma pessoa complicada as vezes, eu sei disso amor.
A sagrada hora de parar é uma das leis mais absolutas do Universo, ela vale inclusive para os Impérios!
Bom dia!
Hoje é um novo capítulo em sua incrível jornada, uma página em branco esperando para ser preenchida com momentos de alegria, conquistas e aprendizado. Lembre-se de que cada amanhecer traz consigo a promessa de novas oportunidades e a chance de fazer a diferença.
Você é mais forte do que imagina e mais capaz do que pensa. Enfrente o dia com coragem, sabendo que desafios são apenas oportunidades disfarçadas. Deixe sua luz interior brilhar e iluminar não apenas o seu caminho, mas também o caminho daqueles ao seu redor.
Acredite em si mesmo e nas suas habilidades. Cada passo que você dá é uma vitória, e cada obstáculo superado é um degrau a mais na escada do sucesso. Aproveite cada momento, cultive gratidão no coração e esteja aberto para as surpresas maravilhosas que o dia reserva.
Que este dia seja repleto de sorrisos, realizações e momentos que aqueçam a sua alma. Lembre-se de que você é único e especial, com um potencial ilimitado para alcançar seus sonhos. Que o seu dia seja inspirador, cheio de positividade e que você brilhe como a estrela que é.
Tenha um maravilhoso e inspirador bom dia! ✨
Em Julho/2003, uma erupção destruiu um local que me deixou lindas recordações...
Passei lindos dias na região do Kivu, e lembro-me desses momentos lá vividos...
Ósculos e amplexos,
Marcial
CERTAS LEMBRANÇAS DA ÁFRICA
Marcial Salaverry
Este não é um capítulo de Um Brasileiro na África que, fugindo de alguma mamãe hipopótamo furiosa, apareceu aqui. Foi algo acontecido um bom tempo depois de eu ter voltado do Congo, mas atingiu diretamente minhas recordações.
Simplesmente, mais ainda do que as mazelas provocadas pelos governantes do Congo que se esmeram em cometer barbaridades, mais ainda do que as atrocidades que o próprio povo comete, em suas ridículas guerras raciais, vi algo que me entristeceu muito. Vi a Natureza cometer algo que pode ser chamado de crime, e um crime cometido pela Natureza é realmente entristecedor. Talvez tenha sido apenas uma reação, ou um aviso para os homens de que também ela sabe punir e se defender.
Lembrando que no livro UM BRASILEIRO NA ÁFRICA existe um capitulo que fala sobre a estadia no Kivu, quando narrei a travessia do Lac Kivu, e tentei descrever as belezas da cidade de Goma, que era um pequeno pedaço de paraíso, encravada no meio da selva africana. Pois bem, a Natureza resolveu acabar com essa beleza, e para tanto, um vulcão, que estava sossegado há centenas de anos, resolveu acordar, e resolveu acabar com essa bela cidade, com essa bela região.
Pelo que vi na televisão, pouco ou nada restou dela para confirmar o que descrevi no livro, pois Goma praticamente não existe mais. O Lac Kivu onde havia depósitos de gás metano, o que proporcionava um movimento semelhante às ondas do mar, certamente não deve mais ser o mesmo. Aquela Natureza exuberante, a mata verdejante, as belas mansões que existiam às margens do lago, desapareceram no caminho da lava fumegante. Pelo que me foi dado ver, a linda Avenue du Lac com as residências de veraneio e seus maravilhosos jardins, cuidados com tanto esmero, também foi engolida pela lava.
E as maiores vítimas, os habitantes de Goma, justamente os Intore, povo de maior cultura do Congo, e os de melhor índole, sofreram prejuízos incalculáveis. Os números oficiais falam em 45 mortos, mas com certeza, como sempre, procuram tapar o sol com a peneira, pois do jeito que ficou a cidade, da maneira como a lava varreu tudo, é impossível que tenha sido apenas essa a quantidade de desaparecidos. Bom seria se reais fossem esses números. Não creio.
Bem, são coisas da Natureza. O homem comete crimes muito maiores contra ela, e de vez em quando ela resolve dar um troco, e mostra sua força, mostra que também sabe destruir. Não é tão cruel quanto o homem, que destrói deliberadamente, mas também sabe fazê-lo. Lamento apenas que uma das minhas mais caras recordações, agora seja apenas uma recordação mesmo, e o mais chato, é que nessa viagem a Goma, ao invés de fotos, tirei “slides”, e estes, sofreram a ação do tempo, e se estragaram, e
assim não tenho portanto nada que possa ser uma "recordação física".... Tenho apenas que fechar os olhos, e lembrar de quando, às margens do Lac Kivu, “matei” a saudade de Santos, ouvindo o marulhar de suas águas, movidas pelo gás metano que agora fez tudo isso. Posso também recordar a visão da janela do quarto no Hotel Edelweiss, vendo a paisagem magnífica que se descortinava e que agora não existe mais. Guenta, coração...
Bem, desculpem-me esta “explosão melancólica”, mas foi mais forte do que eu... Ao escrever este texto em julho/2003 o fiz com a mesma melancolia que agora permeia meu coração, e agora constatei que fechando os olhos, ainda vejo tudo como na época em que lá estive, nos idos de 1971...Creio que agora, (2024), Goma já deve estar reconstruída e modernizada, e espero que assim esteja, pois a região era belíssima...
E nessa esperança, desejo simplesmente que essa lembrança do que foram alguns LINDOS DIAS lá vividos possam agora trazer UM LINDO DIA rememorativo, que divido com minhas queridas amizades...
Quando criança, tinha muito medo de certas estorinhas!
Uma delas a da mula sem cabeça.
Hoje depois que cresci, percebi que as mulas com cabeça, amedrontam
e ameaçam muito mais.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp