Solitude
O poder de prever comportamentos deveria ser encarado como dom e usado ao meu favor, longe disso, não me passa de um infortúnio, fomentador do insulamento.
É bem confortante permanecer na minha melhor companhia.Voltamos e nos perdemos sem medo de pular nossos abismos. O escuro de nossas lacunas descansa o olhos do mundo, sem que seja necessário qualquer resposta. Nos dilaceramos com óbvio. E rimos das banalidades virais. Quando me encontro só não há solidão, só uma tristeza que insiste em sorrir a face do mais profundo de minha alma. E então me perco de novo dentro de mim. E me encontro, me desperto, e volto para aquilo que ainda nem sei, mas me faz o que sou. Presa dentro do que serei e acolhida pelo que eu fui.
By Cyrlene Rita dos Santos.
Inspiração Clarice Lispector.
Agora sou só eu e Deus, o único que compreende as veredas do meu coração, que esquadrinha de forma completa todo ele, e que sabes de meus anseios e desesperos. Só Ele, o Grande Rei de todos os reis vê o que passo em meus dias mais escuros, e por isso minhas lágrimas são entregues somente a Ele em forma de oferta pura e sincera, em honra Àquele que sempre permanece comigo em épocas de fartura, como também de escassez.
Aprendemos que devemos necessitar de alguém ao nosso lado para sentirmos, de alguma forma, completos e felizes. Que seja, então, uma pessoa completa à busca de outra pessoa completa e que se unam somente pelo desejo de querer estar juntos e, nada por expectativa de encontrar felicidade no outro. A expectativa frustra a maioria das vezes. Nada da história das metades de laranjas que se completam; metades são apenas metades. Antes da solidão, a solitude, ou seja, o pleno contato com nós mesmos. Isso quer dizer que não há a necessidade de estar sempre em companhia de outras pessoas e não há solidão por isso, pois solidão é ausência de nós mesmos. Solitude é a presença, estar em contato permanente com nossa essência, é gostar e cuidar de nós antes de tudo. Só assim conseguimos ser completos, pois há amor o suficiente para amar alguém. A felicidade não nos pode ser dada por ninguém, nós a encontramos apenas dentro dos nossos corações e mentes.
Chega a noite
Estou olhando o escurecer
Desse lugar silencioso
Nessa calma natureza
Escuto pássaros a agasalhar
Em cantos de árvores
Que ainda existe
Intensa solitude, sentir
O viver dessa calmaria.
Não fique triste por sentir solitário.
Pois, estrelas habitam
num céu obscuro
E mesmo perante a solidão
As observarmos brilharem
Dentre sua própria luminosidade.
Hoje eu me tirei para dançar… Era forró pé de serra…
Rodopiei por toda a sala de estar, por deliciosos minutos.
Dancei toda playlist e queria mais. Muito mais.
Terminar fui ler Clarice, Quintana e Fernando.
Terminando o dia com algumas taças de vinho.
De repente comecei a sorrir…
Estava feliz, mesmo estando sozinha.
"Distantes, mas tão certo perto
Corpos que não se tocam, espíritos que se entrelaçam
Num pensamento, num sorriso, em uma solidariedade sem fala
Não precisa estar junto para trazer calma
Se os corações se encontram, a alma se aquece e de solidão ela não padece
Nessa rede de amor
Sem culpa e sem dor
As mãos não podemos dar
Mas o nosso coração podemos compartilhar."
Comecei a escrever em um caderno com folhas em branco e sem nenhuma linha...
No começo até me surpreendi , minhas letras pareciam desenhos em constante sintonia, iam de maneira linear, sem se desviar ,nem para cima e nem para baixo.
Mas, no decorrer do tempo, percebi que já não tinha linearidade, em um momento as palavras iam mais altas, em outros momentos elas pareciam afundar, como o silenciar de uma voz...
Eu continuei escrevendo sobre a vida nos altos e baixos das linhas imaginárias.
Na tentativa de fazer tudo certo e simétrico, mas, só me doía, doía a mente por pensar tanto, doíam o dedos por apontar meus erros, doía meu coração por não entender por inteiro.
Ainda assim insisti em escrever, escrever sobre a vida, uma vez que perdida no conturbar das linhas, encontrei meu eu, ela andava sozinha, entrelinhas, amando o dia, odiando a noite , falante durante a semana e se calando no fim.
Apesar de nunca desistir, há momentos, pequenas ocasiões, em que se faz necessário.
Há coisas que não valem a pena insistir, basta olhar com atenção e não se deixar envolver o coração.
Assim poderá se libertar de prisões disfarçadas de belos jardins.
"Não está sozinho aquele que tem a si mesmo. Sozinho é aquele que, ao invés de ter a si mesmo, o busca nos outros."
A solidão é um "efeito benéfico" para a inteligência excepcional, é causada por ela, e para ela. Depois se transforma em solitude.
A Solidão.
Muitos tem pavor de e ficar sozinho, é porque ainda não aprendeu de fato desfrutar de nossa própria companhia.
Estar com quem se ama é ótimo, mas já experimentou ficar a sós com você mesmo?
Pois, isso, é melhor ainda!
Quando aprendemos a transformar a solidão em solitude, é, porque, já amadurecemos certo nível para a compreender que não precisamos do outro para nos sentir completos.
Se você já gosta de ficar sozinho, não há nada de errado nisso!
Significa que você já conhece o bastante e também conheceu e superou os seus limites. Que és uma pessoa liberta, independente, bem resolvida consigo mesma e que possuí uma grande sabedoria emocional.
O conselho de hoje é, seja dona ou dona de sua vida. Seja segunda opção e nem receba migalhas de ninguém.
Seja alto suficiente! Queira uma pessoa inteira ao seu lado.
Não aceite menos que isso!
As pessoas pensam que quando você se sente sozinho, você precisa de outras pessoas, mas muitas vezes o que precisa é se encontrar novamente. Alguma parte de você ficou para trás.
No final das contas, todos nós precisamos aprender a conviver, mesmo que seja conosco mesmos; A sós, o problema é maior, pois, enquanto a solitude é uma escolha, a solidão é uma ilusão que pode agravar as dificuldades.
Hoje foi um dia aonde mas senti sua falta, é meio estranho ter esses tipos de pensamentos por uma pessoa que me machucou tanto, e é tão difícil para mim aceitar isso e declarar. Mas é isso que o amor faz com a gente, e sem dúvidas isso para mim ainda é amor, que nos moldar de formas que nossas mentes jamais tornaria enfrentar. Ele realmente nos faz escravos dele, quebra as nossas barreiras do egoísmo, medo, e nossas limitações. Limitações essas que são as causas dos antigos relacionamentos, traumas, problemas familiares, desilusões... momentos que nos marcam de maneira dolorosa. Mas tem uma parte feliz em tudo isso, se chama "amor próprio" que nos trás a cura que tanto buscamos. Que também nos informa como é complicada essa jornada, mas que segue sendo a melhor de todas que realmente nos torna melhores cidadãos e ser humanos. Acredito que se todos nós buscar cimos achar esse amor próprio dentro de nós, as nossas vidas seriam mas brilhantes. Não faça isso com sua mente e coração, se abra a oportunidade de querer ser feliz sem precisar da companhia do outro. Solitude uma ótima palavra para começar a se amar.
"Eu só queria poder voltar ao Jardim do Éden e, se algo tivesse que ser feito das minhas costelas, que fosse um violão."
Uma imagem mais antiga para personificar meu cerne solitário.
Quando me entristeço, aquieto-me. O silêncio é meu relicário!
Quando percebo que não sou inteiramente bem-vindo, eu vou embora sutilmente.
Se desapareço é porque as palavras perderam o sentido e o companheirismo tornou-se um ausente.
Não invisto energia em um jogo que não me satisfaz…
Quando me afasto é porque pequenas atitudes, aos poucos, me deixaram para trás!
