Soberba
Se existe algo que pode ser ao mesmo tempo simples e complexo, esse é o Evangelho. Simples para os humildes de coração e complexo para os soberbos.
Não fale de Jesus para que as pessoas se impressionem com você, mas para que elas fiquem impressionadas com Ele!
Se a busca pela retidão e justiça, assim como o empenho em sacrifícios espirituais, não forem realizados pelos motivos e meios corretos, acabarão por se transformar em soberba.
Todo cristão que tem dificuldade em aceitar o conselho de Deus e a correção está fadado ao engano da Serpente! Cuidado!
"Ser um homem de Deus" é diferente de "parecer um homem de Deus". Alguns cristãos se preocupam mais em parecer do que em ser.
Toda verdade que sabemos ao longo de uma vida, não passa de uma gota d'água mas as inverdades que os ignorantes e soberbos, julgam saber é bem maior do que as águas de todos oceanos.
No mundo contemporâneo, até mesmo nas mais seculares e tradicionais instituições, a medida de valor é de uma arrogante ignorância de superfície. Nada de profundo, como é o mundo e suas certas incertezas e opiniões, que não vão além, duram quando muito por alguns minutos.
A intolerância, as soberbas e os pré julgamentos pela simples aparência são as madrastas perversas da humanidade contemporânea, em um mundo virtual, com cada vez menos estórias de vidas e superações espirituais de verdade.
"O derradeiro lance, seja no xadrez ou na jornada da vida, revela que reis e peões compartilham o mesmo destino: a caixa de madeira. Nela, toda hierarquia se dissolve diante da eternidade."
Devemos estar atento, sempre e sermos bem críticos imparciais para alcance da privilegiada sanidade. De toda nossa vaidade, tão sempre, contaminada perniciosamente, de soberba e de toda a parte mais frágil de nosso ego que flutua a deriva, no imenso oceano de possibilidades, da finitude humana.
A ascensão quando ela é meteórica, porém efêmera, traz consigo a mudança de olhar. O foco deste novo olhar, ao invés de horizontal, como era feito antes da tal ascensão, se torna vertical. Que ilusão! Este novo olhar vertical só aponta um vazio que acaba de ser preenchido pela soberba.
Qual é a primeira coisa que deve fazer quem começa a filosofar? Rejeitar a presunção de saber. De fato, não é possível começar a aprender aquilo que se presume saber.
Somos tão presunçosos que desejaríamos ser conhecidos em todo o mundo... E tão vaidosos que a estima de cinco ou seis pessoas que nos rodeiam nos alegra e nos satisfaz.
