So Enquanto eu Respirar Vou me Lembrar de Voce
Há milhões e milhões de pessoas que só ficam felizes quando são admiradas. Mas tem algumas que se tornam inesquecíveis apenas por se mostrarem admiráveis!
Só não comete erros quem não se empenha o bastante para fazer o que precisa ser feito pra entender que o caminho possível nem sempre é o mais simples.
Definir-se como de esquerda ou de direita já representa, por si só, flutuar numa folha que carrega formigas à deriva, dependendo do lado que o vento sopra, jogando-as de um lado para outro ao sabor das correntes que ele cria e desfaz sucessivamente. A mesma direita que chega como solução é a que conduz militares à mais torpe e cruel das ditaduras, e a mesma esquerda que muitos veem como libertadora, via de regra termina numa cúpula do poder que subjuga uma legião de miseráveis submetidos à sua tirania. A única forma de estar à salvo é permanecendo fundeado pela âncora do bom-senso a uma distância segura das inconstantes e revoltosas correntes dos “ismos”. De sua bóia firmemente presa ao fundo é possível tanto impedir que alguns barcos naufraguem quanto não afundar com os que fingem não ver o furo no casco.
Só não se engana quem não ama.
Só não erra quem não se importa.
Só não cai quem não se levanta.
Só não aprende quem nunca acorda!
Só os mais sensíveis conseguem distinguir as pessoas essencialmente más daquelas que adotaram o mal como forma de se defender de um mundo que nunca as tratou bem. As primeiras, para nossa sorte, não são a maioria, e as outras dependem das sensíveis e generosas para perceber isso, pois que precisam apenas receber amor e respeito para reaprender a oferecê-los.
Só se pode saber o quanto a solitude pode ser rica e plena após experimentar o convívio com os que têm muito menos do que o tanto mantido em nosso intimo para ser saboreado.
A dificuldade no convívio com radicais de qualquer vertente é que só podemos falar com eles de amenidades, já que qualquer assunto sério vira palanque para um discurso interminável de defesas surdas e inflamadas de seu tema predileto.
A verdade real só é alcançada pela busca voluntária e consciente. Toda tentativa de transferi-la por osmose expõe o benefício trazido somente ao agente, e não ao seu alegado beneficiário.
Toda ciência humana só se faz confiável quando toma o aqui e agora como parâmetro para qualquer realidade que tente provar. Sempre que for utilizada para embasar conceitos definitivos se terá apenas uma nova crença – não importando sua natureza – mas nunca ciência.
O combate mais eficaz à metástase do obscurantismo é fortalecendo as demais células do organismo social com a vacinação em massa da verdade, permitindo-lhes desenvolver anticorpos com base numa informação de indestrutível teor qualitativo.
Opinião é um jeito de pensar. Inteligência também. Só que uma é escolha. A outra é inata: ou a temos, ou não a temos, o que divide o mundo em dois: o dos que pensam, e o dos que pensam que pensam, mas somente replicam. Ambos têm acesso à informação, mas o primeiro a torna útil.
Tem pessoas que, de tão acostumadas com bijuterias vagabundas, só descobrem os diamantes que tiveram nas mãos depois que os perdem e alguns especialistas os descrevem.
Ninguém muda ninguém. A mudança é uma porta que só tem maçaneta pelo lado de dentro onde só cabe bater e aguardar que queiram abri-la.
Só serás justo em teus julgamentos se usares tuas crenças apenas como ponto de partida, teus valores como referencial na busca pela verdade e tua integridade como maior fiadora da visão sistêmica que conquistaste, e da qual os simplórios são tão pobres.
Os afetos fazem com que desejemos confiar em todas as pessoas. Só que confiança não é uma escolha nossa, mas uma conquista delas.
A ingratidão só é amenizada quando trocamos a doação incondicional e sem retorno de antes por outra exatamente igual àquela que nos é oferecida. Em se mantendo inalterada, trocamos altruísmo por subserviência, e ao se dar menos nos apequenamos na mesma proporção.
O “óbvio”, por si só, se opõe a lógica científica, uma vez que não vai além de presunção, da conclusão sem base, de uma ideia não refletida. Surge no vácuo da análise, na esteira da negligência inconsequente que despreza o pensar, da insensatez que dispensa a prudência e acata o preconceito pela ausência do conhecimento.
- Relacionados
- Frases de quem sou eu para status que definem a sua versão
- Frases para namorada que mostram o quanto ela é especial para você
- Poemas que falam quem eu sou
- Frases de motivação: palavras para encontrar o incentivo que você precisa
- Poemas Quem Sou Eu
- Você é especial para mim: frases que tocam o coração
- Quem sou eu: textos prontos para refletir sobre a sua essência
