Situação
Por mais difícil e triste que seja a situação, algum dia todo mundo irá fechar um capítulo da sua vida, seja ele bom ou ruim. Tens que seguir em frente, ver os novos horizontes que outras páginas irão lhe proporcionar, pois, se continuar relendo o mesmo capítulo isso nunca irá mudar, irá ficar sempre preso em uma situação que ninguém gostaria de estar.
Bullying Familiar, que passa por esta situação pode sentir na alma, como o desprezo, indiferença, abandono, humilhação e a maldade dos envolvidos pode destruir a família e seus familiares e levar vidas á morte e depressão profunda.
Tem decisões tomadas após muito pensar, medir os prós e contras, rever milhões de vezes a situação. Tem outras decisões que tomamos na fúria das decisões rápidas, pouco pensadas e muito sentidas!!! Não há regras, não temos como saber o resultado ... então, quando precisar decidir, escolher, apenas decida, escolha o que faz seu coração pulsar mais rápido ... a chance de acertarmos quando nos sentimos felizes com nossas escolhas é maior!!!
Não é novidade para ninguém que, hoje, o que se vive é um estado de pleno caos. Tal situação se alastra de forma generalizada em todos os setores da sociedade, e, não contentando-se, como um vírus se propaga também na vida pessoal dos indivíduos, modificando de forma assustadora a maioria das atitudes dos mesmos.
É surpreendente e intrigante observar como algumas contradições extraordinárias surgem em meio a essa ‘bagunça organizada’ que chamamos de sociedade. Diante de uma faceta global problemática e cheia de distorções em todos os setores componentes da forma atual de governo (que é o maior propulsor do referido caos), vivemos hoje num mundo, onde o nada passou a ser tudo, e o tudo é absurdamente tratado como um nada.
Como se não bastasse todas as dificuldades enfrentadas pelas pessoas no dia-a-dia, sejam em suas casas, na família, nos relacionamentos de trabalho (ou a falta dele), ou nos relacionamentos amorosos, o que se percebe é que muitas situações que poderiam ser evitas e/ou amenizadas, acabam por ser supervalorizadas, ganhando status protagonista de um enredo que não deveria ter sido escrito, tão pouco holofotizado.
Discussões desnecessárias, desentendimentos e agressões de todos os gêneros ocorrem a cada segundo por conta disso. Relacionamentos rompidos, brigas de trânsito, bate-boca com os pais, amizades desfeitas, confianças destruídas, muitas vezes por motivos pífios e sem a menor necessidade. Apenas pelo calor do momento, pela falta de parcimônia ou até mesmo por não ter dado duas respiradas a mais.
As pessoas estão em estado de ebulição. A correria diária causada pela pressa e pressão em cumprir os compromissos dados, associada à falta de tempo, faz com que todos estejam com os nervos à flor da pele.’ N’ são os motivos que poderiam ser mencionados como culpados e vilões de tal situação. Dá até para entender muitas vezes esse comportamento. Porém, é inadmissível pensar em concordar ou aceitar o modo como essas pessoas têm conduzido de forma agressiva seus atos, onde muitas vezes, resultam até em morte.
Do mesmo modo, essa inversão de valores também atinge o outro lado da moeda. Assim como tragédias e catástrofes são criadas a partir de um ‘nada’ – vide efeito bola de neve -, inúmeras são as frustrações sofridas, somente pelo fato de muitos coroarem pessoas, momentos ou coisas completamente banais, dando-lhes importância descabida e colocando-as num patamar aonde nunca deveriam chegar/estar.
Quantos namoros e casamentos acabam apenas um mês depois de começarem? Quantas amizades são desfeitas pela quebra da confiança precoce que alguém depositou? Quantas vezes não já nos decepcionamos por termos valorizado demais, de forma precipitada, algo ou alguém que não merecia? No fundo, não é difícil prever esses resultados, quando se tem consciência de que demos atenção exacerbada a algo que não deveria sequer ter passado perto de nossa visão periférica.
Acredito que o que está faltando, é uma manutenção mais adequeada nas balanças da nossa razão, do nosso julgamento. Temos que pesar melhor e pensar melhor nas coisas. É inevitável sofrer influência do caos em que vivemos, já que somos parte e compomos esse sistema. Não dá pra fugir dele. Mas podemos blindar mais nossos valores, selecionar e direcionar melhor nosso foco, nossas atitudes. Não é possível que iremos continuar nesse desgaste continuo, nos deteriorizando por um nada, tão pouco nos frustrando por criarmos esperanças em castelos construídos em base de areia.
É no início. É aonde começa. É ali que devemos atuar. Às vezes, uma pequena atitude muda tudo. Um pouco de calma e observação em muitas oportunidades é o suficiente. A análise da situação com mais perícia e o uso do filtro certo para separar o joio do trigo, já faz grande diferença. Não é tão difícil, basta ter um pouco de sobriedade, pensar um pouco e não deixar a gama de sentimentos fazer com que apenas siga o bonde. Não estamos falando de um câncer, é algo que pode e deve ser evitado.
Tudo e nada. Em estado normal, seria uma dicotomia perfeita. Palavras tão avessas... Porém, hoje em dia, tão singulares.
Nada como um dia após o outro. É estanho pensar como uma simples notícia, uma pessoa ou uma situação influência nosso 'humor' não é mesmo? Você pode estar naquele dia incrível e em apenas segundos se chatear, entristecer.. e pronto... 'acabou o dia'. Mas a alma sorri quando você esta tendo 'aquele dia péssimo' e vem uma pessoa como se fosse um anjo e o transforma em 'extraordinário'. Deus, que essas pessoas sejam maioria nos Meus dias.
Frente a uma situação difícil, o que você faz: chora, foge ou enfrenta? Pois é, há pessoas que além de ficarem e enfrentarem os problemas, ainda consegue se beneficiar com eles, aprendendo e crescendo emocionalmente. Essas são as pessoas, que sim conseguiram dar a volta por cima. Mas fica uma pergunta, e nós conseguiríamos dar a volta por cima? Frente às adiversidades que a vida nos traz?
Em casa, no trabalho, no namoro... É inevitável experimentar o gosto amargo da frustração em alguns momentos da vida. É quando, em vez de sim, você recebe um não na hora de realizar seus planos. E aí vem a tristeza, o desânimo e até a raiva. A frustração está ligada às nossas expectativas. Quando a realidade não corresponde ao que é idealizado, as adversidades têm um papel importante na vida. Apesar do sofrimento, elas fazem você amadurecer. Se o mundo atendesse a todos os nossos desejos, ficaríamos para sempre num estado infantil de desenvolvimento. Se não da para evitarmos os obstáculos, o jeito e reagir a eles. Ficar bem vem de nós, é uma decisão que nós temos que tomar, se deparar com a realidade, é um convite que a se reinventar, muita gente só sabe reclamar, mas poucas propõem mudanças.
Podemos ter uma visão ampla, enxergar os obstáculos como aprendizados, também podemos tomar como exemplo pessoas que tiveram doenças, perderam entes queridos, perderam bens materiais, não precisamos ir muito longe para ver voltas por cima, aqui mesmo na nossa cidade, com várias catástrofes naturais, alguns perderam tudo, família, casa, adoeceram, mas mesmo assim não desistiram, talvez possa demorar meses, anos, para recuperar seus bens materiais, família, é uma coisa que não volta mais, mas a força interior, nós sempre teremos, e sempre ira vir de nós superar obstáculos, dar a volta por cima.
Talvez possa ser fácil achar palavras, para descrever a solução, às vezes respirar fundo e seguir em frente, não seja aquilo que queremos, a coisas que não voltam, que não esquecemos, mas devemos ser fortes, devemos superar, pois pra tudo na vida, a uma solução e desistir não é uma delas, tudo vem de nós, sem sacrifício não a vitória, somente com muita vontade e força de vitória as pessoas conseguem dar a volta por cima.
É fácil criticar o comportamento ou os hábitos de quem está em situação de conforto pior do que a nossa!
"A solução mora no problema. Por mais complicado que seja a situação, existe ali uma possibilidade de crescimento, desenvolvimento e aprendizagem." Milton Erickson
Ciclos se encerram e novas oportunidades surgem.
A forma como a gente encara cada situação é que faz a diferença.
Precisamos nos permitir viver bem e fazer o bem,
Se esse for pelo menos o princípio do caminho,
Então estamos indo certo...
Quem não tem imaginação o suficiente pra criar uma situação
Não tem disposição o suficiente pra conter uma emoção
Quando a situação é bizarra e você precisa ser imparcial, a regra básica é: Pense em algo lúdico e faça cara de paisagem.
O amor e algo que nao feito, ele se cria no mais impensavel momento, lugar, ou situaçao. Portanto quando descobri-lo nao temas abra seu coraçao. O mundo e dos que se dao, mesmo sabendo que nao tem certeza do que vira.
A duas maneiras de interpretar as situações da vida, ou voce entende a situação, ou voce simplemente aceita a situação...caso nao esteja disposto a nenhuma delas voce foge.
Quanto tempo viverei”? – perguntou, procurando saber se ainda seria capaz de controlar uma situação potencialmente explosiva.
- “Senhor, Deus lhe concedeu uma vida tão longa, que ultrapassará a geração dos seus filhos, e chegará a geração dos seus netos”.
Agradecido, o sultão mandou recompensá-lo com ouro e prata. Ao sair do palácio, um conselheiro comentou com o vidente:
- Você disse a mesma coisa que o adivinho anterior. Entretanto, o primeiro foi executado, e você recebeu recompensas. Por quê?
- Porque o segredo não está no que você diz, mas na maneira como diz. Sempre que precisar disparar a flecha da verdade, não esqueça de antes molhar sua ponta num vaso de mel.
A minha forma de agir de acordo com cada situação, pensar e mudar de idéia de acordo com cada decisão.
“Ninguém está numa situação tão difícil como a Britney está. Eu me sinto mal por ela. Como ela consegue até pensar, como todos esses flashes? Quando eu estou sendo seguida, tudo está em risco. Eles têm luzes vermelhas. Eles causam acidentes. Ela não consegue nem ir até o carro. Malditos perseguidores.” (Revista Maxim, 03/2008)
ATENÇÃO: Se você pretende chegar a algum lugar, transforme a atual situação em seu ponto de partida!
O bom da vida é observar as pessoas de fora da situação, você sempre acaba conhecendo quem verdadeiramente é quem.
Nunca é muito tarde e nem muito cedo para se aprender a merecer. Faça desta situação ouro puro e dê um passo em direção ao crescimento interior.
