Sigmund Freud

Cerca de 193 frases e pensamentos: Sigmund Freud
Sigismund Schlomo Freud (1856-1939), conhecido por Sigmund Freud, foi um médico e psicólogo austríaco. Foi o fundador da Psicanálise.

Brincando pode-se dizer de tudo, até mesmo a verdade.

Sigmund Freud
115 compartilhamentos

Não existe uma regra de ouro que se aplique a todos: todo homem tem de descobrir por si mesmo de que modo especifico pode ser salvo.

Sigmund Freud
256 compartilhamentos

Qual a sua responsabilidade na desordem da qual você se queixa?

Sigmund Freud
71 compartilhamentos

Volte seus olhos para dentro, contemple suas próprias profundezas, aprenda primeiro a conhecer-se! Então, compreenderá por que está destinado a ficar doente e, talvez, evite adoecer no futuro.

Sigmund Freud
53 compartilhamentos

Existem infinitamente mais homens que aceitam a civilização como hipócritas do que homens verdadeiramente e realmente civilizados, e é lícito até perguntarmo-nos se um certo grau de hipocrisia não será necessário à manutenção e à conservação da civilização, dado o reduzido número de homens nos quais a tendência para a vida civilizada se tornou uma propriedade orgânica.

Sigmund Freud
41 compartilhamentos

As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e não vivem sem elas.

Sigmund Freud
1.1 mil compartilhamentos

O sujeito é forte enquanto acredita e sustenta idéias fortes.

Sigmund Freud
69 compartilhamentos

As emoções não expressas nunca morrem. Elas são enterradas vivas e saem de piores formas mais tarde.

Sigmund Freud
4 mil compartilhamentos

Devemos começar a amar a fim de não adoecermos e estamos destinados a cair doentes se, em consequência de frustrações, formos incapazes de amar.

Sigmund Freud
46 compartilhamentos

O VALOR DA VIDA
(Entrevista concedida por Freud ao jornalista George Viereck em 1926)

Freud sobre a respeito da neoplasia no maxilar: "Detesto o meu maxilar mecânico, porque a luta com o aparelho me consome tanta energia preciosa. Mas prefiro ele a maxilar nenhum. Ainda prefiro a existência à extinção."

"Setenta anos ensinaram-me a aceitar a vida com serena humildade."

(Interrogado sobre o pessimismo)
"Não sou pessimista. Não permito que nenhuma reflexão filosófica estrague a minha fruição das coisas simples. Tive o bastante para comer. Apreciei muitas coisas – a companhia de minha mulher, meus filhos, o pôr-do-sol. Observei as plantas crescerem na primavera. De vez em quando tive uma mão amiga para apertar. Vez ou outra encontrei um ser humano que quase me compreendeu. Que mais posso querer?"

(Sobre o auto-conhecimento)
"Certamente. O psicanalista deve constantemente analisar a si mesmo. Analisando a nós mesmos, ficamos mais capacitados a analisar os outros. Os outros descarregam seus pecados sobre ele. Ele deve praticar sua arte à perfeição para desvencilhar-se do fardo jogado sobre ele."

(Sobre a análise e a compreensão do mundo)
A análise nos ensina não apenas o que podemos suportar, mas também o que podemos evitar. Ela nos diz o que deve ser eliminado. A tolerância com o mal não é de maneira alguma um corolário do conhecimento.

Que objeção pode haver contra os animais? Eu prefiro a companhia dos animais à companhia humana... Porque são tão mais simples. Não sofrem de uma personalidade dividida, da desintegração do ego, que resulta da tentativa do homem de adaptar-se a padrões de civilização() É o resultado do conflito entre nossos instintos e nossa cultura.

Sigmund Freud
29 compartilhamentos

Ser inteiramente honesto consigo mesmo é um bom exercício.

Sigmund Freud
30 compartilhamentos

Meu inconsciente cria fantasias que minha mente sã nunca ousaria imaginar.

Sigmund Freud
46 compartilhamentos

Nenhum psicanalista avança além do que os seus próprios complexos e resistências internas lhe permitem.

Sigmund Freud
35 compartilhamentos

E, por fim, de que nos adianta uma vida longa se ela é penosa, pobre em alegrias e tão cheia de sofrimento que só podemos dar as boas-vindas à morte, saudando-a como libertadora?

Sigmund Freud
20 compartilhamentos

Nem sempre é a razão que governa nossas ações. Impulsos irracionais determinam nossos pensamentos, nossos sonhos e nossas ações. Tais impulsos irracionais são capazes de trazer à luz instintos e necessidades que estão profundamente enraizados dentro de nós.

Sigmund Freud
37 compartilhamentos

A maldade é a vingança do homem contra a sociedade pelas restrições que ela impõe. [...] É o resultado do conflito entre nossos instintos e nossa cultura.

Sigmund Freud
17 compartilhamentos

⁠Quanto mais perfeito por fora, mais demônios tem por dentro.

Sigmund Freud
16 compartilhamentos

A religião é uma ilusão dispensável.

Sigmund Freud
19 compartilhamentos

Muito mais coisas devem acontecer em sua mente, do que aquelas que chegam à sua consciência. Vamos, deixe que lhe ensinem algo sobre esse problema! [...] Volte seus olhos para dentro, contemple suas própria profundezas, aprenda primeiro a conhecer-se! Então, compreenderá porque está destinado a ficar doente e, talvez, evite adoecer no futuro.

Sigmund Freud
19 compartilhamentos

Nunca nos achamos tão indefesos contra o sofrimento como quando amamos.

Sigmund Freud
13 compartilhamentos