Seres Racionais
O que é a Terra? A Terra é apenas uma bola mais que nela vivem seres racionais que muitas vezes não pensam nos seus atos
Quando nós nos prontificamos a obedecer o que Deus pede, nos revelamos seres racionais que entenderam o recado!
"Nós somos os seres racionais, controlados por minúsculos aparelhos. Numa geração onde temos menos contatos humanos e mais sensações virtuais falsas."
A vida humana é totalmente influenciadora, não somente pelos seres racionais, mas também pela natureza, por exemplo. Diante disso formamos nossa personalidade a partir dessa influência, uns progridem mais em capacidade intelectual, uns possuem maior capacidade e velocidade de resolução de determinados problemas.
Grandes personalidades tiveram suas grandes façanhas, afinal foi tais que os levaram a ser reconhecidos, e por que esses foram além dos outros? Por que poucos vão além e outra grande parte da massa populacional entra em um estado chamado "comodismo"?
Por meio da minha razão e capacidade intelectual, dissertarei à respeito...
Enchergo a vida como uma grande selva de animais gananciosos, onde essa é dividida por hierarquias, por exemplo o crocodilo é topo das cadeias alimentares nada pode derruba-lo a não ser outro que seja da mesma hierarquia, mas é válido lembrar que o crocodilo na sua situação inata, se torna a base desta mesma cadeia, então para que se chegue ao topo é necessário um grande caminho, de frustrações e conquistas...
Ainda que o ser humano possua o racionalismo como característica, ele possui algo em comum entre eles, que é o extinto, e é por meio desse extinto que existem brexas, onde essas concerteza serão a chance da progressão ao próximo nível!
É possível por meio das brexas humanas chegar ao topo da cadeia, a sabedoria é a maior virtude que alguém pode ter, afinal sabedoria não pode ser roubada, o que faz dessa uma virtude eterna ao ser humano. Você pode conseguir ser alguém reconhecido por algum talento ou dádiva ou crescer no erro dos outros. Ouvi uma excelente frase que pode simplificar isso:
"Sabedoria é fingir-se idiota para aquele que é idiota e finge-se inteligente"
É por meio dessa manipulação invisível que se pode chegar ao topo da cadeia, fazendo com que outros estejam em sua "mão", é preciso ser inteligente, dedicado e principalmente: "Sem saber que era impossível foi lá e fez". Não deixar que nada o tire da meta, que nenhuma pedra de tropeço seja grande o bastante para fazê-lo desistir.
"O ser o humano é falho, nada é por inteiro seguro, é possível transcendê-lo, reflita e conquiste o que almejas".
Humanidade
Nós humanos, seres racionais (nem tanto), fizemos muitas coisas ao longo de nossa existência.
Como “inventar” a Astronomia, a Matemática, a Linguagem e etc...
Mas parece que ainda não aprendemos uma coisa, que aliás, já fizemos de certa forma, “parte”. Não aprendemos a — pensar. Temos tantos e tantos conhecimentos, tantas e tantas pessoas inteligentes, mas nem parece que existem; o que adianta ter conhecimento e priva-lo para o resto do mundo? O que adianta ser inteligente e não ter atitudes inteligentes?
Como uma Sociedade, “Evoluída”, consegue ser tão irracional? Nós engatinhamos pelo pântano, caminhamos sobre pedras, corremos sobre a água; mas do que adiantou? Do que adianta sem nem mesmo saber o mínimo do mínimo? “Pensar” é o que precisamos — PENSAR.
Atualmente, século XXI, estamos no Capitalismo; que aliás, não parece um modelo econômico muito bom. O que o Capitalismo nos possibilitou? Ah! Essa é fácil! Nos possibilitou: termos propriedades, “poder” e meios de produção para evolução da humanidade. Só tem um, porém, a humidade está dando valor ao físico, ao material; não ao “espiritual”, não ao que há dentro de nós mesmos. Então do que adianta? Temos poder de compra, uma casa, um celular, um computador; mas aonde se encontra nosso cérebro? Não sabemos pensar, refletir, aprender, ensinar; não sabemos. Nossa curiosidade está se extinguindo desde o nascimento; e isso é bom? Talvez para os que acham que o “dinheiro” tem poder. Por que, ao meu ver, o dinheiro é só papel; com valor único determinado pelo nosso pensamento. Nós determinamos o que é valioso; só que não funciona assim. Tudo neste mundo é valioso; desde um grão de areia ao carvão. Uma pergunta para vocês: como é possível dar valor (preço) ao que não tem valor intrínseco? Simplesmente não tem como. O que faz o nosso Sol ter significado? Nada.
Mas o que seríamos sem o nosso Sol? Nada. Nós damos este significado; NÓS!
Os seres humanos podem ser considerados realmente racionais? Infelizmente, atitudes de muitos demostram que não!
Limito a pensar, a acreditar que somos seres de fato racionais, mas não por que pensamos, mas sim por que aprendemos a calcular, aprendemos a fazer adições, subtrações e seus derivados, unicamente por isso. Por vezes acredito que algumas pessoas nem pensam, depois vejo que algumas precisam que outras pensem por elas, enfim. Me dói pensar de forma tão alienada, mas como posso refletir e acreditar que é diferente disso se dia após dia é nítido que somamos tão bem, subtraímos com facilidade, multiplicamos com destreza, mas nas relações somos tão indivisíveis e não formamos números reais, somos algo como irracionais? Me causa estranheza ver que com tanta convicção chamamos alguns seres como cachorros e gatos de animais irracionais. Talvez eles sejam tão ou mais racionais que nós seres humanos, os chamados animais racionais.
Ora, em uma relação que vi outro dia, acreditei que as pessoas se gostavam, pois trocavam afetos, carinho, foi quando uma olhou profundamente 'para o chão' e disse que não continuaria mais a ficar com a outra, as explicações nem existiram logo após. Apenas dali partiu para nunca mais voltar, nem um telefonema sequer. Daí me ocorreu de pensar sobre a racionalidade daquele que partiu, e passei a comparar com um cachorro. Um cachorro nunca olharia para o chão e demonstraria falta de vontade de me ter como seu 'dono', um cachorro, qualquer que fosse, olharia honestamente dentro de meu olho e ferozmente falaria em latidos todos os motivos para não me querer mais, e logo após partiria para nunca mais voltar. Mas ele falaria, você nem isso fez e se foi. Um cachorro nunca me daria carinho para apenas me enganar, me iludir, ou trair a confiança, um cachorro late logo quando te vê a primeira vez se não tiver interesse em sua presença, me morderia no primeiro contato se eu permitisse. E você, me mordeu o coração, o pedaço mais escondido de mim que tenho, depois de me iludir arrancou tudo e levou.
Por fim acredite que nunca humilharia meu cachorro, te chamando de cachorro, você pode ser tudo, menos cachorro, qualquer vira-lata tem mais valor que você, então respeitemos os cachorros.
E aí eu informo sobre nossa irracionalidade, pois nesse momento a nossa maior dificuldade é subtrair tal pessoa de dentro de nós. Nos causa dor ter que somar as atitudes e subtrair as pessoas, multiplicam-se nossas infelicidades e dividimo-nos entre razão e coração de forma tal que deixamos de ser nós mesmos, deixamos de ser racionais e passamos a irracionalidade do desespero em forma de choro, lágrimas e drasticamente em velas.
Os seres humanos, mesmo sendo os mais racionais de seu tempo não conseguem se entender. Por não terem capacidade de entender o que se passa na mente de outro de sua espécie e se sentirem inferiores, zombam do pensar. Quem pensa diferente é tido como alguém sem capacidade, mas só é tido assim por não ser entendido com quem conversa. E esse é o ser humano, que ao invés de incentivar o próximo a melhorar, o vê com desdém. Porém, os únicos que alcançam o objetivo próprio, são os que ignoram as risadas dos imaturos ao fundo. Persista!
Somos seres, mais nem sempre somos humanos.
Somos racionais mais nem sempre escolhemos o melhor caminho.
Somos conhecedores do conceito de honestidade, mais somos desonestos com nós mesmos.
Sabemos o que é a verdade, mais sempre mentimos em prol de nos convencermos para justificar nossos atos.
Não sabemos em totalidade o que é a vida, pois viver é permanecer em si mesmo, na originalidade,
E originais não somos pois negamos constantemente nossa identidade, mesmo sem perceber, deixamos de nos reconhecermos , esquecemos de quem somos num estalar de dedos , e recobramos a memória, apenas para arrependimento.
Somos exatamente o que criamos em nossos pensamentos e acreditamos ser como seres racionais, baseados na realidade, para a grande maioria o limite se impõe na – racionalidade lógica – e para alguns outros guiados apenas pelos – instintos –, tecem uma espécie de – ilusão da verdade –, onde as ideias e percepções tomam formas irrefutáveis, latentes e os fazem acreditar inquestionavelmente em suas fantasias. Essas pessoas diferentes e excepcionais, ainda pouco compreendidas pela ciência e medicina, são capazes de se conectar com as profundezas do submundo cerebral e viver a essência de todas as emoções do mundo sem segregá-las.
Sempre me pego pensando e me perguntando, o quão racionais nós realmente somos, digo nós seres humanos! Ou o quão destrutivos somos, e então atribuímos toda maldade a uma mente maligna superior, quando na verdade o vilão somos nós mesmos!
“Antropologicamente somos seres racionais, críticos, questionadores, todavia não nos cabe ainda a compreensão de um exemplar de natureza díspar a que estamos insertos. Mantemo-nos na mesma. Resta-nos contemplá-la, restituí-la um inventivo ou fadá-la ao reducionismo acidental apenas; os quais têm sido nosso ofício desde o primitivismo.”
Como podem os racionais se mostrarem os mais irracionais, os humanos serem os seres mais desumanos?
Quais são os seres racionais em relação a preservação da própria vida? Animais ou seres humanos?
O ser humano se coloca como um ser racional por que, com o tempo ele foi evoluindo e construindo varias coisas, como, impérios, cidades e toda a civilização em si.
Julga os animais seres irracionais, por que eles não conseguem pensar, não tem consciência que eles existem na terra.
Mas o homem com toda a sua grandeza, todo o seu pensamento, por que não esta preservando sua existência?
O homem vive depredando-se com guerras, conflitos, drogas licitas e ilícitas.
E os animais com toda a sua irracionalidade preservam ao máximo suas vidas, eles não precisam de muito em suas vidas para poderem viver, eles só vivem, não depredam sua existência.
A final se os animais fossem seres racionais o ser humano haveria sido extinto ha muito tempo.
O ideal é que todos vivessem como seres humanos e não como animais não racionais que só agem com extinto.
Animais perversos são os seres humanos, que além de serem racionais, fazem coisas que nem um animal irracional faria.
