Semelhante
O sufrágio das multidões é em toda a parte semelhante e traduz muitas vezes as aspirações e necessidades inconscientes da raça. A média dos eleitos representa para cada nação a alma média da sua raça e, de uma geração para outra, encontramo-la quase idêntica. Os governos representam um papel insignificante na vida dos povos. Estes são guiados
principalmente pela alma da sua raça, isto é, pelos resíduos ancestrais de que essa alma é o somatório. A raça e a engrenagem das necessidades quotidianas são os senhores misteriosos que guiam os nossos destinos.
Um sufrágio limitado (limitado às capacidades, se quisermos) poderia melhorar o voto das multidões? Não posso aceitar semelhante coisa nem por um instante, em virtude da já mencionada inferioridade mental de todas as coletividades, qualquer que seja a sua composição. Em multidão, repito, os homens igualam-se sempre, e no que respeita a assuntos de ordem geral o sufrágio de quarenta acadêmicos não é melhor que o de quarenta carregadores de água.
Não creio que nenhum dos votos tão censurados ao sufrágio universal, como o restabelecimento do Império por exemplo, tivesse sido diferente se os votantes tivessem sido recrutados exclusivamente entre sábios e letrados. O fato de um indivíduo saber grego ou matemática, ser arquiteto, veterinário, médico ou advogado, não lhe confere dons especiais para as questões de sentimento. Todos os nossos economistas são pessoas instruídas, na sua maioria professores e acadêmicos. Haverá um único problema de ordem geral, por exemplo, o protecionismo, sobre o qual estejam de acordo? Perante os problemas sociais, tão cheios de incógnitas e dominados pela lógica mística ou afetiva, todas as ignorâncias se tornam iguais.
Portanto, se só as pessoas carregadas de ciência constituíssem o corpo eleitoral, os seus votos não seriam melhores que os de hoje. Deixar-se-iam guiar sobretudo pelos sentimentos e pelo espírito partidário, e não deixaríamos de ter nenhuma das dificuldades atuais, mas teríamos certamente a agravante da pesada tirania das castas.
Semelhante
Cada um de nós é único em sua essência.
Cada um de nós é impar.
E se completa no outro.
Você é pedaço de mim.
Nossa amizade é semelhante a um bom café, acompanhados de boas prosa. Regada sempre de carinho e pequenos mimos. E esses pequenos instantes ao seu lado, faz ela ser grande.
"Jamais digas que não tens nada para dar ao teu semelhante quando ele estiver carecendo de ajuda. Há no teu coração uma semente muito preciosa,a do Amor.
Cultive-a e doe a todos que cruzarem o teu caminho.!
Só você
Vejo em você algo
semelhante a uma estrela
brilhante,
reluzente,
cheio de maravilhas...
Vejo em você
a calmaria
a doçura
a paz...
Vejo em você
o que não tenho mais,
o que um dia busquei
o que sempre sonhei...
Você é a outra parte que faltava,
a metade que minha vida sentia saudades.
É a semente que não plantei, mas desejei colher.
É a parte mais sublime do meu viver
a certeza da alegria,
a felicidade no coração...
Só você consegue ser assim,
só você consegue me invadir
me conhecer
e ser assim:
tão amado...
Semelhante ao esquecimento de um ente querido que se vai, pelo qual só fica a saudade um pouco anestesiada, um "kitsch"(*) compulsório, nosso esquecimento pelos outros passa pelo cansaço que nossa presença causa, pelos traumas e sofrimentos que podemos vir a inspirar. Quando a mente cansa, ela força o kitsch, a banalização dos pesares pelo famoso “eu não tô nem aí” ou por um “não me importo mais”. Se não for um blefe, devemos nos cuidar: pode ser o último perdão e supremo ato de indulgência anteriores ao afastamento da Vida e do Amor.
(*) Kitsch: é uma palavra de origem germânica, utilizada pelo autor checo Milan Kundera para referir-se ao esquecimento compulsório que nossa mente nos impõe, visando evitar o sofrimento por algum fato ou trauma e que geralmente vem em forma de um perdão ou perda de importância dada.
Trabalhar atrás do bar é muito semelhante à vida real, quando as coisas estão calmas todos querem estar ao teu lado, mas quando as coisas tornam-se difíceis ficas sozinho contra a dificuldade.
Não seja indiferente
a dor alheia.
Tenha amor
pelo seu semelhante,
faça sua parte.
Todos contra o Coronoavírus.
Quando éramos crianças queríamos ser formigas para sentir como vivem,de forma semelhante Deus se fez homem para ser entendido e sentido.
Como é linda, sua beleza é semelhante a nebulosa de Hélix, sua intensidade é mais viva do que a nebulosa Roseta, os seus passos mais certos do que aqueles que nos guiam até o templo do céu.
O mínimo que posso fazer pelo meu semelhante é o máximo. Desde que isso não exija muito da minha preguiça.
Quem não consegue enxergar numa pessoa negra, pela cor de sua pele, seu semelhante, seu irmão, está cego de Alma e coração. Muito distante de Deus que irradia Luz.
