Se Fosse Só Sentir Saudade
Is it impossible to forget what happened? No, I don't think so. Não, não é possível esquecer o que aconteceu. E se não é possível é porque não deve ser esquecido.
No entanto, é fácil passar por cima. Basta uma outra emoção especialmente boa surgir e o prisma muda. A vida adquire um colorido diferente, renovador, o coração se enche de esperança novamente e passamos a ver tudo sob uma nova e fascinante perspectiva.
Até a roda girar outra vez.
Sim, tudo muda, nós mudamos. Mas as lembranças não. Podemos até pregar peças em nossa mente, pensamos "Não, não foi bem assim, entendi errado, estava dominada pela emoção, a culpa foi minha", etc, etc. Até o dia em que ficamos sozinhas, no ônibus, ao nos prepararmos para dormir, numa sexta à noite... sem angústia ou desespero, tranquilas, placidamente vagamos pelos pensamentos e memórias, nos entretendo com o filme de nossas vidas.
Tudo fica mais claro.
Damos a César o que é de César. Nos vemos ora como vítimas, ora como vilãs, ora inocentes, ora maliciosas, ora como um animal sendo abatido, ora como a loba maquiavélica, arquitetando cada passo, cada investida, prontas para dar o bote.
Somos multifacetadas. Nem boas, nem más, nem anjos, nem demônios. Somos capazes de tudo e de coisa nenhuma. Dizemos que fazemos e acontecemos, fazendo algumas vezes realmente, mas nos acovardando frequentemente. Somos frágeis e somos fortes. Somos humanos.
Necessitamos ser colocados à prova constantemente. Necessitamos colocar os outros à prova também. Queremos provas de que estávamos certos ou errados, procuramos evidências. Claro que estas estão sujeitas a interpretações e re-interpretações, de acordo com o andar da carruagem; "viajamos ao sabor do vento".
Well, is it good? Sim e bem, não. Onde ficam as convicções, os valores, o auto-respeito, essas raízes que nos impedem de viver como astronautas, perdidos no tempo e no espaço?
Essas não devem ser esquecidas. A sã consciência, a memória nos mantém lúcidas, alertas. O "brilho eterno de uma mente sem lembranças" pode nos cegar.. A cegueira pode ser conveniente mas também é conivente.
só o amor é capaz de nos cegar e deixar lá no fundo todos os defeitos, cobertos pelo potencial das virtudes.
Os defeitos não deixam de existir só porque você ama uma pessoa, mas quando isso acontece, o brilho das qualidades é tão intenso que transforma os defeitos em sombras.
Quando estamos carentes e só o difícil não é saber que há um vazio entre as paredes, mas que há um vazio dentro de nós.
vão
eu queria guardar teu
sorriso o tom
de tua voz teu
cheiro
mas só cabe ausência
nesses potes cheios
de
solidão
Uma sentença injusta para um erro comum só precisa de uma coisa para não causar um mal maior: não ser aplicada.
O caminho daqueles que buscam o sucesso tem mais obstáculos do que aqueles que só se preocupam em viver de forma simples e comum.
Os homens só diferem uns dos outros na avaliação do seu caráter, porque na essência são todos iguais.
longe da vista , afirma-o toda gente -
longe do coração...
o inverso é que é verdade: só se sabe que se ama,depois que se sente a primeira saudade.
Ser só! Ah! Duas palavras
fáceis de serem proferidas
e difíceis, tão difíceis
de serem, no entanto, vividas!
[...] Só há dificuldades em entender as pessoas, quando não nos importamos sequer de entender-mos a nós mesmos.
Raramente digo,mas frequentemente penso,que meu mundo só é mundo com você...com todas as torturas...com todas as loucuras.Ainda assim te amo...
- Relacionados
- Poemas sobre saudade para transformar ausência em palavra
- Frases de Saudade
- Carta de Amor: textos românticos para o seu amor se sentir especial
- Textos de Saudade
- Frases de saudades de quem morreu para manter viva a sua memória
- Poemas de saudade que traduzem memórias em versos
- Saudade Pablo Neruda
