Se eu Pudesse Viver de Novo a minha Vida
Cansaço das desilusões que reaparecem dia após dia e me perseguem em looping eterno, cansaço das pessoas e as hipocrisias que elas trazem consigo, é cansaço da vida, cansaço de viver, acho que pra mim já deu isso tudo aqui...
Quantas saudades do nosso ídolo!
Madladlalate, filho de Ndumana e Mevasse
Esse rapaz de Uhembje ka mati ya xivengô,
Largou ka Matlombe e rumou pra a capital pisoteando as pegadas dos seu mentor, Bava Novidade
Viu a mocidade engolida servindo os patrões como Mainato
Depois aprendiz de sapateiro
Insatisfeito, singrou pra Videni
Lutando do lado do colono
Disso ganhou reveses numa gaiola em Xefina
Se tornou um piriquito solitário
Mas uma vez a portinhola se encancarou
E o piriquito bateu nas asas e atravessou o mar pra o outro lado de cá
Deixou pra trás o distintivo, as botas e a espingarda
Voltou pra o seu ninho, pra sua Ntefassi e os petizes
Seu Mercedes Benz preto o tempo o levou
Sua pocilga dizimada, mas...
Relutante...se reergueu...se reinventou...
Ficou Cheauffer,
Não mais voltou à Ukalanga para rever os seus, nem por um pio ele se atreveu
Pois a sua prometida era comprometida...
Agora bebia vinho tinto com bacalhau e fumava Havana
Por vezes lhe compravámos tabaco no Carimbo e envolvia com mortalha de cartucho
Todos os dias eram de festa e celebrava liberdade
Uma panela de cem litros chorava ao fogo cozinhando um porco
Trinta dias o fogo ia timidamente aquecendo a panela cheia de carne à fartura
O sobrinho-primo é testemunha, o neto do Djossia
Nosso cheauffer de Isuzu azul caixa aberta nos passeou pra KaMavota,
Tio Adolfo e Saquila sabem disso...
Mas nosso Cheauffer nunca mais voltou à terra natal... já deflagrada pelo troar das metralhadoras
Persistiu aqui deste lado, pois agora só queria viver na tranquilidade, harmonia...
Mas o Secretário lhe chamou lacaio...ficou enfurecido com o sistema e nada podia fazer, o miliciano era chefe e só queria ver povo, numa mão com cacetete e noutra "espera-pouco"
Mas ignorou e continuou firme, seguindo em frente
Madladlalate não mais voltou pra rever os seus na terra que lhe viu crescer
Certeza tenho de que agora descansa em paz com os seus ancestrais, esses outros deuses
Junto com Ndumana e Mevasse, Novidade, Djossia, Eliasse, Salomão...
Ele também já é nosso deus...
Xissunguêyôooo! - Hlatxwaio!
In, Celebrando Ernesto Samissone Matlabe
Siga seu instinto, quando este for importante e você souber o que quer,pois muitas vezes a intuição e os sinais físicos e psicológicos indicam um caminho que o coração está gritando para ser trilhado.
Isto é seguir seu coração, mas pensar que existem coisas que precisam ser alteradas para termos condições de seguir adiante com FÉ, DETERMINAÇÃO, CORAGEM E PRINCIPALMENTE FELICIDADE, ajudará a termos a vida fluindo outra vez. Nunca é tarde para ser feliz, deixando as coisas mais leves e fluidas.
UM OCEANO EM TI
Permita - se ser feliz
Permita-se amar
Permita - se
Permita - de tudo que quiser
Tudo! Menos ser hipócrita
Não vá contra a maré
Há mares de emoções
Que habita em ti
E a tripulação é muito forte
Então reme, navegue
Um oceano é grande demais
Diante do seus medos
Dos seus receios
Dos seus apegos
E a vida pode ser apenas uma gota
No meio de um mundo inteiro
E nunca se sabe
Quanto tempo demora uma gota
Pra evaporar
Beba - a!
A BUSCA
Meus pensamentos ecoam, se perdem ao vento, às vezes me sinto perdido em meus próprios pensamentos. Não entendo o fanatismo de se esforçar tanto para descobrir os mistérios da vida, para me entender como parte dela, para me ver nela. Por que eu, uma simples criatura orgânica, preciso entender minha origem nesta confusa insanidade? Em um momento sou apenas uma vida pulsante e viva, no outro, busco respostas sobre a alma e o divino.
De repente, me vejo como tudo, com sonhos e objetivos para alcançar, mas logo em seguida meu reflexo reflete o nada, no vazio do meu corpo. Não encontro alma e começo a não compreender esta luta interior, este conflito amargo e incoerente que reluta em todos os cantos do meu "eu".
São tantas faces existentes no meu ser que se perdem nesta confusa interface entre o ser e o não ser, prosseguir ou regredir. E nesta busca, vou me perdendo neste eco que repete várias vezes a mesma pergunta: Quem sou eu? E na busca pela resposta, caminho clamando por uma verdade que satisfaça o meu coração, que me diga que este conjunto de partículas pensante e real não é somente uma vida orgânica e sem sentido, à espera de um final.
E nisto tudo me questiono se essa busca constante por respostas é realmente necessária, ou se é apenas um reflexo da nossa natureza humana de querer entender e controlar tudo ao nosso redor. Talvez seja melhor apenas viver e experimentar a vida, sem se preocupar tanto com as respostas. Talvez seja melhor apenas ser e deixar que a vida aconteça, sem se preocupar tanto com o que acontecerá no futuro.
Mas ao mesmo tempo, eu sei que essa busca por respostas é uma parte importante da minha jornada. É através dela que eu encontro significado e propósito em minha vida. É através dela que eu me cresço como individuo e me aproximo de minha verdadeira essência. Então continuarei com ela, mesmo que seja difícil e confusa, pois sei que no final, encontrarei minhas respostas e encontrarei a paz interior. E você, qual é a sua busca?
Um dia, tudo aquilo que construímos,anotamos, e salvamos em arquivos, será pó e o que restar será história antiga, da mitológica era digital de um lugar chamado Terra. Portanto viva o presente.
A vida é uma junção de "nada importante" com "tudo o que importa"! Nossa missão aqui é simplesmente aprender a separá-los e viver o que de fato importa! @JaneFernandaN
CORRE,CORRE
a vida nos prega peças
quando menos esperamos nos prega essas
nascemos sonhando não esperamos que
o tempo coloque tudo as avessas
muda os rumos que almejamos
trabalhamos,estudamos,planejamos
trabalhando desanimamos pois tudo que pensamos
corre não corre como planejamos
sonhar é bom até os animais sonham
gatos e cachorros com certeza
olhos reviram, latem, suspiram
patas em convulsão se arrastam pelo chão
vivemos em um looping
somos vitimas do vai e vem
não somos donos de nossos gostos
nem de nossos atos também
Vivemos a morte à cada dia
hoje não vemos quem a gente via
o tempo nos leva e a tudo
ficamos com ele,cegos,surdos,
caducos,parados,esquecidos
arrependidos,findos
Cada momento deve ser aproveitado da melhor maneira possível; pois, no fim, tudo serão apenas lembranças pelas quais valeu ou não a pena viver.
“Era uma pessoa tão egoísta, mas tão egoísta que só pensava no próximo. Fazia tudo para e pelos outros.
Era tão egoísta que preferiu viver a vida de outras pessoas ao invés da própria.
Só foi perceber tamanho egoísmo quando todo mundo sei foi e ela ficou.”
A vida é mágica sim, mas também é uma caixinha de surpresa. E surpresa, como o nome já diz, é surpresa. Todo dia o universo tira uma delas da cartola e você que lute para fazer malabarismo com o inesperado que te chega.
Na vida trancamos os sonhos no baú da memória para que possamos caber na mediocridade do cotidiano.
Antes tarde do que nunca.
A vida segue, e sem o peso de não ter tentado!
Não me sinto frustrada, porque tenho a plena certeza de que eu não me acovardei, eu saí da bolha, eu me molhei na chuva, eu chorei sozinha a minha derrota... e no outro dia, eu sorri e vivi.
A vida segue, e está mais leve desde que compreendi que não é como e quando eu quero e sim do jeitinho que Deus quer.
Então, eu percebi que seguir não é simplesmente ir adiante, seguir e deixar para trás o que não te leva a lugar nenhum. E eu não mereço viver de incertezas... então, decidi seguir. E não vou mais deixar a vida passar, não vou mais me culpar por aquilo que não conquistei, porque o que não está na minha vida de forma leve e espontânea, simplesmente não era pra ser...e a vida segue, e vai seguir cada dia mais linda, a partir de hoje!!!
Sil🦋
...E até perceber isso doeu muito! Porque a gente acaba, sem perceber, colocando a responsabilidade da nossa felicidade nãos mãos dos outros, só que ninguém vai ter tanto cuidado e tanta consideração, quando você não servir mais, ou quando não couber mais nos planos dessas pessoas... Ou simplesmente porque elas também tem as suas dores, problemas e aflições.Percebi que ter pessoas ao nosso lado quando estamos passando por alguma situação difícil, é incrível...uma verdadeira dádiva, que torna a nossa caminhada mais leve. Mas quando vc fecha a porta do seu quarto, apaga as luzes e deita a cabeça no travesseiro, só você sabe como dói e o quanto custa. Só você consegue sentir a sua dor, só vc está lá, dentro de si mesmo...e será assim para sempre! Por isso é importante perceber que os seus sentimentos são seus, de mais ninguém. E só você sempre estará lá com você mesmo...até o fim!!!
A vida é justa, às vezes injusta
A vida é fria, às vezes calorosa
A vida é dura, às vezes macia
A vida é simples, às vezes complicada
E com toda essa oscilação, a vida é bela.
A vida é uma benção, mesmo diante de toda dificuldade, precisamos ser gratos, pois, a vida continuará sendo assim, e por muitos anos, teremos alegria e tristezas ao viver.
.
Mas, para muitos, o viver já é o suficiente.
Pois, quando um indivíduo se encontra a beira da morte, tudo que ele mais quer é viver.
- Relacionados
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- Frases de quem sou eu para status que definem a sua versão
- Poemas que falam quem eu sou
- Poemas Quem Sou Eu
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- 67 frases para pessoas especiais que iluminam a vida
- Charles Chaplin sobre a Vida
