Salmos da Bíblia
"Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. Salmo 127:3"
Hoje eu entendo perfeitamente o Salmo 127:3.
Quando me disseram como seria ser pai, jamais imaginaria o que de fato me esperava.
Nesse um ano e nove meses passado (desde de sua concepção) um mix de sentimentos me invadiu. Ouvir seu coraçãozinho bater, à alegria de vê-lo crescendo, de me chamar, “correr” atrás de mim, fazer as gracinhas, se tornaram e tem se tornado os melhores momento da minha vida.
Obrigado, Senhor, pelo o meu maior presente!
Salmos Cap. 111:10
O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que lhe obedecem; o seu louvor permanece para sempre.
Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que creem por meio da loucura da pregação. Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera. Às vezes, não entendemos os propósitos de Deus em nossas vidas. Mas Ele é misericordioso, sábio e sempre age da maneira certa. Não sei do que você tem passado em sua vida, mas Deus sabe! E hoje profetizo em sua vida tudo de bom e tudo de Deus! Pois com Deus tudo é possível ao que crê 🙏
Shalom!
Medos Assombrados
O tolo disse em seu coração: "Deus não existe. - Salmo 53: 1
Medos irracionais, ou fobias, atormentam muitas pessoas. Eles podem ter medo de multidões ou espaços abertos ou alturas. Existe até um medo chamado teofobia, que é um pavor de que Deus existe ou uma forte negação de Sua existência.
Mas certamente a teofobia é rara, não é? Talvez não. Lemos em Romanos que os inimigos de Deus fazem todo o possível para expulsar qualquer consciência Dele de suas mentes (1:28). Tornam-se "fúteis em seus pensamentos, e seus corações tolos [são] obscurecidos" (v.21).
Não devemos nos surpreender, portanto, quando Thomas Nagel, professor de filosofia e direito da Universidade de Nova York, usa a lógica para explicar "o medo da religião". Em seu livro The Last Word, ele admite sinceramente que é " fortemente sujeito a esse medo ", e diz:" Espero que não haja Deus! "
Independentemente de quão apreensivo alguém possa estar com o simples pensamento de algo religioso, Deus é real e deseja ser nosso Salvador. Quando abrimos nossas mentes e corações para o evangelho de Jesus Cristo, nossa visão da vida muda completamente - de pessimismo temeroso a esperança de confiança. Então, tendo um medo apropriado do Senhor, encontramos libertação de outros medos que atormentam nossas vidas.
Você encontrou esperança e confiança em Cristo?
Tema a Deus, vocês santos, e então
saberá o que é certo temer;
Faça de Seu serviço o seu deleite;
Seus desejos serão os cuidados dele. - Tate & Brady
Coloque sua fé em Cristo e Ele colocará seus medos em descanso. Vernon Grounds
Deus Reina
Deus reina sobre as nações; Deus senta-se em Seu santo trono. - Salmo 47: 8
Durante os dias da Guerra Fria, essa notícia surpreendente apareceu na The Grand Rapids Press : "Erro no computador poderia começar a guerra".
O artigo que se seguiu foi igualmente alarmante. Ele relatou: "Pela segunda vez em sete meses, um computador no centro de alerta de mísseis do país erroneamente colocou as forças estratégicas dos EUA em alerta contra um ataque de míssil soviético aos Estados Unidos".
A idéia de guerra nuclear já é bastante assustadora, mas pensar que isso pode ser causado por um erro no computador é ainda mais assustador. Nós, que cremos no Deus da Bíblia, no entanto, sabemos que Ele não abdicou de Seu trono, e que tudo está sob Seu controle. Ele está ciente do que está acontecendo, e nada pode acontecer para violar Sua soberania. O bem de longo prazo que Deus tem em mente para todos que O amam não pode ser frustrado.
Isso não quer dizer que não haverá mais guerras. Mas podemos ter certeza de que Deus domina as nações e Ele ordena os assuntos deste mundo. Tudo está sob Seu controle.
Manchetes sobre possíveis desastres não precisam nos levar ao pânico. No plano de Deus não há erros. O Senhor Deus reina!
Quando através do labirinto escuro da vida eu vou
E pensamentos ansiosos afligem minha alma,
Conceda-me, ó Senhor, a graça de saber
Que Você está certamente no controle. —DJD
Se você sabe que a mão de Deus está em tudo, pode deixar tudo nas mãos de Deus. Richard DeHaan
Palavras famosas 'perdidas'
Oh, como eles são levados à desolação, como em um momento! - Salmo 73:19
Nenhuma tragédia se compara à morte de uma pessoa que rejeitou a Cristo. Morrer sem Jesus como Salvador é enfrentar o destino mais triste possível: uma eternidade sem esperança.
Mesmo as pessoas mais bem-sucedidas - não importando as coisas grandes e admiráveis que realizaram - perdem toda a bondade da vida se morrerem sem confiar em Jesus Cristo como seu Salvador.
Walter A. Maier, um renomado pregador da primeira metade do século 20, deu dois exemplos de pessoas conhecidas que chegaram ao fim da vida e proferiram o valor de famosas palavras "perdidas". Maier disse que Jay Gould, um multimilionário, lamentou em seu leito de morte: "Eu sou o homem mais miserável do mundo". Maier também citou o pensador francês Voltaire, que gritou: "Eu gostaria de nunca ter nascido".
O que marcará o fim da sua vida? Paz ou desespero? Você pode se alegrar no perdão de Deus. Você pode ter certeza de que a morte não o separará do amor de Deus (Rm 8: 38-39), mas trará você à Sua presença.
Isso pode acontecer se você depositar sua fé em Cristo - confiando que, por causa da morte, sepultamento e ressurreição de Jesus, seus pecados serão perdoados. Suas últimas palavras podem ser triunfantes quando você espera a eternidade com Cristo.
Nosso Senhor levou a morte sobre Si
naquela cruel cruz de dor,
E aqueles que olham com fé para Ele a
vida eterna ganhará! - Johnson
A morte é o último capítulo do tempo, mas o primeiro capítulo da eternidade. Dave Branon
O que você odeia?
Você que ama o Senhor, odeia o mal. - Salmo 97:10
O pastor do século XIX, Henry Ward Beecher, contou sobre uma mãe na região selvagem que estava lavando roupas ao lado de um riacho. Seu único filho estava brincando nas proximidades. De repente, ela percebeu que ele se fora. Ela chamou o nome dele, mas não houve resposta. Alarmada, a mãe correu para a casa, mas o filho não estava lá.
Freneticamente, a mulher correu para a floresta. Lá, ela encontrou a criança, mas já era tarde demais. O jovem havia sido morto por um lobo. Desolada, ela pegou seu corpo sem vida, puxou-o para perto de seu coração e o carregou com ternura para casa. Beecher concluiu: "Oh, como essa mãe odiava lobos!"
Todo cristão deve ter um ódio semelhante pelo mal (Sl 101: 3-8). No entanto, muitas mães e pais que são tão cuidadosos em proteger seus filhos de danos físicos não percebem as forças do mal que ameaçam seu bem-estar espiritual. Como resultado, eles os deixam desprotegidos. Eles demonstram pouca preocupação com o tipo de amigos que seus filhos fazem, as revistas que lêem ou os programas de TV que assistem. Mas sempre que essas influências são ruins, devem ser vistas como uma ameaça mortal, e devemos proteger nossos filhos deles.
Não é errado odiar quando odiamos o que está errado.
PARA ESTUDO ADICIONAL
De acordo com o Salmo 101, o que devemos odiar?
Como podemos evitar olhar para o mal? (v.3).
Como podemos agradar a Deus com nosso discurso? (vv.1,5,7).
Se não odiamos o mal, não podemos amar o bem. Richard DeHaan
Aleluia!
Louvem o nome do Senhor, pois somente o seu nome é exaltado. - Salmos 148: 13
Escritura de hoje : Salmos 148: 1-14
Recentemente, vi um comercial de televisão que fazia parecer que peixes e animais estavam cantando “O Coro da Aleluia”. A princípio, parecia um pouco absurdo e até sacrílego ver peixes-anjo e ursos pardos falando a palavra aleluia . Mas, enquanto eu pensava sobre isso, uma passagem das Escrituras me veio à mente.
O Salmo 148 exige que tudo na criação louve ao Senhor. Incluídos no convite estão “grandes criaturas do mar” (v.7), “bestas e todo o gado; coisas rastejantes e aves voadoras ”(v.10). Não é exatamente a multidão habitual no coro ou na congregação no domingo de manhã!
Ao ler o Salmo 148, conte o número de diferentes elementos da criação de Deus que são convidados a se unir para louvar ao Senhor. Entre eles estão anjos, estrelas, criaturas marinhas, montanhas, árvores, animais, reis e príncipes, homens e mulheres, jovens e velhos.
O salmista clamou: “Louvem eles o nome do Senhor, porque somente o seu nome é exaltado; A sua glória está acima da terra e do céu ”(v.13). Alguém ou alguma coisa está excluída deste convite? Parece que não.
Neste dia e ao longo do ano, cada um de nós pode responder a esse chamado para louvar a Deus de uma maneira alegre e duradoura. Vamos nos juntar a toda a criação para celebrar a grandeza de nosso Deus!
Refletir e orar
Quando todas as Tuas misericórdias, ó meu Deus,
minha alma em ascensão inspeciona,
Transportadas com a visão, eu estou perdido
Em maravilha, amor e louvor. —Addison
Que tudo que respira louve ao Senhor. - Salmo 150: 6 David C. McCasland
Visto que não somos obra do nada mais o acaso, somos obra do amor inefável de Deus. (Salmos 100.3; Efésios 2.10)
Digno de Adoração
Exalte o Senhor, nosso Deus, e adore em Seu banquinho - Ele é santo. - Salmos 99: 5
Escritura de hoje : Salmo 99: 1-9
Como Moisés cuidava das ovelhas de seu sogro no deserto, sua atenção foi atraída para uma visão estranha. Um arbusto estava queimando, mas não estava sendo consumido. Ao olhar mais de perto para esse fenômeno, ouviu uma voz dizer: “Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é um solo sagrado” (Êxo. 3: 5).
Josué teve uma experiência semelhante ao liderar os israelitas na Terra Prometida. Quando ele se aproximou do “comandante do exército do Senhor”, ele foi instruído a tirar as sandálias porque estava em solo sagrado (Josué 5: 13-15).
As experiências de Moisés e Josué nos ensinam vividamente que um Deus santo exige nossa reverência e respeito. É verdade que somos encorajados a “chegar ousadamente ao trono da graça” (Hb 4:16), e podemos entrar na presença de Deus com confiança, porque Cristo abriu o caminho para nós através de Sua morte sacrificial na cruz. Mas nunca devemos abordar Deus com desrespeito. Nosso Pai celestial não é "o homem que está lá em cima". Ele é Deus, aquele que é "elevado e elevado" (Isaías 6: 1). Como o único Deus verdadeiro, Ele é digno de nossa mais alta adoração e louvor.
Deus não apenas deseja nossa devoção e respeito, mas merece. Ele é digno de nossa adoração sincera.
Refletir e orar
Digno é Deus de nossa adoração,
Digno é Ele de nosso louvor,
Magnifica-O com ação de graças,
Alegremente nossas vozes levantamos. - Anon.
A verdadeira adoração reconhece o verdadeiro valor de Deus. Richard DeHaan
Ensine-me
Você é bom e faz o bem; ensina-me os teus estatutos. - Salmos 119: 68
Escritura de hoje : Salmo 119: 1-16
Como filho de um professor, pai de um professor e ex-professor, nunca tive problemas com a ideia de que aprender é uma experiência gratificante. Sou um "viciado em fatos" que está sempre ansioso para aprender alguma nova estatística ou desenterrar outra informação interessante.
Mas conheço muitas pessoas que não pensam assim. Eles não gostam de ler mais do que o necessário, e não querem se desafiar mentalmente. Eles não parecem querer aprender mais sobre a vida.
Se quisermos crescer espiritualmente, devemos querer aprender. Devemos desejar um maior conhecimento de Deus e uma compreensão mais profunda do que Ele deseja de nós. Essa é a atitude do escritor do Salmo 119. Ao longo desse longo capítulo, o autor faz declarações como estas: “Eu te louvarei com retidão de coração, quando eu aprender Seus julgamentos justos” (v.7). “Ensina-me os teus estatutos” (v.12). “Ensina-me bom julgamento e conhecimento” (v.66). “Dá-me entendimento, para que eu aprenda os teus mandamentos” (v.73).
Para conhecer melhor a Deus, precisamos de uma atitude de "me ensine". Nós vamos passar a eternidade adorando a Ele. Não devemos aprender tudo o que podemos sobre Ele agora?
Refletir e orar
Aumente seu conhecimento da Palavra de Deus,
pois nela você encontrará
a sabedoria necessária para a vida,
que vem da mente de Deus. —Sper
O objetivo mais alto do aprendizado é conhecer a Deus. Dave Branon
Comece a contar!
É bom dar graças ao Senhor. - Salmo 92: 1
Escritura de hoje : Salmo 92: 1-15
Eu tenho um amigo na Inglaterra que tem mais de oitenta anos. Embora esteja em casa e seja frágil, ela tem uma atitude de gratidão toda vez que conversamos por telefone. Um de seus hinos favoritos sempre foi: "Conte suas bênçãos". Então, fiquei preocupada quando ela comentou um dia: "Parei de nomear minhas bênçãos uma a uma". Mas, em seguida, ela continuou alegremente: "Minhas bênçãos são muitas". , Eu estou pesando tonelada por tonelada! ”
Anos atrás, quando eu estava lutando com um sono inquieto, comecei um novo hábito. Durante todo o dia, tentei perceber todas as bênçãos, grandes ou pequenas, que surgiram no meu caminho. Cada noite na cama eu os nomeei um a um e agradeci a Deus por todos eles. Essa prática não apenas mudou minha atitude de negativa para positiva, mas muitas vezes caí em um sono tranquilo antes de terminar minha lista. Deus usou um tempo de luta em minha vida para me ajudar a desenvolver uma atitude de ação de graças.
Donald Gray Barnhouse disse: “Que estranho o Senhor suplicar àqueles a quem salvou da cova para demonstrar gratidão a Ele!” O Senhor está usando uma dura provação para suplicar que você o louve mais? Nesse caso, comece a contar suas bênçãos e descubra como é bom dar graças ao Senhor (Sal. 92: 1).
Refletir e orar
Você já foi sobrecarregado com uma carga de cuidados?
A cruz parece pesada que você é chamado a carregar?
Conte suas muitas bênçãos - todas as dúvidas voarão,
e você estará cantando com o passar dos dias. —Oatman
O louvor a Deus vem naturalmente quando você conta suas bênçãos. Joanie Yoder
Sistema de Defesa Antecipada
Minha voz ouvirás de manhã, ó Senhor. -
Salmos 5: 3
Escritura de hoje : Salmo 5: 1-12
Todo crente em Cristo está envolvido na guerra espiritual todos os dias. Não podemos, portanto, entrar no dia de forma completa.
Em um artigo para o San Francisco Chronicle , Herb Caen escreveu: “Todas as manhãs na África, uma gazela acorda. Ele sabe que deve correr mais rápido que o leão mais rápido ou será morto. Toda manhã um leão acorda. Ele sabe que deve superar a gazela mais lenta ou morrerá de fome. Não importa se você é um leão ou uma gazela; quando o sol nascer, é melhor você estar correndo. ”
O pastor britânico Charles Spurgeon escreveu: “Se você não está buscando o Senhor, o diabo está procurando você.” Não devemos esperar até que sejam atacados por Satanás para pensar sobre a estratégia que devemos usar para escapar do inimigo de nossa alma. Devemos buscar o Senhor desde o início, conscientes de que "o diabo anda como um leão que ruge, buscando a quem ele pode devorar" (1 Pedro 5: 8).
No Salmo 5, lemos que Davi expressou sua necessidade da ajuda de Deus. Ele veio ao Senhor de manhã cedo, buscando Sua orientação e proteção (vv.3,8,12).
Não vamos passar para um novo dia sem ter consciência de nossa necessidade urgente do Senhor. A preparação é a melhor maneira de estar pronto para o ataque de Satanás.
Refletir e orar
A cada novo dia meu pensamento será
De tudo o que Cristo fez por mim;
Pensarei em Seu amor e carinho.
Depois , enfrente o dia com fé e oração. —DJD
Comece cada dia com sua armadura no lugar e suas ordens de marcha na mão. David C. Egner
Um de cada tipo
Eu te louvarei, porque sou medrosa e maravilhosamente feita. - Salmos 139: 14
Escritura de hoje : Salmo 139: 13-18
Ao visitar Flint, Michigan, há vários anos, notei algumas máquinas de estampagem enormes em um campo próximo a uma fábrica de automóveis em expansão. Eles haviam sido usados anteriormente para fazer peças de automóvel. Foi-me dito que eles são mantidos por 10 anos, caso sejam necessárias peças de reposição.
Ao contrário dos carros, os seres humanos não podem ser duplicados. Quando uma pessoa é concebida, é como se o Criador destruísse o molde.
Na próxima vez que você for à loja, escola ou local de trabalho, observe as pessoas. Que estudo de variedade! Nós viemos em todas as formas, tamanhos e cores. Cada um tem características físicas distintas - sobrancelhas grossas, mãos grossas, uma constituição forte - a lista continua. E não há duas pessoas com impressões digitais idênticas. Verdadeiramente todo homem, mulher e criança é único.
No Salmo 139, Davi louvou seu Criador e reconheceu que ele foi “medroso e maravilhosamente feito” (v.14) “e habilmente operado” (v.15). O mesmo acontece com cada um de nós. Nosso Deus Criador se deleita em nossa individualidade. Não precisamos invejar os outros ou nos sentir inferiores a eles. Em vez disso, devemos expressar nossa singularidade, servindo a Deus como só nós podemos.
Quando aceitamos nosso lugar no grande design do Criador, vemos como é bom ser "único".
Refletir e orar
De todos os tesouros da criação raros,
ninguém se compara ao homem;
À imagem de Deus, ele foi feito
para preencher um lugar em Seu grande plano. —DJD
Você é único - projetado para glorificar a Deus como somente você pode. Dennis J. DeHaan
Honesto com Deus
Você deseja a verdade nas partes internas. -
Salmo 51: 6
Escritura de hoje : Salmo 51: 1-13
Os editores do jornal admitiram que não haviam relatado os fatos com precisão. Em uma correção, eles limparam o nome de uma pessoa que haviam vinculado a um caso criminal.
A verdade é tão básica para a vida quanto para as reportagens. Sem isso, há confusão moral. Sem verdade, as coisas boas são chamadas de más e as coisas boas de boas. Sem verdade, os criminosos recebem crédito por serem honoráveis, e as pessoas honradas são tratadas como criminosas.
Portanto, não deveria surpreender que Deus queira que sejamos sinceros. E não deveria ser surpresa que o Senhor tenha ficado satisfeito com Davi quando confessou seu adultério, sua conspiração para matar e seu encobrimento. Era certo Davi dizer a verdade - chamar errado de “errado”. Só então ele poderia estar corretamente preocupado com a forma como seu pecado havia refletido no nome e na reputação de Deus.
E nós? Fomos honestos com Deus? Nós agradamos a Ele, esclarecendo os nossos pecados? Como Davi, confessamos isso ao Pai? Somente quando fazemos isso podemos recuperar nossa honra e mais uma vez desfrutar das bênçãos de nossa salvação (Sl. 51:12). Deus deseja "verdade nas partes internas" (v.6) - e isso significa chamar o errado de "errado".
Refletir e orar
Não esconda seu pecado e encobrir,
Fingindo que não há nada errado;
Em vez disso, confesse e se arrependa.
E Deus encherá seu coração com música. —Sper
Temos que enfrentar nossos pecados antes que possamos colocá-los para trás. Mart DeHaan
Qual é o seu 'ponto de ajuste'?
Você colocou alegria no meu coração. -
Salmos 4: 7
Escritura de hoje : Salmos 4: 1-8
David Lykken, professor emérito da Universidade de Minnesota, desenvolveu o que ele chama de teoria da felicidade do “ponto fixo”. Ele afirma que a maioria das pessoas volta ao seu nível anterior de felicidade dentro de 6 meses a um ano após eventos dramáticos como a tristeza de perder um ente querido ou a emoção de se mudar para uma casa de sonho. Ele chama esse ponto de referência original da felicidade como "ponto de referência".
O cristão, no entanto, tem um tipo diferente de "ponto definido" - um que não depende dos altos e baixos normais da experiência humana. A Bíblia nos diz para encontrar nossa alegria e sensação de bem-estar no Deus imutável, e não em nossas circunstâncias mutáveis. O salmista Davi louvou ao Senhor, dizendo: "Você pôs alegria em meu coração, mais do que na estação em que seus grãos e vinho aumentavam" (4: 7). Ele tinha uma fonte de alegria que não estava ligada à prosperidade econômica. De fato, a alegria que Deus lhe deu era maior que a de qualquer sorte financeira.
Teremos a mesma experiência que o salmista quando pararmos de dizer: “Eu ficaria mais feliz se. . . , ”E comece a afirmar:“ Sou grato a Deus porque. . . . ”A alegria que está centrada em nosso Deus imutável, não importa quais sejam as circunstâncias, deve ser o“ ponto de partida ”do cristão.
Refletir e orar
Agora ninguém senão Cristo pode satisfazer,
Nenhum outro nome para mim;
Há amor, vida e alegria duradoura,
Senhor Jesus, encontrados em Ti. - McGranahan
Para conhecer a felicidade duradoura, precisamos conhecer Jesus. David C. McCasland
Assim como as tartarugas voltam à mesma praia onde nasceram para reproduzirem, como os salmões voltam ao mesmo rio onde nasceram, como as aves voam para o norte no inverno, assim também é o coração do homem que busca voltar-se para Deus!
Salmos 91:10-11
A existência humana, em sua frágil tessitura, sempre se viu cercada por incertezas, assaltada por inquietações que brotam das sombras do desconhecido. No entanto, o eco transcendental do Salmo 91:10-11 ressoa como uma promessa de proteção sublime, um pacto entre o eterno e o efêmero, entre a infinitude de Deus e a vulnerabilidade do homem. Não é um discurso de imunidade física ou ausência absoluta de adversidades, mas um chamado à confiança inabalável em uma providência que transcende o visível e o tangível.
"Não te sucederá mal algum, nem praga alguma se acercará de tua tenda." Aqui, não se trata de um escudo que bloqueia os ventos da tribulação, mas de uma segurança que repousa na fidelidade divina, capaz de transformar a tempestade em aprendizado e a angústia em esperança. O mal, em sua natureza fluida, pode atingir o corpo, mas jamais penetrará a fortaleza da alma que crê. A tenda, símbolo da morada transitória, torna-se um espaço sacralizado pela presença divina, um santuário que, mesmo em meio ao deserto da vida, está protegido por mãos invisíveis.
O verso seguinte expande essa promessa em uma visão quase celestial: "Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos." Aqui, a figura dos anjos não é meramente decorativa, mas um testemunho da intimidade entre o Criador e sua criação. São agentes do cuidado divino, enviados não para evitar os passos incertos, mas para assegurar que, mesmo nos caminhos mais escarpados, a queda não será definitiva. Cada trajetória humana, com seus erros, desvios e lutas, é acompanhada por essa vigilância amorosa, que não impõe, mas guia, que não anula a liberdade, mas a protege do abismo.
Este texto sagrado não promete uma existência isenta de desafios, mas sugere que há uma força maior que reordena o caos e que acompanha cada ser humano em sua jornada única. O mal pode rondar, mas não prevalecerá. A praga pode ameaçar, mas jamais encontrará morada naqueles que habitam sob as asas do Altíssimo. É uma declaração de fé que transcende o literal e se enraíza no espírito, uma lembrança de que, mesmo em meio às adversidades, há um propósito divino que transforma a vulnerabilidade em força.
Ao contemplar essas palavras, o coração é convidado a repousar na certeza de que não caminha sozinho. Pois o cuidado divino, manifestado de forma tão poética e poderosa, é um lembrete de que a existência, ainda que marcada por incertezas, encontra segurança na fidelidade daquele que guarda os caminhos de seus filhos com zelo eterno.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp