Sábio
AMOR EDIFICANTE
Amor verdadeiro
Subitamente, arrebatador
Leve, terno, obediente
Nas cores do mundo
Perfeito e esperançoso
Sutil, impulsionador
Surreal e corrosivo
Alimento da alma
Coração plangente
Dizimador ou palpitante
Lágrimas de sentimentos
Avassaladores de encantos
Triunfante e sábio
Perfeito e assaz
Simplesmente edificante
A busca incessante pela alta performance e a pressa desenfreada atuam como aceleradores do destino final. No entanto, a ironia reside no fato de que a natureza há milênios segue o ritmo sereno do seu próprio caminho, lembrando-nos da importância de equilibrar nossas jornadas. Deixe-se guiar pelo fluxo sábio da mestra vida.
O Tênis Vermelho
Um garoto caminhava pela rua a caminho do colégio. Procurava obsessivamente muros onde pudesse se esconder e observar as pessoas que passavam. O motivo era a vergonha que então sentia pelo tênis que estava usando e que comprara com sua mãe havia dois dias.
A cor do calçado era vermelha e o menino se encantou logo que o viu pela primeira vez. A mãe elogiou e disse que o tênis ficava ainda mais bonito em seus pés...
O primeiro dia de uso foi na escola. Para a tristeza do garoto, o tênis não agradou aos colegas, que logo começaram a zorra. O menino escutou todos rirem dele calado, pois não encontrava força para reagir. Apenas uma frase ficou em sua mente, como um eco infinito:
- Você é mesmo muito esquisito!
Na volta para casa, as lágrimas eram maiores que seus passos. Quando a mãe soube do ocorrido, lamentou a tristeza do filho e teve que lidar com a situação de não poder fazer algo, afinal carecia de dinheiro e o tênis foi comprado depois de muita economia.
No dia seguinte, o menino não teve outra escolha a não ser ir ao colégio com o tênis vermelho, e foi daí que a história começou a ser contada. Entre um muro e outro, foi interrompido por um senhor sentado na calçada que tinha barba e cabelo bem grandes e brancos. O senhor perguntou o que se passava e o garoto desabafou. Comovido, o senhor se lembrou do seu passado, quando todos os colegas fizeram piada do boneco de pelúcia que ele carregava escondido dentro da mochila. Mas o que ninguém sabia era que o boneco era a única lembrança deixada por sua falecida mãe, que tanto fazia falta...
Na época, sua tristeza foi consolada por um morador de rua que ficava em frente ao colégio, dizendo que "o mal do homem é criticar aquilo que ele não sabe o motivo da existência". Por isso, o senhor se achou na obrigação de dizer algumas palavras ao menino, na condição de morador de rua que se encontrava. Então ele pensou por um instante e citou o pensamento oriundo de sua reflexão:
- Todos nós somos um pouco estranhos. A normalidade não existe, a não ser na mente iludida dos ignorantes. A vida é mais que os risos da crueldade, que os risos da escuridão. Esses foram os risos que você ouviu, risos sem luz; sem verdade. Pergunte a si mesmo: eu sou estranho ou os outros é que são normais demais?
O garoto pensou e em seguida respondeu com segurança:
- Os dois.
A resposta foi validada pelo senhor:
- Exatamente. Os outros são normais demais porque não se conhecem, porque preferem ser um padrão social. Já você é estranho porque eu também sou e porque todos somos, porém só alguns sabem e entendem esse segredo. Parabéns pela sua estranheza que te faz sábio!
O senhor então foi embora e levou junto a angústia do menino, que estranhou o sorriso que ficara em seu rosto...
🧠 Reflexão do dia:
Saber e não falar é uma arte. Ter prova e não mostrar é poder. Às vezes, o silêncio vale mais do que qualquer confronto. Deixo a dúvida no ar, a pessoa achando que me engana, enquanto eu observo tudo de longe. Mostrar que sei? Pra quê? Prefiro ver a inquietação de quem nunca vai saber até onde eu sei.
👁️🗨️ Disfarce é defesa. Mistério é ataque.
Quem adquire o conhecimento para submeter alguém, mostrar "importância"?
E quem faz o mesmo por simplesmente amar o aprendizado, o engrandecimento da alma e depois ensinar mantendo-se aprendiz?
Um verdadeiro tolo é aquele que acha que pode criar caminhos melhores sem antes aprender um bom tempo com quem já conhece o trajeto e o destino.
Casadinhas do Senhor para não esquecer sua palavra — 28:28; revelação direta da boca de Deus.
Pedi ao Senhor sabedoria para poder discernir o certo do errado, e assim ele me respondeu:
“Mas onde pode ser achada a sabedoria? De onde vem, então, a sabedoria? Só Deus conhece o caminho; só ele sabe onde está a sabedoria; foi então que ele viu a sabedoria, e a examinou, e aprovou. E ele disse aos seres humanos: “Para ser sábio, é preciso temer o Senhor” (Jó 28:12, 20, 23, 27-28).
Assim, entendi Deus me esclarecer: “Você quer sabedoria? Basta temer a mim, teu Senhor e teu Deus”.
Uma vez um senhor
me disse: Há certas coisas que não deveriam
ter acontecido, outras que deveriam ter.
Mas as que menos esperamos ainda está para acontecer e são essas que nos marcam por toda vida seja de uma forma boa ou ruim e o nome disso é aprendizado..Quando é pra acontecer nada impede de acontecer,e quando não é praacontecer nada pode forçar acontecer.
É só o destino dando oi, e oq resta é ser pacientes e saber aceitar quando não há
mais o que ser feito esperar e observar é a melhor forma de agir para ter o seu sucesso.
“As pessoas que pensam ou que procuram pensar, cedo ou tarde, descobrem que o amor ao dinheiro é que é a raiz de todo mal; e não a riqueza...” (in: Zoroaster: o sábio milionário benfeitor)
Investir, embora erroneamente muitos acreditem ou assim queiram “pensar”, não é, sob os preceitos do capitalismo selvagem, agir por interesses, isto é, dar, doar, empregar capitais, tempo ou fazer coisas somente almejando-se, no final, sempre levar alguma vantagem sobre algo ou alguém – e de preferência sozinho. O verbo Investir, ao contrário, traz em si o sentido etimológico de um espírito fraterno, agregador, "potencializador" da vida (não somente humana) no planeta; e por isso também benfeitor. (in: Zoroaster: o sábio milionário benfeitor)
Buscar dialogar é uma das formas de investimentos dentro dos investimentos em educação. Frise-se: “Onde há ou abunda violência é porque não há a capacidade de diálogo”. (in: Zoroaster: o sábio milionário benfeitor)
"Idiota não é aquele que ajuda sem querer nada em troca.
Idiota é quem não sabe oque é isso!"
E D U H
Obrigado Criador pela segunda feira,por ter tido ânimo e disposição para com a vida. Entrego esta terça feira em tuas mãos. Ajuda-me a ser sábio em minhas ações e palavras no trato com meus semelhantes.
Não existe controle real sobre aquilo que nos cerca, mas total naquilo que fazemos sobre, como reagimos, entendendo que só uma opção existe.
O tolo tenta controlar os fatos, o sábio a sí.
