Saber Cuidar - Leonardo Boff

Cerca de 38524 frases e pensamentos: Saber Cuidar - Leonardo Boff

Quer competir? Então lute e busque ardentemente competir consigo mesmo. Seja a cada dia mais amoroso, afetuoso, humilde e manso de coração, deixando de lado toda a sua maldade interior.⁠

Inserida por leonardomenin

A nossa cura interior tem o poder de mudar o mundo

Quando somos curados interiormente, nos tornamos canais de cura para as pessoas. Através dessa cura, aprendemos que é o amor de Deus que provê esse renovo interior. E a Sua graça tem o poder de mudar completamente o nosso interior quando ele se encontra fragilizado. Gerando em nós um poderoso avivamento e despertamento espiritual para nos tornarmos exemplo da cura interior que vem pelo poder do Espírito Santo, de dentro para fora de nós.

Inserida por leonardomenin

⁠Quer mudar os seus ambientes? Então, mude primeiramente a sua ambiência interior, através dos recursos do amor e da graça de Deus. Quando esses recursos começarem a transformá-lo, e quando formos testemunhos vivos deles, os seus princípios começarão a vivificar tudo ao nosso redor, a partir do nosso exemplo.

Inserida por leonardomenin

Quando impomos limites ao poder de Deus em nossas vidas, por causa da nossa incredulidade, estaremos dizendo a Ele claramente até onde Ele pode ir no seu agir em nós. Mas, quando rompemos em fé e aprendemos a ter experiência no nosso caminhar diário com Ele, passaremos a conhecê-lo no poder e esplendor da sua glória.

Inserida por leonardomenin

⁠A verdadeira libertação só acontecerá em nossas vidas quando aprendermos a mudar constantemente a comunicação interior que, antes, era voltada ao pecado e às concupiscências deste mundo, para uma vida onde a santidade de Deus será sempre o nosso referencial e modelo ideal de vida.

Inserida por leonardomenin

O primeiro passo na reconciliação sempre deve ser nosso, pois Cristo na cruz nos justificou gratuitamente, espontaneamente e por amor, através do seu perdão incondicional, sendo nós devedores Dele.

Inserida por leonardomenin

Autorresponsabilidade é quando deixamos de questionar o que os outros estão fazendo e passamos a nos autoquestionar, reconhecendo que, na maioria das vezes, somos nós os causadores dos problemas.⁠

Inserida por leonardomenin

⁠Mãe é verbo

Mãe é verbo.
Na língua da eternidade,
o feminino de Deus é silêncio grávido,
é oração de nove luas,
é evangelho que se derrama em leite.

E o Verbo se fez carne.
Não apenas carne —
mas ventre,
e, na tessitura de sangue e espera,
aprendeu a amar antes de saber o nome do amor.

A Mãe —
quarta pessoa da Trindade,
ausente nos púlpitos,
presente em todos os partos.
É ela quem cria o Deus que vai chorar no mundo.

A teologia não sabe,
mas o coração conhece:
Deus ensaiou o milagre da vida
no corpo que aceitou perder-se
para que outro existisse.

Todos são filhos.
E, por isso, antes da cruz,
houve um útero.
Antes do sacrifício,
houve uma mulher dizendo “sim”
com o ventre e com a alma.

Inserida por Epifaniasurbanas

Quando entendermos que o verdadeiro amor é primeiramente puro, depois pacífico e cheio de misericórdia e bons frutos, então vamos compreender que ele se torna real em nossas vidas a partir do momento em que o vivemos e praticamos cada um dos seus princípios.

Inserida por leonardomenin

Quando vivemos sob a graça de Deus, veremos que ela nos proporciona alívio e refrigério espiritual e emocional. É nesse estado que encontramos o verdadeiro sentido para nossas vidas, e a realidade da Sua santidade nos manterá em paz, alegria e contentamento em todo o tempo.

Inserida por leonardomenin

Todo aquele que desejar caminhar com Deus pelo que Ele é, e não apenas pelo que Ele pode fazer ou dar, vai descobrir que o Seu amor, graça e bondade irão preencher o seu vazio interior, algo que as Suas bênçãos jamais poderiam fazer sozinhas.

Inserida por leonardomenin

[...]
⁠ajoelho apenas que meu nome vibre
ainda no teu peito,
que ao contemplares o sol te lembres
que se te queimas é porque penso em ti com fervor.
[...]

⁠14 de Maio

No 14 de maio de 1888, o Brasil amanheceu livre. Ou ao menos, livre o suficiente para se parabenizar diante do espelho.

A escravidão fora abolida na véspera, por um gesto régio, breve e elegante, como convinha à pena de uma princesa. A tinta mal havia secado, e já se cochichavam loas nos salões. O Império, enfim, provara sua humanidade — ainda que com duzentos e tantos anos de atraso. Diziam-se modernos. Civilizados. Cristãos.

Mas, nas ruas, não houve fanfarra. Nem pão. Nem terra. Nem nome.

Os que saíram das senzalas na véspera encontraram, no dia seguinte, o mesmo chão duro, as mesmas mãos vazias, e o mesmo olhar de soslaio da cidade que os libertara com uma assinatura, mas não com dignidade.

Alguns acreditavam que o trabalho viria como recompensa. Outros, que a caridade cristã desceria dos púlpitos e dos palácios como chuva mansa. Mas a chuva não veio. Nem a caridade. Nem o trabalho. A liberdade, como os santos nos altares, era bonita de se ver, mas inerte ao toque.

Os senhores — agora ex-senhores — mostraram-se melancólicos. Alegaram prejuízos, saudades das "boas relações" com seus cativos, e passaram a vestir ares de vítimas. Alguns, mais práticos, converteram antigos escravos em serviçais por salário algum, chamando isso de transição. Outros apenas viraram o rosto, como quem se desobriga de um cão abandonado ao portão.

O Estado, por sua vez, considerou missão cumprida. E foi descansar.

No dia 14 de maio, portanto, nasceu no Brasil uma nova classe: a dos livres-sem-lugar. Cidadãos sem cidadania. Homens, mulheres e crianças com a dignidade estampada na Constituição e negada na calçada.

Seguimos livres no papel, presos na realidade. As correntes caíram, é verdade — mas com elas não caiu o silêncio, nem a desigualdade. Só mudou a forma da prisão.

Inserida por Epifaniasurbanas

"Sem dúvida, o egoísmo representa um dos maiores males da humanidade. Frequentemente, esperamos reciprocidade e atitude do próximo, enquanto eles esperam o mesmo de nós. Deus, por sua vez, espera de todos. Contudo, são poucos os que tomam a iniciativa e a atitude necessárias para transformar o mundo."⁠

Inserida por leonardomenin

"Para termos uma vida próspera, saudável e honrada, devemos compreender que a conversão dos caminhos da maldade para uma vida de bondade é o princípio fundamental. Ao compreendermos esses fundamentos e vivermos de acordo com seus princípios, nossas vidas serão transformadas para sempre."

Inserida por leonardomenin

"Quando permitimos que a graça, a bondade e o amor de Deus nos conduzam ao verdadeiro arrependimento e, assim, nos afastemos de tudo o que não lhe agrada, compreenderemos que o que Ele realmente deseja é nos fazer enxergar nossa condição humana: falível, propensa à perversidade e egoísta. Somente então, através de sua graça, Ele nos revela o seu amor."

Inserida por leonardomenin

O pecado jamais se apresentará a você de forma essencialmente maligna. O diabo não é tão ingênuo e inocente quanto você.⁠

Inserida por leonardomenin

⁠Nós temos um impostor que habita em nós, a nossa natureza pecaminosa. Se não matarmos ela aos poucos, tirando dela toda a sua subsistência espiritual, ela irá corromper todo o nosso ser, tirando de nós o nosso bem mais preciso, a nossa vida eterna com Deus na era vindoura.⁠

Inserida por leonardomenin

⁠"Nós vivemos de uma justiça emprestada por Cristo, e é através dela que temos acesso à salvação pela graça. Desta maneira, se existe algo de que possamos nos gloriar, então que façamos isso olhando para nossa miserável condição de pecadores, gloriando-nos em estarmos unidos a Ele pela sua Cruz e ressurreição."

Inserida por leonardomenin

⁠Ser

Não quero ser importante para todo mundo.
Quero ser pedaço de manhã nos olhos de alguém.
Ser uma palavra descalça
que germina no quintal da alma alheia.

Tenho gosto de ir buscar o irmão
nas margens onde Deus esqueceu de fazer asfalto.
Levo uma enxada de escuta
e um naco de luz escondido no bolso da camisa.

Quando eu cair,
que seja pra virar raiz.
Pra florir em silêncio.
Ser espantalho.
Pra espantar a tristeza dos passarinhos,
me travestindo de abraço.

Devolver todo conhecimento emprestado.

Não quero ser grande.
Quero ser coisa pequena,
mas que saiba iluminar.

Porque vale a pena ser
quando a gente descobre
que Deus também gosta
de brincar de ser simples.

Inserida por Epifaniasurbanas