Saber Cuidar - Leonardo Boff
"Erramos não conhecendo as Escrituras e o poder de Deus. Somente elas têm o poder de transformar nossas vidas, moldando-as segundo os princípios e valores de santidade de Deus."
"Pessoas naturais buscam apenas prazeres momentâneos e temporais e são falíveis em tudo o que fazem. Já as pessoas espirituais buscam em Deus a sua paz, alegria e contentamento, o que as mantém inabaláveis em cada adversidade e conflito no decorrer de suas vidas."
Três de novembro
No mês em que a primavera se despede,
e o sol, mais manso, faz-se presente,
floresciam dias de ouro e espera,
prenúncio de encontros, docemente.
Foi na estação de brisa e lume,
quando as folhas murmuram segredos,
que nos achamos sem alarde,
em cores tênues, sem medos.
Caminhavas já em meus sonhos,
estrada traçada em silêncio,
onde o murmúrio do vento sussurra
o amor que arde em denso, intenso.
O mundo, em sua dança vasta,
girou em círculos de espera,
até que em ti se fez acalanto,
porto certo, luz sincera.
Achei-te na dobra do tempo,
onde o aleatório se curva à sina.
Outros conheci por ócio e acaso;
a ti, encontrei porque eras divina.
Outros, passos soltos, vento;
tu, raiz, urgência, beijo,
entre ecos e risos, enfim,
vi que ao teu lado me pertenço.
Timoneiro
Se me fosse imposto optar
Entre a pedra do chão que sangra
E o céu que engole o dia,
Eu ficaria com o mar,
Onde o tempo se desfaz em ondas
E a eternidade é apenas um sopro.
Nos braços do meu barco
— solidão que navega —
Paro em portos de ausência
E parto levando memórias
Que ainda não gestaram.
Longe do ruído do mundo,
Sou um vulto que vaga e sonha.
O balanço do mar é um relógio,
E remo, rezo e remo até que a noite
Cante em meu braço cansado.
Quando não puder mais suportar,
Soltarei os remos,
Redirecionarei a rota dos silêncios.
E se não souber o que fazer,
O vento, antigo mestre, saberá,
Pois ele é voz do que em mim nunca cessa.
"Se o amor de Deus não te curar emocionalmente, a amargura, o ódio e o desprezo em seu interior te matarão lentamente. Você perderá a paz, a alegria e o vigor espiritual e emocional."
"As verdades de Deus não são para todos, mas apenas para aqueles que decidem renunciar às suas próprias verdades para viver em função das de Deus. Quanto mais as conhecermos, mais elas nos libertarão de todas as nossas fortalezas, sofismas e enganos."
"Quando praticamos a maldade, abrimos brechas emocionais e espirituais que nos tornam vulneráveis à destruição. Mas, quando praticamos a bondade com amor, ela nos reveste de autoridade e poder, tornando-nos inabaláveis em cada uma de suas virtudes."
"A diferença entre um conhecido e um amigo de verdade é que amigos sofrem conosco as nossas dores e sofrimentos nos dando alegria e contentamento, enquanto os conhecidos assistem de longe às nossas tristezas, sem nunca nos trazer paz e consolação."
Nunca julgue e critique a dor dos outros, sem conhecer por completo a sua história. Pois, muitas vezes as dores da alma falam muito mais alto, do que as suas palavras. E cada um vive em sua realidade interior, exatamente da mesma maneira em que cultiva as suas crenças e percepções emocionais.
"Não faça o bem apenas para ser amado ou para recebê-lo em troca. Ame, principalmente, porque o amor pode te curar emocionalmente. Faça o bem, pois ele sempre trará qualidade de vida interior, onde a alegria, a paz e a prosperidade serão os firmes fundamentos que transformarão sua vida."
A forma como gerenciamos nossas emoções determina nossa qualidade de vida emocional, assim como a maneira como nos comunicamos conosco, com os outros e com Deus determina a qualidade de nossa vida na sua totalidade.
Quando amamos e fazemos o bem, estamos permitindo que Deus trabalhe em nosso interior através do seu amor, nos libertando das amarras da nossa própria maldade interior.
Não deixe que a sua maldade interior crie raízes profundas, afastando-o do amor e da graça Dele. Mas permita que o Seu amor e a Sua graça o guiem para ser transformado pelo Seu poder curador.
Dói menos a facada de um inimigo assumido do que o veneno de um falso amigo que te abraça e depois te apunhala pelas costas.
"Quem se sente muito amado por Deus não precisa da aprovação das pessoas e não tem uma carência afetiva a ponto de ser pesado para elas. Pois o amor de Deus supre todas as nossas necessidades emocionais."
Poesia, o sentido da vida
Qual a razão de estarmos vivendo neste mundo, senão para trazer alegria em meio à dor, paz em meio à desolação, fazendo com que cada pessoa encontre em Deus, através de nós, uma plena e poderosa redenção?
Podemos fazer a vida ter um verdadeiro sentido para ser vivida, ou podemos cruzar os braços, desiludidos por nossas próprias tristezas e fracassos.
A vida irá passar da mesma forma, mas estaremos perdendo a oportunidade de mostrar que viver vale realmente a pena, quando a esperança não é pequena.
Não se relacione com alguém só pela beleza, pois ela é passageira. Busque alguém com caráter, personalidade e nobreza interior, esses atributos eternos que te ajudarão a ser uma pessoa cada vez melhor.
O valor de cada sentimento e virtude.
Só descobrirá o caminho da verdadeira alegria aquele que aprender a cultivá-la em meio às suas adversidades e sofrimentos.
Só descobrirá a verdadeira paz aquele que aprender a cultivá-la em meio ao seu caos e à perturbação interior, fazendo da paz o mediador emocional em todo o seu ser.
Só descobrirá a verdadeira fé aquele que, em meio às suas frustrações, fracassos e crises, aprender a cultivá-la no seu relacionamento íntimo com Deus, fazendo dela a força principal da sua vida espiritual.
Só descobrirá a verdadeira humildade aquele que, em meio à sua inquietude e ansiedade interior, aprender a cultivá-la para trazer equilíbrio e harmonia a sua vida na totalidade.
Só descobrirá o verdadeiro amor aquele que, em meio à sua desilusão e amargura interior, aprender a cultivá-lo para fazer dele a principal virtude que dará um novo significado e sentido às nossas vidas, onde ele será regulador emocional e espiritual.
Só descobrirá a verdadeira paciência aquele que, em meio à sua inconstância e insegurança, aprender a cultivá-la para extrair dela a força para aquietar e trazer esperança para sua vida.
Poesia: A Saudade Revela o Quanto Amamos
A saudade revela o quanto amamos. Se não sentimos uma profunda e intensa saudade de algo que perdemos, ou que pela transitoriedade do tempo se foi e deixou apenas as memórias daqueles momentos, certamente não amamos o suficiente.
O amor latente em nossa alma e mente é o que nos revela essa saudade que muitas vezes nos deixa carentes, sabendo que só temos o hoje e o amanhã não nos pertence.
Por isso, a saudade, essa emoção perpetuamente presente em nossas vidas, nos revela que a vida é para ser vivida intensamente. E nessa intencionalidade de nossa breve existência, devemos amar de forma incondicional, se queremos que as pessoas guardem recordações e saudades nossas em suas mentes.
"No decorrer de nossas vidas, compreendemos que, quando estamos guardados pelo amor de Deus, nos tornamos Seus filhos, e Ele, como um Pai amoroso, sempre nos conduzirá pelos caminhos eternos da Sua bondade e fidelidade. Assim, tudo o que fizermos prosperará, e poderemos ter uma vívida esperança de um futuro em paz e honrado."
