Saber Cuidar - Leonardo Boff
O verdadeiro sábio não é aquele que detêm todo o conhecimento. Mas sim aquele que todo o conhecimento que detêm, o aplica para conhece-lo por completo e assim se tornar cada vez mais sábio.
O sábio medita demoradamente em cada pensamento, para extrair dele o melhor proveito e contentamento. Enquanto o insensato arruína tudo com sua palavras, e revela os seus pensamentos aos quatro ventos.
Entre o caminho, do bem e do mal. Entre a verdade e a mentira, existe apenas um caminho a seguir e que nos conduz a paz e a alegria. E que é a razão de acordarmos bem a cada dia, a saber o amor e a graça de Deus, que sobre nós habita dia, após dia.
O verdadeiro sábio, não é aquele que a todo momento busca reter sempre o maior número de conhecimento. Mas sim aquele que a todo momento, busca praticar cada ensinamento que recebeu ao longo do tempo. E nesse mesmo período busca pratica-lo, sempre renovando a sua maneira de falar, agir e pensar.
Se buscarmos o bem e nos afastamos do mal, a honra e a prosperidade virão até nós. Mas se o nosso ser se inclinar continuamente para aquilo que é mal, a desgraça e a miséria nós alcançará tão depressa que mesmo com toda a capacidade não existirá nada que posso nos livrar de tamanha desgraça. Pois Deus conhece o coração daquele que é reto e humilde, mas o coração do soberbo sempre perecerá.
A diferença entre o bem, e mal. É que no bem existe vida, e vida com abundância. Enquanto no mal, apenas a morte, a destruição e a miséria. E assim, sempre que tivermos que escolher, devemos escolher a vida. Pois além dela existe não somente ela, mais a vida eterna nos esperando para sempre.
Na pluralidade de opniões que clamam nesse mundo, e que nunca param em nenhum segundo. Vemos o desespero e a paz, o ódio e o amor caminhando em uma via de mão dupla em nosso ser. E que nunca param de dizer, quando virá de fato a verdadeira vida e paz a cada nosso amanhecer.
Aqueles que abrem as portas para Deus, além de abri-las para a eternidade, também serão conduzido para paz, para alegria e a mais plena felicidade. Pois em Deus está a verdade, e a o caminho para o sentido da vida.
O RESULTADO POSITIVO NEM SEMPRE É ALGO BOM.
Caso você se submeta a um processo seletivo e diga que o resultado foi positivo, logo se vê que é algo bom, que tu foste aprovado, porém caso estejas enfermo e faça um exame para saber se a doença é grave e o resultado der positivo então é algo ruim.
Perceba assim que o resultado positivo para algo não necessariamente é algo bom. Então pare de acreditar que o resultado positivo de alguém será positivo para você, pois o bom para este alguém pode não ser bom para você.
Somente tu poderás saber o que é positivo e bom para você. Pare de olhar para os outros e olhe para si. Assim encontrarás para ti o positivo bom.
Chove bastante aqui dentro
Venta forte
Inverno-me.
Ao invés de praguejar
Varro as folhas caídas
Agradeço o beijo da brisa
E tento preservar os galhos
Até o meu próximo florescer.
Aquele que ama espontaneamente e faz o bem e que consegue ver o seu interior com os olhos da alma, e que da sua alma traz a alegria, a paz e a mais perfeita calma. Verá que olhar para fora de si apenas como um espectador jamais fará dele um vitorioso no seu interior.
Podemos buscar a excelência em toda a nossa ciência interior, mais jamais seremos excelentes em tudo, se primeiramente a paciência não nos levar a experiência. E a experiência a perseverança, e a assim a perseverança a maturidade para que sejamos supridos de toda sorte de virtudes, dons e talentos.
Aquele que sonha, e faz dele a essência da sua realidade. Nunca viverá a sua vida pela metade, pois quando se sonha, se vê com os olhos da fé as coisas que não são como se já fossem.
Se queremos ter sucesso, antes devemos definir bem o nosso progresso. Pois a excelência, e o sucesso são filhos da dedicação e disciplina e obstinação em cada progresso.
Aqueles que vivem introspectivos no seu próprio mundo, e que não conseguem olhar para fora de si. Não vão ver a maior e mais bela criação de Deus, que é o ser humano, que foi feito a sua imagem e semelhança. E que possui a natureza de Deus dentro de si, e que só pode ser percebi a compreendida com os olhos espirituais da fé.
O amor, como o centro de toda relação humana. E também como a vida que flui de cada relacionamento, e que gera vida onde não existe mais vida. Quando encontra abrigo em um coração sincero, e faz dele a sua morada. irá transforma-lo mais do que em mil anos de esforço e capacidade humana cético e sem entendimento.
Aqueles que vivem para amar, e perdoar e a cada novo relacionamento vivem cada momento não baseando-se no que podem fazer, mas sim na força do amor e do perdão de Deus. E que quando mais é liberado e manifesto, mais a graça de Deus se sobressai sobre suas virtudes. Veremos então que em cada relacionamentos que antes eram impossíveis de serem restabelecidos, serão novamente conquistados pela graça e amor de Deus.
Quando escolhemos o amor e o perdão, no lugar do ódio e da amargura e que geram em nós vida, e vida com abundância. Veremos que esse mesmo amor que é o princípio da sabedoria, e o vínculo com a perfeição. Jamais deixará que a graça que a cada dia vêm de Deus sobre nós, seja em vão.
A fé não nos confunde, antes nós trás um plena e profunda esperança. Sabendo que através dela podemos alcançar uma vida plena e abundante em todos os sentidos.
Aqueles que um dia foram tocados pelo amor de Deus, e experimentaram a sua bondade e graça. Verão dia, após dia que não existe mal que sempre dure, e que aonde abundou a maldade, superabundou o amor de Deus e a sua fidelidade para com todos em todo tempo.
