Saber Cuidar - Leonardo Boff
A arte de discordar é a mesma insanidade de saber viver temendo as ventas nebulosas de um ego maior.
Escolher-se
Escolher-me, não é recusar o mundo,
É abraçar-me inteiro, até o fundo.
É saber que flor nenhuma perfuma o jardim
Se não tiver raiz dentro de mim.
Não é sobre fechar a porta ao abraço,
Mas abrir o peito sem cansaço.
Porque só se dá com verdade e doçura
Quem bebe em si a própria ternura.
É saber-se digno do Sol da manhã,
Mesmo com a alma ainda meio vã.
É escolher a calma no meio da guerra,
Pra semear paz por onde se erra.
Escolher-me é um voto de amor à vida,
É cuidar da dor que ainda não foi ida.
É olhar-me com os olhos de Deus e dizer:
“Eu também mereço florescer.”
Não para ser ilha, mas ponte.
Não para erguer muros, mas fonte.
Porque o amor não nasce da ausência,
Mas da divina e humilde presença.
E então, quando o coração se acolhe,
O mundo inteiro também se recolhe,
Na mesma dança de ser e estar,
Pra juntos aprendermos a amar.
Vencedor não é só aquele que consegue o primeiro lugar no pódio. Vencer é saber agir com sabedoria e não com tolice.
Cada um tem uma dificuldade (saber) não jugue ninguém pelos seus erros porque ninguém saber o dia de amanhã.
Garotos
Os garotos deviam saber que ao contrario do que eles pensam, quando nós "meninas" estamos nos sentindo carentes, não queremos beijar e sim abarçar, sentir.
Quando dizemos que queremos ficar sozinhas é quando mais precisamos de alguém.
Que quando estamos quietas ao seu lado é quando mais queremos falar.
Que não queremos que noos bajulem com mentiras e sim que sejam sinceros, pois é isso que procuramos em um parceiro.
Eles tinham que saber que não queremos ouvir a frase "eu te amo" com frequência e sim que suas atitudes provem todo esse amor.
A ERA DE EROS
À você que tanto deseja saber a minha idade por desdém, por desprezo ou, simplesmente, curiosidade posso te dizer:
Tenho a idade do sol que todo dia penetra a sua janela a ti incomodar, mas que é luz e é vida;
Que sou anterior a terra, pois minha alma transcende o tempo e é essência do teu ser;
Que tenho a idade das estrelas, cada estrela que mirar no céu
Verá o brilho do meu olhar;
Que sou a criadora do vento que te alivia nos dias de calor, acaricia a tua pele e afaga os teus cabelos num leve sussurrar:
Que nasci a milhares de anos atrás e em algum lugar do passado fui o teu presente;
Que tenho a idade da rocha, que imóvel, muitas vezes, te viu chorar e , em silêncio, acolheu tuas lágrimas;
Que tenho a idade do amor que renova , multiplica e dividi todo o teu ser; ser que somado ao meu e explosão de paixão;
Mas se, mesmo assim, alguém persistir em perguntar, de dentro da minha tumba direi, através do vento a murmurar: tenho a idade da eternidade!
Da vida não quero muito,
quero apenas saber que
tentei tudo que quis, tive tudo
o que esteve ao meu alcance,
amei tudo que valia
e perdi apenas o que
não precisava e nunca foi meu.
Direitos Autorais de Iria Salete Horn e Denise de Lima Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License. Usa material do artigo da Iria Horn.
O melhor de tudo é saber que pertencemos um ao outro. Não importa em que circunstâncias nós nos encontramos, nossos corações sabem exatamente onde querem estar e, principalmente, quem querem amar.
