Saber Cuidar - Leonardo Boff
Tudo passa
Já, soneto alheio, me não fustiga
Saber que usa comigo só ilusão
Que inda nos teus versos abriga
As peripécias do sofrido coração
No tempo, que tudo tem versão
A mutação também terá cantiga
Amor é canto que não se obriga
Verás dissipar a tua enganação
Pois, se sabes que toda ternura
Por força há de mimar os planos
E tu negas o prosar com textura
Vela para tua retórica os enganos
Gozemo-nos já. Quero é aventura
Já que a poética se perde nos anos.
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
31 agosto, 2023, 16’19” – Araguari, MG
EMOÇÃO
Quando um sentimento se torna alado
Atado ao pensamento, ansiando mais
É hora de saber que há algo encantado
Que os suspiros vão ser tão especiais
O momento é aquele instante versado
Um tudo em um todo, de sentimentais
Gestos, olhares, o doce laço apertado
Do encontro que nos faz sermos reais
É o início. O cais. Sinais. Tudo perfeito
Aquele aperto que arde dentro do peito
Cheio de cheiro, de toque e sensação
E a cada sussurro a singular quimera
Onde a alma está em terna atmosfera
E o sentido a provar o que é emoção.
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
27 março, 2024, 14’44” – Araguari, MG
Divago sem saber para onde
Você motivou esse desencontro
Agora quer voltar a fonte
Ela já secou no meu silêncio
Ler você
Queria tanto ler o seu pensar!
Saber o quanto você me ama.
Ler você para te enfeitiçar...
Com esperteza te levar pra cama.
Lhe surpreenderia todos os dias,
Pois saberia o que desejas.
Agiria sempre com maestria,
Faria tudo sem que vejas.
Iria ler também o seu coração,
Ver em que pedaço dele eu moro.
Aí, te amaria com muito mais paixão...
Dessa forma te prenderia a mim,
Lhe compreendendo a cada dia.
Aí, o nosso amor, jamais teria fim!
Simplicidade
Simplicidade é uma conquista árdua através de muito trabalho... é saber até que ponto você pode aguentar essa dura vida... é o último estágio, até se alcançar a desejada sabedoria...!
Simplicidade tem como seus frutos a calma e a serenidade... não é um estilo qualquer, mas uma virtude suprema que busca alinhar a mente e o coração...!
Simplicidade não é um capricho, muito pelo contrário, é algo bem difícil... e a única maneira de se perceber essa conquista, é observar a sua prática diária...!
Nela você percebe ter todo universo a sua disposição e demonstra querer somente uma estrela... é como ter o oceano e se satisfazer apenas com uma onda a quebrar... é ter todas as opções plausíveis na vida e só querer um amor verdadeiro...!
Nela aprendemos que reconhecer os nossos erros não faz de nós menores, mas nos engrandece junto a quem está a nossa volta... aí, aprendemos que a felicidade é um sentimento simples...!
Nela percebemos que os assuntos mais importantes podem ser simples... e que todos querem a mesma compreensão, para melhor compartilhar mutuamente da beleza da existência humana...!
As coisas mais extraordinárias da vida são simples... a amizade, a felicidade, os bons momentos e o amor entre tantas outras coisas boas, que só são percebidas pelos mais sensíveis...!
As coisas simples desta vida repudiam a ignorância... repudiam a incredulidade, repudiam qualquer tipo de insanidade... e tem como referência a pureza...!
As coisas simples são naturais, são alimentos para a nossa alegria... a simplicidade é o segredo do sucesso... e com simplicidade tudo se conquista...!
Devemos gostar da simplicidade, da naturalidade e da atitude serena... devemos gostar de tudo aquilo que nos faz bem... quanto ao que nos surpreende negativamente, devemos excluí-los de nossas vidas...!
Devemos entender que a simplicidade é uma formula mágica que agrada qualquer ser humano... e a grandeza do caráter estar por traz dela...!
Devemos a tudo analisar para nossos gestos e ações serem simples... para nossas relações serem saudáveis.... e assim podermos dizer assim: eu vivo na simplicidade.
Amar é
Amar é se envolver com a pessoa certa
Como saber se não somos perfeitos
E só sonhamos com as coisas incertas
E quando amamos não vemos defeitos.
Devemos encarar de forma sincera
Exaltando sempre o que é certo
Sem nunca esconder o se detesta
O amor só é lindo quando é belo
Agindo com a consciência segura
Viajando nas asas da imaginação
Amor carinhoso não deixa dúvida
Aí permanecemos sem perder o chão
Em nossos devaneios porém alerta
Pois amar é mais do que a louca paixão
Saber viver
É preciso saber viver e se adequar
As situações que a vida lhe oferece
Nenhuma surpresa pode só assustar
Às vezes ela somente nos arrefece
Gosto das pessoas com jeito doce
Ignorantes eu não quero mais aturar
É preciso saber viver e se adequar
As situações que a vida lhe oferece
No dia em que você para vida acordar
Sentirá tudo o que hoje me entristece
As ingratidões são todas de amargar
Momento difícil que nunca enaltece
É preciso saber viver e se adequar
A vida é um aprendizado diário todos os dias nós temos novidades no campo do saber, porém, existem as tradições que nos prendem de alguma forma ao passado, enquanto no outro extremo existem as maléficas intenções de distorcer tudo de novo que aparece para manter a grande massa no tradicional cabresto. O mundo não progride mais rapidamente também, porque há bastantes pessoas desencantadas na questão do aprendizado esquecendo que a vida é um eterno aprender. A única garantia de vida possível que temos nos dias de hoje é o nosso avanço intelectual, sem ele não temos vida. O conhecimento é indispensável e nos dá certas garantias nesta sociedade cruel e desumana. Sem o saber não temos como nos defender nas adversidades. Quem pretende viver naquela rotina dos antigos sem nada aspirar, vai sofrer no futuro e quando mais precisar de apoio não terá, pois só a conquista do saber nos leva a um futuro mais sólido e a calmaria que tanto almejamos para velhice. Aprender é uma força para que as vitórias possam ser alcançadas e assim, os sonhos acontecerem na vida. Os adultos devem sempre orientar as crianças e mostrá-las as vantagens de estudar para aprender.
Mais que vencedor
Quando olho para trás
Sinto uma enorme tristeza
Por saber que fui covarde
Ao não suportar as tribulações dos justos
Quando olho para os lados
Vejo dúvidas que podem me influenciar
A desviar do caminho reto
E de agrado a Deus
Mas quando olho para frente vejo Jesus
Aí, compreendo a necessidade
De suportar as tribulações dos justos
E seguir a sua luz,
Não deixando que as dúvidas
Entrem em meu coração.
Ao ver Cristo preso àquela cruz
As mãos furadas e ensanguentadas do meu Jesus
Desejei negar a mim mesmo para ser seu seguidor
Procurando agir em conformidade com ele
Para assim poder dizer que sou mais que vencedor
O esquizofrênico
Sou ignorado, ninguém quer saber de mim, só recebo patadas a qualquer pergunta que eu faço, será meu destino ou impressão minha...?
Quando eu choro, choro com gosto... as lágrimas que rolam representam todos os meus sentimentos... a angustia provocada, pelos meus mais próximos, me levam as desilusões e tristezas sem fim...!
Sempre fui retraído nos meus relacionamentos, às vezes me enclausurava tentando fugir até dos mais próximos... minha vida sempre foi só...!
Só escuto as vozes dentro de mim, uma do bem e outra do mal... elas analisam tudo ao meu redor e assim eu não me sinto tão só...!
Quando sinto a dor que fere no profundo o coração, busco me apoiar nessas vozes... não sei por que, mas elas me completam...!
Quando criança eu tinha um meu amigo invisível como toda criança tem, mas elas crescem e eles vão embora, porque os meus sempre me perseguem... o que será que eu fiz para eles viverem dentro de mim...!
Com o passar dos anos sinto que as coisas estão piorando, vou perdendo o controle de tudo... a juventude está se findando, meus amigos da adolescência me abandonaram, meus conhecidos se mudaram, quanto a mim, eu continuo dentro do mesmo quarto...!
Eu não sei mais o que faço, se me relaciono não sou levado a sério, se me excluo sou maluco... é difícil abrir o coração nesta situação, é difícil sorrir quando se quer chorar e dizer tudo o que está guardado...!
Quando estou fechado num quarto escuro, percebo que as noites são longas e o sono não vem... os olhos contemplam tudo ao meu redor e os pensamentos são desconexos... depois de muito tempo a tortura acaba e o sono vem, mas é quase de manhã...!
Os dias parecem passar muito rápido, já são três da tarde e, eu estou tomando o meu café da manhã... parece que vivo no Japão, mas não se esqueça que eu peguei no sono ao amanhecer...!
Essa rotina não é correta, mas é a que me domina... felicidade, eu não sei mais o seu nome, alegria já foi há muito tempo embora... amigos nem como segunda opção eu posso mais ser mais, ninguém deseja viver com um maluco, maluco mesmo, é isso que você ouviu...!
Eu torço para que os anos passem rápido, pois a minha saída é a morte... quem sabe do outro lado eu seja mais feliz...!
Ou não...
Ser superior é ser ético
É saber seus limites
É amar e respeitar
É cumprir regras
É garantir o bem do outro
E o próprio
Até que...
Jovem é agredido por PM por ser minoria
Mulher é agredida por PM por ser mulher
E diversas atrocidades que acontecem
Por serem "superiores"
Quanto maior a altura
Maior a queda, Senhor!
Além das Aparências: A Verdade Sobre Mim...
Para uma boa convivência, é importante saber que valorizo o respeito mútuo, a comunicação clara e a empatia.
Se eu disser NÃO, é isso que significa, então, não insista. Minhas escolhas não têm indecisão, meus atos não são impensados, são sempre guiados pela intuição. Não preciso ouvir argumentos para saber sua intenção, portanto, mentir para mim para obter vantagem não é uma opção. Não presto ajuda, não dou conselhos ou opiniões a menos que sejam solicitados. Não faço uso de celular e, se alguém realmente precisar de mim, minha mentoria se encarregará de me colocar na hora e lugar que devo estar. Não tenho consideração por eventos em datas estipuladas pelo sistema, com exceção do Halloween, por isso, não participo de convenções sociais. Não comemoro aniversário; nascer todo mundo nasce. O desafio é vencer a si mesmo, então, se for para comemorar, que seja cada hábito ou vício dominado. Não compro alimentos no mercado, pois não há comida de verdade lá. A farmácia, para mim, está obsoleta; poderiam desativá-la. Em hospital, entro apenas para visitar. Não compro roupas e calçados por influência da moda ou opinião de terceiros, só compro se eu precisar e realmente gostar. Não vou a velórios, baladas, barzinhos, eventos religiosos, políticos, nem a jantares. Não como antes do dia amanhecer e nunca depois do pôr do sol. O melhor lugar para eu estar à noite é na cama. Não aceito que qualquer ser vivo, por menor que seja, tenha que ser sacrificado para que os seres humanos, que se intitulam racionais e evoluídos, possam satisfazer seus desejos primitivos de alimentação. Não como pão, margarina, comida feita com sal refinado, óleo de cozinha, trigo e derivados, guloseimas cheias de conservantes. Não tomo café com açúcar ou adoçante, leite, sucos ou refrigerantes. Não preciso de calmantes ou qualquer tipo de medicamento. Não gosto de televisão, pois tudo o que passa na tela é distração para atrasar a evolução e assustar com noticiários intimidador, como filmes de terror que já não assustam quando enxergamos de outra perspectiva. A manipulação coloca a sombra de um gatinho e nos faz acreditar que é um feroz leão. Não gosto de permanecer por longo tempo na multidão, de música alta com rompantes ou de palavrões. O desafio do desapego transformou todo o meu ser a ponto de eu não depender de nada e nem de ninguém para me sentir bem. Não há nada neste mundo material que eu possa querer, além da boa intenção. Não aceito barganha e jamais me envolvo em artimanhas e manipulação. Não tenho desejos mundanos, nenhuma ambição, por isso não tenho preço e não corro o risco de ser comprada ou corrompida. Tracei a linha do respeito e agora vivo do meu jeito, com integridade, na profundidade da minha alma, sendo quem nasci para ser
A Resposta da Oração
Toda oração tem uma resposta, Basta confiar e saber esperar! No início eu reclamei, fiquei com raiva, chorei, entristeci, Mas depois entendi que a separação no caminho Não foi para sofrer e sim aprender.
Cada lágrima, uma lição, Cada dor, uma preparação, Para um futuro de luz e renovação.
O tempo é o amigo sábio, Que nos mostra o propósito em cada provação, E nos guia com paciência Para onde nossos corações precisam estar.
Bem-vindo ao meu espaço digital. Se você encontrou meu perfil, talvez esteja buscando saber mais sobre minha existência. Então, preste muita atenção e não me julgue apenas pela aparência. Meu perfil não é apenas uma coleção de fotos; é um testemunho das mudanças e da evolução que moldaram minha vida. Aqui, você não encontrará lamentos, conteúdos de terceiros ou check-ins. Essas coisas são irrelevantes para mim.
Inspirado pelos grandes mestres, segui com determinação na jornada do autoconhecimento, e o desapego do mundo material transformou todo o meu ser. Hoje, vivo uma vida alternativa.
Minhas fotos e palavras são registros sinceros de experiências vividas, guardadas para a posteridade, imunes ao tempo. Cada publicação reflete a verdade da minha alma, com serenidade, sem medo do que vão pensar.
Se quiser entender minha jornada, leia as histórias e reflexões que acompanham as imagens. Elas são a verdadeira janela para minha alma.
Caminho das Almas
A vida inteira te procurei, sem saber onde te encontrar, Perguntei à Lua, ela disse: "os planetas vão te guiar." Foi então que busquei por Plutão, uma viagem de longe alcance, Mercúrio, teu regente, guiará teu coração em um doce enlace.
Nas estrelas, teu caminho vai brilhar, longo e sereno, Somando sete mais sete, teu destino revelado será, ameno. Com paciência e fé, sob a luz dos céus, Descobrirás teu amor verdadeiro, como flores no jardim de véus.
Enfrentando o Medo e Encontrando o Verdadeiro Saber
Em minhas experiências, precisei enfrentar um monstro chamado medo, que habitava uma caverna escura e fria, repleta de lixo cultural, religioso, político e familiar. Quanto mais fundo eu entrava, mais as sombras me envolviam. Mas a coragem me deu força para chegar ao outro lado, onde estava a fonte do verdadeiro saber.
Aqui, o princípio é fundamentado no amor e na sabedoria, que não é o mesmo que conhecimento. Eu me permiti conhecer Deus em todas as suas formas, e agora pertenço a mim mesma. Minhas considerações são as estações do ano, os elementos da natureza, os pontos cardeais, o sol e a lua. Eu cultuo apenas a energia de cada ciclo natural da vida.
Para mim, não existe mais distinção entre o mundo físico e o espiritual; ambos se complementam, e busco constantemente o equilíbrio entre eles. Meu universo gira em torno do amor, da arte poética, da música, da dança e da fertilidade. Em suma, tudo que diz respeito ao mistério da alma humana, onde a morte não tem lugar, pois compreendi que a vida é cíclica e reencarnatória.
Honro todas as raças, crenças e limitações, e não aceito invasões. Estabeleci em minha vida uma linha de respeito, agindo sempre com bom senso. Em qualquer circunstância, sigo minha intuição. Continuo a viver neste mundo imperfeito, mas agora à minha maneira, transitando pelo portal da viagem astral até o meu verdadeiro lar, no mundo espiritual. A vida possui inúmeras lições a oferecer, e somente estaremos preparados para uma existência feliz após compreendermos o processo da vida.
Saber não significa entender, assim como contemplar o oceano não ensina a nadar. Falar não significa sentir, do mesmo modo que descrever a chama não aquece o coração. E acreditar não significa viver na prática, pois a fé sem ação é como uma vela apagada em meio à escuridão.
A maior prova de fé surge quando o desespero ameaça consumir a esperança, no instante em que o caos e a dor parecem invencíveis. A experiência, por sua vez, nasce dos desafios enfrentados ao longo da jornada, esculpindo a alma como o vento molda a rocha. Cada saída encontrada torna-se uma cicatriz preciosa, marca de um aprendizado valioso.
O verdadeiro exemplo não está apenas nas palavras lançadas ao vento, mas na vivência autêntica daquilo que se pratica. A verdade que carregamos não se sustenta em discursos, mas na coerência entre o que acreditamos e o que realmente fazemos. No fim, mais do que falar, é preciso ser—pois é na prática que o espírito revela sua luz.
Além das Aparências: A Verdade Sobre Mim
Para uma boa convivência, é importante saber que valorizo o respeito mútuo, a comunicação clara e a empatia. Se eu disser NÃO, é isso que significa, então não insista. Minhas escolhas não têm indecisão, meus atos não são impensados; são sempre guiados pela intuição. Não preciso ouvir argumentos para saber sua intenção, portanto, mentir para mim para obter vantagem não é uma opção.
Não presto ajuda, não dou conselhos ou opiniões a menos que sejam solicitados. Não faço uso de celular e, se alguém realmente precisar de mim, minha mentoria se encarregará de me colocar na hora e no lugar que devo estar. Não tenho consideração por eventos em datas estipuladas pelo sistema, com exceção do Halloween; por isso, não participo de convenções sociais. Não comemoro aniversário—nascer todo mundo nasce. O desafio é vencer a si mesmo, então, se for para comemorar, que seja cada hábito ou vício dominado.
Não compro alimentos no mercado, pois não há comida de verdade lá. A farmácia, para mim, está obsoleta; poderiam desativá-la. Não compro roupas e calçados por influência da moda ou opinião de terceiros, só compro se eu precisar e realmente gostar. Não vou a velórios, baladas, barzinhos, eventos religiosos, políticos, nem a jantares. Não como antes do dia amanhecer e nunca depois do pôr do sol. O melhor lugar para eu estar à noite é na cama.
Não tenho títulos como vegana ou vegetariana, mas escolho viver sem consumir absolutamente nada de origem animal, pois existe outra forma de viver sem prejudicá-los. Além disso, quero que meu organismo seja apenas meu, sem carregar o sangue ou qualquer vestígio de outras criaturas. Quando Deus disse: "Domine o homem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre os animais da terra" (Gênesis 1:26), compreendi que o verdadeiro domínio não é exploração, mas consciência. Meu domínio se manifesta na escolha de não depender da vida de outras criaturas para sobreviver.
Não como pão, margarina, comida feita com sal refinado, óleo de cozinha, trigo e derivados, guloseimas cheias de conservantes. Também não consumo produtos geneticamente modificados, pois acredito que a alimentação deve ser natural, como a natureza a concebeu. Não tomo café com açúcar ou adoçante, leite ou refrigerantes. Não preciso de calmantes ou qualquer tipo de medicamento.
Não gosto de televisão, pois tudo o que passa na tela é distração para atrasar a evolução, assustando com noticiários intimidadores. A manipulação coloca a sombra de um gatinho e nos faz acreditar que é um feroz leão. Não gosto de permanecer por longo tempo na multidão, de música alta com rompantes ou de palavrões. O desafio do desapego transformou todo o meu ser a ponto de eu não depender de nada e nem de ninguém para me sentir bem.
Não há nada neste mundo material que eu possa querer, além da boa intenção. Não aceito barganha e jamais me envolvo em artimanhas e manipulação. Não tenho desejos mundanos, nenhuma ambição; por isso, não tenho preço e não corro o risco de ser comprada ou corrompida.
Rompi com o sistema do mundo físico e agora vivo de forma alternativa, guiada apenas pela verdade maior, a mesma do meu Criador.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp