Sabedoria Humana para Socrates

Cerca de 33599 frases e pensamentos: Sabedoria Humana para Socrates

A posse mata todo o encanto.

Acordar a criatura humana dessa espécie de sonambulismo em que tantos se deixam arrastar. Mostrar-lhes a vida em profundidade. Sem pretensão filosófica ou de salvação - mas por uma contemplação poética afetuosa e participante.

" A consciência não precisa ser negra. Basta que toda consciência seja justa, digna, ética, livre de preconceito, transparente e humana."

Viviane Andrade

Quem tira a vida humana, por maldade ou prazer, deixa de pertencer à raça humana, torna-se uma besta-fera e não merece viver.

"Sobre o que pensamos nas madrugadas? Dos ciscos às galaxias, tudo é relevante e igualmente necessário para chegarmos à conclusão nenhuma."

Não sei o grau de repercussão, mas sei que o pretexto é de exteriorizar as inquietações da conduta humana no processo de escolarização.

O objetivo final da ação é sempre a satisfação de algum desejo do agente homem. Só age quem se considera em uma situação insatisfatória, e só reitera a ação quem não é capaz de suprimir o seu desconforto de uma vez por todas. O agente homem está ansioso para substituir uma situação menos satisfatória por outra mais satisfatória.

A onisciência é negada ao homem.

Ter uma conduta honesta e saber respeitar as regras da vida são tarefas diárias que contribuem para a elevação da capacidade humana.

Uma visão da natureza humana que ignore o poder das emoções é lamentavelmente míope. A própria denominação Homo sapiens, a espécie pensante, é enganosa à luz do que hoje a ciência diz acerca do lugar que as emoções ocupam em nossas vidas.

A natureza é injusta. A justiça é uma invenção humana. Um nasce inteligente e o outro burro. Um nasce atlético, o outro aleijado. Quem quer corrigir essa injustiça somos nós.

Há pessoas que tem mania
de perseguição!
Se acham detentoras da verdade
e só pregam a bondade,
sendo sempre as injustiçadas.
Veem maldade em tudo,
achando-se acima do bem e do mal,
verdadeiras deusas em foma humana.
Acreditam que além delas,
todos são infelizes.
E pior do que isso é Deus sendo
colocado no meio como avalista.
Esquecem que Ele é amor e a tudo vê,
que não julga e nem condena .
ELE promove a paz e não a guerra,
cura as feridas e não machuca.
E se há maldade no mundo
não é pelas mãos d'ELE e sim
por essas pessoas que
se acham tão perfeitas e no direito
de sair julgando a todos.
Acredito que já está passando
da hora de acordar e ver que ninguém
é o centro do universo
para ser motivo de tanta perseguição.
E se muitas vezes o que se é falado
serve como chapéu, sinto muito.
Como diz o ditado :
"O Bom julgador por si,se julga."

⁠A história inteira não é senão uma transformação contínua da natureza humana.

Karl Marx
A miséria da filosofia. São Paulo: Global Editora, 1985.

Admiração x Inveja

Afortunadamente, porém, há na natureza humana um sentimento compensador pelo sentimento da inveja, chama-se admiração. Todos os que desejam aumentar a felicidade humana devem procurar aumentar a admiração e diminuir a inveja.

"É perigosa ilusão viver-se preocupado em trocar o verbo SER pelo TER.
TER é transitoriedade que passa correndo, sem deixar marcas de sua presença. Melhor, muito melhor, é o verbo SER que, este sim, essencializa a permanência dos valores maiores da personalidade humana - os espirituais e morais.
SER é essencial. TER é acidental.
Preocupe-se sempre em ser bom, justo, feliz. Isso é muito mais importante do que viver preocupado em ter, em somar, em multiplicar.
Deus é a Vida. Deus não tem vida."

Olhar diferente

"A maldade humana olha
os teus defeitos de acordo
com a vontade dela, escolhendo
sempre o que melhor lhe apraz.
Deus a tudo ve.
Mas para a maldade humana, a
vontade Dele nunca vai de acordo
com o que a satisfaz.
Entre os dois, procure ver a
verdadeira.
Entre as duas, busque a que melhor
conduz a caminhos justos para serem
trilhados, maneiras certas de levar
auxílio e justiça.
Vida que vive e deixa viver."

Roldão Aires

Membro Honorário da Academia Cabista de Letras Artes e Ciências
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U B E

Todas as religiões são criação humana equivalentes e por conveniência pessoal e pelas circunstâncias escolhemos uma.

A mente humana é semelhante à mente divina. A mente humana através do se reconhecer limitada pode descobrir a verdadeira face de Deus. Se olharmos Deus com amor veremos que ele nos olha amorosamente, se olharmos Deus com ira veremos que ele também nos olha irado, se olharmos alegremente para Deus ele também nos mostrará seu rosto alegre. A nossa mente é uma lente que dá cor às coisas que observamos.

Ao colorir a dor, usei a aquarela do coração, me surpreendi com tantas cores fortes e vibrantes, que me chamaram atenção, além das suaves e calmas, que sucumbiram as cores cinzas e tristes da alma. Nessa controversa, atualizei o obscuro do espírito, a compreender que a vida se regula entre o que tenho e o que me falta.

A vida humana, pois, passa-se toda em querer e em adquirir. O desejo, por sua natureza, é dor: sua realização traz rapidamente a saciedade: o objetivo não era mais que uma miragem; a posse mata todo encanto; o desejo ou a necessidade de novo se apresentam, sob nova forma: se não, é o nada, é o vazio, é o tédio que chega.