Sabedoria Humana para Socrates
Não pela primeira vez na minha vida, eu queria poder fazer meu cérebro desacelerar. Forçá-lo a funcionar na velocidade humana, pelo menos por um dia, uma hora, para que eu não tivesse tempo de ficar obcecado de novo e de novo pelos mesmos problemas sem solução.
A PANDEMIA CORONAVIRUS NOS FAZ INCLINAR A UMA REFLEXÃO:
O DIA QUE A RAÇA HUMANA NÃO TEMIA
A raça humana extrapolou, perdeu o seu rumo enquanto criatura divina, invadiu o espaço não permitido pelo criador, enquanto ser humano, arruinou a sua essência deixando se levar pela vaidade, arrogância, orgulho, inveja, avareza, prepotência e poder, escolheu a indiferença como forma de viver, perdendo de forma trágica a faculdade de compreender emocionalmente os objetos, as coisas e as pessoas que lhe arrodeiam.
Chegou ao ápice de forma tão absoluta capaz de tratar gente como animais e os animais como gente, é o que se ver no dia a dia, seres humanos dormindo sem roupas no frio embaixo das marquises, enquanto animais cachorros e gatos dormindo no conforto e trajando roupas de grifes a passear em grandes shoppings. Enquanto pessoas sem salários, sem educação e sem saúde passam fome e morrem todos os dias, outras gastam com animais valores que superam o salário mínimo com rações caríssimas, clínicas veterinárias e pet shop toda semana. É o tempo das injustiças, enquanto pobres e negros sem nada a dever estão presos em jaulas, ricos e brancos gozam em berço esplendido os frutos das suas canalhices, é o tempo do egoísmo, da ganância por ter, ser e poder. As ideologias mudam a cada momento o conceito de tudo, as tecnologias avançam de forma desenfreada, a família, primeira instituição instituída pelo criador perde de forma vergonhosa o seu conceito, a raça humana, zombou de Deus, blasfemou contra o criador, capaz de desfigurar a pessoa de JESUS, O SALVADOR DO MUNDO em uma escola de samba, e assim o ser humano vai seguindo sua vida de acordo as suas paixões até chegar O DIA QUE A RAÇA HUMANA NÃO TEMIA.
É... a raça humana não temia que um dia a nação (Estados Unidos) mais poderosa do mundo, com todas as suas autoridades, prepotência e arrogância, bem como os países Africanos sem proteção social tivessem que se inclinar e bater continência para um agente infeccioso que não mede mais que 20-300 nm de diâmetro, a raça humana não temia que um dia todo ser humano seria tratado de forma igual por um agente infeccioso de tamanho tão insignificante, a raça humana não temia que um dia, um bairro inteiro com prédios arranha céus, onde só moram pessoas de classe alta, com as luzes acendendo e apagando de seus apartamentos dirigido por um maestro fosse capaz de soltar mais de 5.000 mil vozes cantando: “(...) porque Ele vive, posso crê no amanhã, porque Ele vive, temor não há, mas eu bem sei, sei, sei... que a minha vida, está nas mãos de meu jesus que vive está...” A raça humana não temia que um dia o Complexo do Morro Alemão onde engloba os bairros do Complexo do Alemão, Brás de Pina, Cordovil, Jardim América, Olaria, Parada de Lucas, Penha, Penha Circular e Vigário Geral composta por uma área de 31,92 Km², 54 favelas, com população de 167.000 mil moradores na maioria vivendo em condição sub-humana, (PALCO DE TANTO SANGUE DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES, JOVENS E ADULTOS DERRAMADO) fizesse um coral de mais de 100 mil vozes e em uma bela noite com as luzes de suas casas apagando e ascendendo fosse capaz de cantar: “(...) porque Ele vive, posso crê no amanhã, porque Ele vive, temor não há, mas eu bem sei, sei, sei... que a minha vida, está nas mãos de meu jesus que vive está...”.
Diante desta pandemia que assola a raça humana, faz-se necessário fazer uma reflexão voltando-nos para dentro de nós mesmos e, para isso quero trazer à colação, um versículo bíblico escrito pelo salmista Davi Rei de Israel que com sapiência escreveu: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a terra”. A passagem bíblica demonstra de forma clara a grandeza e a soberania divina sobre todas as nações.
Escrevendo este texto, me vem à tona algo que li: “dormimos em um mudo e acordamos em outro, Disney não tem mais a magia, Paris já não é mais romântica e quem tem boca não pode ir mais a Roma; em Nova Iorque todos dormem e a muralha da China não é mais fortaleza, abraços e beijos tornam se armas, e não visitar pais e avós torna-se um ato de amor. De repente se descobriu de forma obrigada que o poder não tem tanto valor e que o dinheiro não tem tanto poder”. O DIA QUE A RAÇA HUMA NÃO TEMIA, ser proibido de abraçar e beijar um filho, um irmão, um pai ou uma mãe, os avós, um amigo, um colega, um ser humano.
O DIA QUE A RAÇA HUMA NÃO TEMIA, receber a ligação de um amigo dizendo: caro amigo está em casa¿ queria ir ai te ver, te dá um abraço, mais nunca nos vimos, e o amigo responder: infelizmente não posso receber visita.
Prof. Geziel Moreira Jordão
A morte faz parte da nossa condição de humanos. Nós somos uma mescla de vida e morte e ambas confundem-se em nós. Aprender a viver é aprender a morrer. Quando assumimos nossa condição mortal tendemos a estimar mais a vida que temos. A morte nos faz desejar viver mais e melhor.
Não existe certo ou errado, bem ou mal, nem a verdade, nem amor ou ódio, nem mesmo o tempo que conhecemos. Tudo é uma construção humana... Determinamos que na vastidão do universo sempre haverá equilíbrio e caos. Um buraco negro pode ser um equilíbrio ou só destruição, mas simplesmente acontece.
Vivemos em um mundo onde a extinção da raça humana é a melhor definição de progresso que faz algum sentido para mim
Quanto mais me aproximo de Deus, mais fico espantado com a maldade que ainda há dentro de mim, mesmo depois de tudo em que Ele já transformou quando nasci de novo, e não foi pouco.
...Enquanto a superficialidade imperar sobre nossas ações, continuaremos vivendo diariamente nessa ânsia de encontrar algo intenso e profundo... O desejo é movedor da ação humana, segundo Freud. Por isso, faz-se necessário a “intensidade” e a “profundidade” . Mergulhe em territórios desconhecidos, sem medo, sem pressa. Não se preocupe(...)caso você afunde a culpa não foi sua...Lembre-se: sempre haverá um novo dia, um novo recomeço. E se não houver? Bom. Aí você pode se orgulhar, sua autenticidade e congruência serão lembrados pelos que ficaram.
Texto de: @psicologa_isabellemarques_ Frase de: Carl Gustav Jung “QUALQUER ÁRVORE QUE QUEIRA TOCAR OS CÉUS, PRECISA TER RAÍZES TÃO PROFUNDAS AO PONTO DE TOCAR OS INFERNOS”. (Jung)
É bom sabermos que somos passiveis de erros e certos, que não somos nem melhor nem pior do que ninguém, que podemos ser ricos, mas também ser pobres, na verdade não é isso o que realmente importa, mas o que importa de fato é que com somos capazes de fazermos o que queremos, de ser o que queremos, mas o mais importante mesmo, é poder aceitar a condição de sermos imperfeitos e por esse mesmo motivo talvez sejamos tão capazes de sermos felizes.
Não se engane com a desfaçatez humana, pois ela pode ser subversiva, discriminatória e principalmente pode ser até contraditória há justiça humana.
Consciência humana em respeito ao próximo; consciência humana em respeito ao semelhante; consciência humana em dignidade ao outro; consciência humana ao negro, ao pardo, ao branco, ao índio, ao afrodescendente, ao homossexual, ao hétero... Consciência humana em afeto as minorias, as classes, as maiorias... Consciência humana em afeto aos leigos, aos cultos, aos inocentes, aos afortunados de saberes... Consciência humana a todos, e não, a alguns como forma de vitimismo ou afins. Consciência humana, sempre.
"A aventura humana de pensar, refletir, perscrutar, descobrir, imaginar, criar... Simplesmente não encontrei uma palavra para expressar a caminhada e as ações desta espécie...
Fazer parte da espécie humana é um destino glorioso, mesmo se nossa espécie se dedica a muitos absurdos e comete muitos erros terríveis: apesar de tudo isso, o próprio Deus gloriou-se de vir a fazer parte da espécie humana. Parte da espécie humana! E pensar que essa percepção, que é um lugar comum, pode subitamente parecer uma notícia de que você é o detentor do bilhete que ganhou o primeiro prêmio na loteria cósmica.
Reflexões de um espectador culpado, Thomas Merton
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho
- Frases de Sócrates para refletir e inspirar
- Mensagens de otimismo emocionantes que inspiram sabedoria
- Frases de Sabedoria
- Frases de grandes pensadores que inspiram reflexão e sabedoria
- Pensamentos de Sócrates
- 53 poemas sobre a vida que trazem sabedoria