Sabedoria de Amar
Aqueles que aprenderam a amar de uma maneira intencional, incondicional e espontânea. Vão compreender que ele é a razão da nossa cura emocional, e interior, e também do sucesso em cada relacionamento.
Pensamos que vivemos, mas por medo, deixamos de viver. Temos medo de amar, perdoar, arriscar, se doar, acreditar, errar... e mesmo quando uma luz de felicidade surge no horizonte, tememos tanto perdê-la, que optamos por nem sequer encontrá-la.
Deus não deixou de amar as pessoas, mas foram as pessoas que deixam de ama-lo. Deus nunca abandonou cada um delas, mas cada um delas procurou seguir o seu próprio caminho, e as inclinações do seu coração. E por isso, tem a sensação e a impressão de que Deus não se importa com elas.
Amar e perdoar, não é apenas um direito, mas sim um dever se estamos comprometidos e intimamente envolvidos com os valores e princípios da Palavra de Deus.
O segredo da excelência, está relacionado com a nossa capacidade de amar ao nosso próximo como amamos a nós mesmos. E assim, nessa doação mútua de amor nós veremos que quando manifestamos ele, somos edificados e transformados a cada momento do seu agir mais do que uma vida inteira mentiras e hipocrisia.
O verdadeiro sábio, é aquele que decide amar e fazer o bem, independente das situações e adversidade da vida.
Amar só fará sentido, quando aprendermos a sentir através da graça, da misericórdia e do perdão de Deus a dor de cada pessoa ao nosso lado. E assim, aprendermos a nos doarmos integralmente através de um amor incondicional e sem esperar nada em troca.
Nós só aprenderemos a amar de verdade quando compreendermos o quanto nosso amor é, muitas vezes, condicional, seletivo e meritocrático. E quando deixarmos de lado todas essas coisas, aprenderemos que amar é simplesmente doar tempo de qualidade, com palavras de afirmação que tornam o amor, a cada momento, mais perfeito.
"Antes de abrir a boca, ame primeiro em silêncio. Quando você amar verdadeiramente, descobrirá que o amor dá sentido e poder de curar a cada palavra que você expressa."
O amor é uma caminhada solitária, se você deseja amar como Jesus amou. Você terá que passar por tudo que Ele passou e ainda dizer: "Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem." Pois o verdadeiro amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
Se queremos aprender a amar e perdoar, a a maior lição que devemos aprender é que o amor suportar todas as coisas de uma forma incondicional, imparcial e cheio de misericórdia e como uma benignidade que tem empatia pelo sofrimento alheio.
"Quando compreendermos que, na verdade, não sabemos o que é amar, então começaremos a trilhar o caminho para conhecê-lo em sua essência. No momento em que reconhecermos que precisamos do amor assim como do ar que respiramos, e o buscarmos de todo o nosso coração, com toda a nossa alma e entendimento, ele se revelará a nós e transformará completamente nossas vidas."
Quando aprendermos a amar espontaneamente, incondicionalmente e de maneira imparcial, resolveremos um dos nossos maiores problemas: a dor da rejeição. Essa dor nos destrói aos poucos, pois muitas vezes amamos quem nunca nos amará de volta ou nos dará a verdadeira reciprocidade afetiva.
Antes de querer ajudar a algúem, ajude a si mesmo. Antes de amar alguém, ame a si mesmo, e assim você irá compreender que a responsabilidade está em primeiro lugar em você, e não no outro.
*"Ninguém nunca terá amor as coisas ou aos animais, porque só é possível amar as pessoas e à Deus"*
AuGuStO SoUtO
A coragem e a ousadia que dar o primeiro passo.
Só amou um dia, quem ousou amar.
Só ganhou, quem um dia ousou perder.
Só Venceu quem um dia, ousou não desistir.
Só sentiu uma profunda alegria, aquele que ousou vencer a tristeza.
Só Prosperou na vida, quem ousou passar pelas adversidades de vida e prevaleceu.
Só teve paz quem, ousou luta contra os seus sentimentos doentios e prevaleceu.
Só Teve esperança, quem lutou contra as incertezas e intemperes emocionais da vida e prevaleceu.
E por fim, só vive a verdadeira vida aquele que aprendeu que só se vive uma vez, e que casa chance nela é única e Insubstituível.
Nada destrói mais o emocional de uma pessoa, do que viver sem propósito, e amar sem intencionalidade e intensidade. Pois, o amor é o vínculo com a perfeição.
"Nada dói mais do que amar e não ser amado, respeitar e não ser respeitado, fazer o bem e receber sempre o mal em troca. Por isso, quando for fazer algo, faça-o primeiramente sabendo que Deus lhe dará a recompensa devida, e por fim, não espere nada em troca, pois ninguém pode dar o que nunca recebeu; cada um só pode dar o que tem."
"Quando você amar, que esse amor seja proposital, intencional e incondicional. Para que ele não volte vazio para você, mas crie na pessoa que você está amando, uma realidade de afetividade e carisma a ponto de ela se lembrar de você por toda a vida.".
