Rubem Alves Saudades
Se o Brasil ainda não teve nenhum caso de coronavírus, provavelmente depois do carnaval terá. Este não é o melhor momento para se fazer carnaval.
Fiquei sabendo que muitas pessoas estão estocando até alimentos em casa por causa do coronavírus. Isso também aconteceu na greve da polícia. Isso não é precaução, o nome disso é avareza. O avarento deveria entender que ele não é melhor do que ninguém no mundo, que estamos todos no mesmo barco, e que todo mundo precisa das coisas tanto quanto ele. Se tivermos que passar dificuldades, passaremos juntos. Que graça tem você estar abastecido de tudo e vendo o outro sem nada, heim? Pra quem se diz cristão, deveria saber que a avareza é um dos sete pecados capitais. E sendo cristão ou não, isso é extremamente mesquinho e desumano.
Pra quem não sabe, ou ainda não entendeu: o vírus sofreu uma nova mutação, se transformou numa outra versão dele mesmo, se essa modificação aconteceu naturalmente ou não, eu tenho cá minhas dúvidas, mas ele continua sendo Coronavírus, que agora causa a doença chamada COVID-19. Nas versões anteriories, descobertas na década de 60, o coronavírus humano também foi responsável por doenças respiratórias.
Adiar o carnaval, ou qualquer outra grande festa, para se prevenir contra o coronavírus é uma questão de responsabilidade social. Mas me parece que aqui ninguém se preocupa muito com isso, não. Talvez o Brasil esteja suficientemente preparado para enfrentar a Covid-19 e evitar uma pandemia.
Ao longo do caminho, por mais que esteja tudo dando certo, o inimaginável pode ocontecer com qualquer pessoa. Não espere o inesperado, mas caso aconteça tente não se apavorar.
Se é preciso sermos ameaçados de multa, e até de prisão, para que protejamos a nós mesmos e aos nossos entes queridos contra um vírus altamente contagioso e agressivo, então, é sinal de que estamos mal, estamos indo de mal a pior. Não apenas na saúde, mas como pessoas também.
Ignorar o isolamento, numa pandemia altamente contagiosa, rapidamente mortal, e que ainda é desconhecida pela ciência, ou seja, sem tratamento adequado, é o mesmo que brincar de roleta russa com a população vulnerável à ação do patógeno.
A memória salva quase tudo. A memória guarda quase todas as coisas. Mas é o coração que sabe o que ou quem valeu a pena; e ele sabe muito mais sobre você do que ela.
Eu me ferrei todinha por seguir alguns conselhos de minha mãe, mas a maioria deles ainda tá valendo.
Você não precisa gostar de mim porque eu o trouxe a este mundo. Você não precisa gostar de mim só porque eu sou a sua mãe. Quero que você goste de mim pelo o que eu sou, pelo o que eu, realmente, represento para você, e vice-versa. Eis o nosso antigo lema.
Dizem que a nossa idade não é aquela que está registrada nos documentos, e sim a que a gente sente que tem; se é assim, acredito que biologicamente eu já esteja beirando os meus noventa anos, mentalmente oscilo entre zero e três mil anos, e cronologicamente me dão dez anos a menos, mas eu acho exagero. E você, quantos anos você sente que tem hoje?
Há uma metáfora hindu que diz que quando dois elefantes brigam, quem sofre é a grama; e isso também vale tanto para a política quanto para os pais.
Quando a comida sai das cozinhas residenciais e passa a virar competição na TV, indica que algo muito estranho pode estar acontecendo e deve ser avaliado (e bem) pelas famílias e pelos telespectadores.
Morrer já é uma merda, pior ainda se aqueles a quem prejudicamos aqui na Terra estiverem nos esperando, cheios de ódio e de vingança, lá no além. Já pensou nisso?
