Riqueza
O oceano azul de possibilidades se encontra no profundo e não no razo. E para encontrá-lo basta nadar nos lugares que ninguém quer..Seu tesouro se esconde por lá.
(Wélida Vieira)
Por que? Porque você persiste em me olhar dessa maneira, de maneira crítica, arrogante, como se tivesse inveja e desejasse algo que eu nunca tive?
Eu não queria viver como um estranho, como um vagabundo no país de outra pessoa. Eu não queria viver entre pessoas cuja língua eu não falava e cuja riqueza permitiria que elas me desprezassem e me tratassem com condescendência.
A escassez é um indutor da criatividade e inovação.
Nas montanhas da Bolívia, vi paredes construídas com Adobe.
Em Minas, professor transforma terras em tinta, para atender comunidade quilombola.
Sucatas são transformadas em material para robótica por educadora.
A falta de dinheiro não pode te paralisar.
Lua, senhora da noite
de marcante presença
por tua beleza de grande porte,
do céu, és uma grande riqueza.
De fato, há uma diferença entre "possuir dinheiro" e "amar o dinheiro", como muitos cristãos defendem. No entanto, na prática, separar essas duas coisas é muito difícil. São poucos os que conseguem...
Atualmente, a mídia promove fortemente a ideia de enriquecer e alcançar o sucesso. Muitos cristãos se lançam nessa busca frenética pelo sucesso financeiro, muitas vezes sem a estrutura ou a personalidade necessárias para lidar com a riqueza. Assim, acabam esquecendo os ensinamentos de Jesus sobre os ricos e as advertências de Paulo sobre o desejo de ser rico e o amor ao dinheiro.
Se alguém me oferecer um milhão de dólares para cada culto dominical que eu perder na Casa do Senhor, eu aconselharia o meu investidor a dar tudo para os pobres, porque Deus é a minha riqueza.
Cheguei a conclusão que o dinheiro compra amor, mas, naquelas pessoas que são ambiciosas, avarentas que se vendem e se entregam na luxúria e lascivia em troca de bem estar financeiro e conforto. Não deixa de ser uma prostituição passiva.
Onde a ganância permeia, em consequência de breves prazeres de uns, a miséria se estende pela vida inteira de outros.
Ai, quem se opusera ao tempo,
se houvesse força bastante
para impedir a desgraça
que aumenta de instante a instante!
E a vida, em severos lances,
empobrece a quem trabalha
e enriquece os arrogantes
Se teu tesouro estiver sobre a superficialidade da pele, encontrarás as riquezas passageiras do prazer, mas se teu tesouro estiver sob a profundidade do coração, encontrarás as eternas riquezas da alma e serás feliz.
" Não posso me esquecer, ou melhor, ainda me lembro, dessas perfumadas palavras:
'Fica sempre
um pouco de perfume
nas mãos que oferecem rosas
nas mãos que sabem ser generosas.'"
"Quantas vezes temos a sensação de que nada parece dar certo em nossa vida? E não poucas vezes costumamos questionar a nós mesmos e a Deus o porquê de sermos bons e termos uma vida tããão difícil, enquanto que as melhores coisas acontecem com quem, a nosso ver, não vale o pão que come, não é mesmo? Se você estiver num desses momentos, lembre-se de que, quase sempre, o demônio seleciona as presas mais fáceis no intuito de afastá-las ainda mais de Deus."
