Reforma
É preciso que as classes trabalhadoras percebam a real necessidade de uma reforma intelectual e moral.
A consciência não deve ser ofuscada pelo marketing alienante.
Após a reforma de um dos nossos maiores pontos turísticos; o Cruzeiro. Sugiro refletores que iluminem a serra da bica à noite.
Temos partidos políticos destroçados. Instituições que estão anacrônicas, antiquíssimas. A reforma política não aparece no horizonte e a classe política está mais preocupada com os seus privilégios do que com o bem-estar do país."
Tem gente que nunca trabalhou, dando opinião sobre a reforma. E quem trabalha desde os 12 anos diz o que?
É inútil discutir reforma prisional com uma sociedade que priva um pássaro da liberdade, prendendo-o em uma gaiola, com o único intuito de ouvi-lo cantar.
A Reforma Protestante
Hoje, estamos lembrando e celebrando a Reforma Protestante iniciada em 31 de outubro de 1517, por Martinho Lutero.
Um século antes de Lutero, João Huss (1369-1415), natural da Boêmia, liderou também um movimento de reforma religiosa na Europa, mas foi condenado à morte por isso. Hoje, na cidade de Praga, na atual República Tcheca, há um importante e famoso monumento que registra a memória da morte de João Huss, queimado vivo, em praça pública, em 1415. O epicentro da ação reformista de Lutero foi à Alemanha, especialmente a cidade de Wittenberg, onde, na data de 31 de outubro de 1517, ele fixou, na porta da Igreja do Castelo, suas 95 teses, convidando o povo e as autoridades da Igreja Católica para um debate acerca de suas proposições.
Muitos pensam que foi Calvino e os calvinistas que realizaram a reforma, mais isso não passa de mais uma fake news calvinista. Quando Lutero e os seus companheiros de Wittenberg iniciaram o movimento da reforma, Calvino tinha 08 anos de idade. Portanto, não foi Lutero e os reformadores que aderiram a Calvino, mas Calvino e os calvinistas que aderiram à reforma. O calvinismo é apenas uma ramificação extremada e desajustada da reforma protestante.
Os personagens mais proeminentes do movimento da reforma são: John Wycliff (1325-1384), John Huss (1372-1415), Jerônimo Savonarola (1452-1498), conhecidos como pré-reformadores, que combateram irregularidades e imoralidades do clero católico romano. Martinho Lutero (1483-1546) foi o mentor da reforma e quem a colocou em curso, juntamente com Filipe Melanchton (1497-1560), Johannes Brenz (1499–1570), Johannes Bugenhagen (1485–1558) e muitos alunos e anônimos de Wittemberg!
Não se deixe enganar, todos nós, evangélicos e protestantes do século XXI, somos de uma forma direta ou indireta, filhos e filhas da Reforma Luterana do Século XVI, que se originaram do movimento inicialmente liderado por Martinho Lutero e os seus companheiros de Wittemberg no Século XVI.
Pense nisso e ótimo fim de semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
No Brasil, quanto mais se discute e reforma a educação, menos eficiente ela se torna. A sociedade, as famílias devem discutir educação. Os legisladores devem discutir formação e instrução. Discutir educação tendo a política e a economia como referências induz ao caos.
Estilo pessoal é isso, um tira daqui põe dali, uma reforma aqui e acolá para se adequar ao nosso "eu" presente, preservar nuances do passado que nos fazem bem e tudo isso sem desviar os olhos do futuro, da construção da nossa melhor versão!
O nosso interior é igual a nossa casa todos os dias temos que fazer uma limpeza e sempre reforma-lá.
O nosso coração e o nosso interior é do mesmo jeito faça isso desapegue do que não te faz bem confie em vc seja mas vc.
Vc é única(o) e Iluminada(o) Deus é a sua maior motivação.
Bom Dia
Numa continua reforma
Em busca de harmonia plena
Elevo minha esperança divinamente
Pra livrar do medo que me condena
Voando nos pensamentos!...
Depois de bastante tempo e dinheiro gastos, ao final das reformas notava-se gratificantemente as belas, funcionais e agradabilíssimas mudanças alcançadas naquele aprazível ambiente familiar.
Aparentemente, bem menos na acachapante mesmice das relações conjugais e familiares.
O que vem confirmar que nem sempre as agradáveis - ou desagradáveis - aparências pessoais ou prediais, refletem o que realmente vai pelo íntimo das pessoas ou pelo interior das habitações.
O fato é que visto de longe ou superficialmente, sem quaisquer envolvimentos pessoais da parte de quem assim observa, tudo tende a parecer belo e maravilhoso.
E não é assim que vemos a Lua? Aliás, até hoje me pergunto como seria a vida conjugal e familiar dos habitantes daquela charmosíssima casinha branca no altinho da colina, que eu avistava de dentro do ônibus a caminho da Bosch, nos meus bons tempos de cidadão deveras deslumbrado, enquanto amorosamente entusiasmado e produtivo.
Naturalmente, nunca me aproximei daquela magnífica casinha branca... mas ela jamais saiu dos meus pensamentos.
Assim também me ocorre em relação a algumas pessoas, que então (de longe...) eu mesmo faço questão de vê-las como um xodozinho de gente. Mas seriam mesmo assim, na fria ou acalorada realidade?
Incrível como as maiores pedras do caminho da gente são as mais respeitadas e admiradas enquanto apenas equidistantes e misteriosas, mas certamente e quase naturalmente rudes, grotescas e bastante ameaçadoras se vistas em detalhes, bem de pertinho...
Ah, aquela misteriosa e talvez por isso mesmo tão charmosa casinha branca acima referida, está no meu livro Pensamentos Alados, lançado justamente com a ajuda da Robert Bosch em Curitiba, na virada do milênio. Só não sei dizer onde ele esteja hoje, tomara um exemplar dentro dela mesmo... Pois quem poderia entender completamente a vida, se apenas vista superficialmente, e não vivida abundantemente?
Mas que a Lua Cheia é linda, isso é... Embora algumas vezes pareça-me umtantoquanto pedregosamente avermelhada e ameaçadora, quando esporadicamente consigo vê-la em detalhes, e então tristemente liberto das minhas ilusórias e enfraquecedoras paixões...
Armeniz Müller.
...Oarrazoadorpoético.
Será que precisamos de reforma?! Reformular é mudar os métodos, é tentar readaptar fatores para o êxito em algo. Reformar é dar nova forma. O evangelho está intacto desde sua origem e não precisa de um novo molde. Podemos dizer que a reforma pode ser na mente, nas atitudes, na caridade, no amor. Mas não no Cristo, na Igreja e em seu Evangelho. Todos os grandes reformistas tiveram que tocar em princípios políticos, morais ou sociais. Lutero por exemplo teve suas cartas lidas por Hitler, o qual era seu grande admirador, de tanto teor político.
Reforma sim, em nós, no caráter, mas não nos fundamentos.
O Brasil precisa mais de uma reforma do judiciário do que das coisas que movem esse país, como fé, café e cocaína.
O autoconhecimento é uma construção em constante reforma.
Mergulhar em si mesmo é um ato de coragem; não é gritar certezas no escuro, mas acender luzes dentro de si.
A Grande Tribulação começa na mente com uma reforma através da pressão interna na psique para a limpeza consciencial.
"Quando iniciamos a reforma íntima tornamos mais perceptível a nossa inteligência, a audição aguça, enxergamos as cores como se tivessem vida, os perfumes exalam alegria e paz, qualquer momento pode se tornar incrível ou um grande aprendizado, e o que parecia mais um por do sol, pode ser o mais lindo da sua vida, pois nenhuma paisagem se repete."
Perdoe me o transtorno:
Estou em reforma
Revisando meus textos
Relendo escritos
Reescrevendo a história
Deixando o passado
No que tem que ser mudado
Jogando pra fora
Arrumando a casa
Podando os galhos
Selecionando memórias
Eliminando restos
Dispensando os excessos
Me livrando das sobras
Desconstruindo falso ego
Restaurando alto estima
Estou em obra
É um processo que reveza entre barulhos que incomodam e silêncio que inquietam
Distanciamentos e privacidade que relações afetam
Mas se faz necessário a medida que nos perdemos da meta
Se não temos verdade em nós daremos a outro a mentira que nos resta
Por isso estou em obras:
Para te receber agradável
Para te ser confortável
Te aconchegar sendo afável
Para me amar e conseguir ser
AMÁVEL.
Adriano Vieira
#POEMÍACRONICA @adrianovieira #poesia
