Reflexões sobre o amor para tentar entender o coração

⁠Existe uma linha tênue entre amor e obsessão, mas enquanto um liberta o outro prende.

Inserida por luizguglielmetti

⁠Que o amor seja puro, sincero, recíproco e verdadeiro e, ainda que não seja perene ou eterno, que não seja efêmero, fugaz, nem passageiro.

Inserida por luizguglielmetti

⁠'O AMOR QUE VOCÊ MERECE"

Quantas vezes você sorriu quando, na verdade, queria chorar? Aquele nó na garganta que parece sufocar, a lágrima presa que você disfarça com um sorriso porque não quer preocupar ninguém. Eu sei que você é forte. Eu sei que você vive ajudando, está sempre presente quando precisam de você. Mas quem te segura quando o peso fica insuportável? Quem enxerga o cansaço nos seus olhos quando você mesmo não tem mais forças para pedir ajuda? Quem vai enxugar suas lágrimas, se você nem ao menos se permite deixá-las cair? E sabe, às vezes, nós precisamos desabafar. Precisamos deixar a lágrima rolar, porque o coração também precisa de alívio.
Muitos vivem agradando a todos ao seu redor, colocando o bem-estar dos outros acima de tudo. Fazem o possível para arrancar sorrisos, para não decepcionar, para serem aceitos... Mas, no fundo, estão tão esgotados que precisam de remédios para encontrar a calma que já não conseguem dentro de si mesmos. A ansiedade, o sofrimento, o peso emocional se acumulam, enquanto a própria felicidade vai ficando cada vez mais distante.
Cuidar, amar e agradar os outros é bonito, sim. Mas não pode ser à custa de esquecer de si mesmo. Pense em como você se comporta com os outros: você veste sua melhor roupa quando sabe que alguém vai te ver. Você cozinha melhor quando tem pessoas em sua casa, usa seu melhor talher, seu melhor prato... E para você? Quando foi a última vez que se tratou com tanto carinho? Quando foi que você vestiu sua melhor roupa apenas para se sentir bem, ou preparou uma refeição especial só para você?
A verdade é que nós somos a nossa melhor companhia, ou pelo menos deveríamos ser. Quando todos vão embora, quem sobra é você. É com você mesmo que terá que conviver pelo resto da vida. Então, me diga: que tipo de companhia você tem sido para si mesmo? Será que tem dado a si o mesmo cuidado e atenção que dá aos outros?
E aqui está algo importante: Deus nunca pediu que você esquecesse de si mesmo para cuidar dos outros. Jesus nos ensinou a amar o próximo como a nós mesmos (Mateus 22:39), mas esse amor começa dentro do seu próprio coração. Ele não quer que você viva apenas se doando, enquanto vai se esgotando pouco a pouco. Ele quer que você tenha paz, que cuide da sua saúde emocional, que valorize o presente que você é.
Então hoje, pare por um instante. Escute o que o seu coração tem para dizer. Se permita sentir, chorar, desabafar. Tire um tempo para você, sem culpa. Vista sua melhor roupa, mesmo que ninguém vá ver. Cozinhe algo especial, mesmo que seja só para você. Olhe para si mesmo com o mesmo carinho que olha para quem você ama.
Lembre-se: o mesmo amor que você oferece ao mundo, você também merece receber. Deus o criou com tanto cuidado e amor. Ele o vê como especial, valioso. Então, por que você não se permite se enxergar assim?
Hoje, escolha se priorizar. Escolha cuidar do seu coração, dar descanso à sua mente, valorizar quem você é. Porque quando você se ama e se cuida, você não só encontra a paz que tanto busca, mas também tem ainda mais para oferecer àqueles que você ama.
Termino com esta reflexão: ninguém vive a sua vida por você. Ninguém sente o que você sente, ninguém conhece suas dores como você conhece. Então, trate-se com amor. Permita-se sorrir de verdade. Deixe que o seu coração encontre a paz que ele merece. Afinal, você também merece o melhor.
"Lembre-se: você é o lar onde seu coração habita. Decore esse espaço com amor, cuide dele com carinho e lembre-se de que, no fim do dia, é ali que sua paz precisa morar."


Autor: Gilson Castilho Reflexões
© Todos os Direitos Reservados

Inserida por GilsonCastilho

Basicamente precisamos apenas de quatro coisas na vida:

Fé em Deus.
Amor-próprio.
Sanidade e determinação.
Mais atenção nos detalhes.

Com isso em prática!?
Você elimina da sua vida, muitas coisas e pessoas das quais você acha que precisa para viver.⁠

Inserida por apollo_nascimento

⁠“Não há escola sem paz, não há paz sem perdão, não há perdão sem amor.”

Inserida por batalhas_selvagens

⁠Confiar no amor
é como fechar os olhos
e andar no escuro,
O amor te guiará com segurança.

Inserida por gabrielcorrea

O amor é incrível, quando damos lugar para o amor agir em nós, ele é capaz de realizar coisas inexplicáveis em nossas vidas.

Inserida por gabrielcorrea

⁠Claro que não somos eternos, tudo um dia se finda, mas quando depositamos nosso amor no coração de alguém, desejamos que dure pra sempre, isso é uma metáfora, um sentimento tão grande que nosso desejo é que nunca acabe, vemos isso com o olhar da alma e não com o olhar natural das coisas.

Inserida por gabrielcorrea

⁠A vida é leve
para um coração
cheio de amor!

Inserida por gabrielcorrea

⁠O amor
renasce
da cinza,
O amor renasce
do pó!
É tempo de ser feliz
ainda,
Não quero mais
viver tão só!

Inserida por gabrielcorrea

⁠O amor que eleva é o amor que cura.

Inserida por PaduaDias

⁠O amor é um oceano numa gota d'agua!

Inserida por Netrax

⁠Arme-se de amor e afeto
para que o mal não lhe afete.

Inserida por PaduaDias

⁠Cada amigo
é uma flor
a enfeitar
nosso jardim de amor.

Inserida por PaduaDias

O Amor é o único motivo que não almeja recompensa⁠

Inserida por Netrax

⁠É assim mesmo: o amor não é tão fácil.
Ele precisa primeiro ser cativado, precisa ser plantado e precisa ser regado. É uma coisa que você se prontifica a fazer.
Você recebeu o livre-arbítrio para escolher no momento em que nasceu, mas você não pode culpar o Rei pela derrota no jogo se outra peça seguiu para o lado errado. Ela estava longe, e ele, já não tem mais culpa.
Você pode até correr atrás disso, inutilmente ou não, a verdade é que isso acontece, isso aparece do nada. Não tem dia, nem hora. O tempo é implacável, não pergunta: cê já tá arrumada?
Até lá eu honestamente espero que você esteja se edificando e crescendo em sabedoria, tal como eu me prontifiquei.

Inserida por Wilkye_Sabio

⁠Os melhores momentos da vida se eternizam no coração quando são sentidos e realizados com amor.

Inserida por rcrams15

⁠O amor é o mais sublime dos sentimentos, pois ele é capaz de transformar a dor em aprendizado construindo uma historia de sucesso e transformando a vida de todos que conseguem senti-lo.

Inserida por MichellyCamilo

Apenas Seja!

Seja livre, seja leve, mas seja você, seja brilhante, seja única, seja seu amor, seja maior que sua dor, seja igual ao brilho do sol que mesmo em tempos de chuva não deixa de fazer seu espetáculo.
Seja radiante, deixe fluir, permita-se sentir o calor que te mantém viva, permita o toque suave do vento chegar ao teu rosto outra vez.

Inserida por MichellyCamilo

⁠Os 10 mandamentos da excelência

1) O amor deve intencional, incondicional, e desprovido de interesse.
2) A alegria deve a nossa força principal para superarmos a nossa mesmos, através da sabedoria e do conhecimento excelente.
3)A paz deve ser o árbitro dos nossos corações, e com ela devemos basear e fundamentar todas as nossas relações conosco e com as pessoas.
4)A longanimidade deve ser o nosso principal fundamento, para vencermos todas as nossas batalhas diárias conosco, e com tudo a nossa volta.
5) A benignidade deve ser o nosso estilo de vida, e o nosso estado de alma, mente e espírito voltado para o nosso amor-próprio e o nosso amor para com todos.
6)A bondade deve ser a nossa condição interior, onde buscamos nela a força e a motivação necessária para nos mantermos sempre inabaláveis emocionalmente, espiritualmente e psicologicamente.
7)A fé deve ser a nossa maior virtude, e nossa força motriz e motivadora para vencermos todos os nossos traumas, medos e complexos interiores para termos uma vida abundante.
8)A mansidão deve ser a principal condição, e o firme fundamento da nossa vida relacional com as pessoas, e conosco.
9)A temperança deve ser a nossa principal virtude para conhecermos a nós mesmos, e assim nos amarmos e amarmos as pessoas a nossa volta.
10)O domínio próprio deve ser o nosso maior objetivo, fundamento e princípio de vida para termos um relacionamento perfeito conosco, e com as pessoas a nossa volta.

Inserida por leonardomenin