Reflexões de Augusto Cury

Cerca de 748 reflexões de Augusto Cury

A não ser que alguém esteja em surto psicótico ou sob intenso efeito de uma droga,ou seja uma criança incapaz de ter consciência de seus atos ,o exercício de escolher e utilizar os tijolos da memória está preservado.

Se pais,educadores e executivos não treinarem seu Eu para se esvaziar de seus preconceitos e aprender a se colocar no lugar dos outros a fim de entendê-los tanto quanto possível,cometerão erros crassos.

O exemplo grita mais do que as palavras.

Todos somos célebres cineastas em nossa mente,ainda que alguns sejam especialistas em produzir filmes de terror.

Parem com a necessidade neurótica de mudas os outros. Ninguém muda ninguém. Quem cobra mais dos outros que de si mesmo está apto para trabalhar numa financeira, mas não com os seres humanos.

(O vendedor de Sonhos- O Chamado, p. 208)

Os fracos rejeitam, os fortes incluem.

Augusto Cury
Livro: O semeador de ideias

"Todos os dias milhões de células do nosso coração pulsam sem que peçamos, temos muito a agradecer"

Só a vida tem consciência da morte, a morte não tem consciência de si mesma, a consciência da morte é sempre uma manifestação da vida.

"Ser livre é não ser escravo das culpas do passado nem das preocupações do amanhã."

As pessoas mais responsáveis e aplicadas estão mais sujeitas ao cárcere da ansiedade

Os pensamentos sempre traem os desejos impulsivos

Suas palavras geravam mais inquietação do que tranquilidade. Parecia que sabia que sem inquietação não há questionamento, e que sem questionamento não se encontram alternativas, não se abre o leque de possibilidades.

Queremos o pódio, mas desprezamos a fadiga dos treinos.

Ser sábio não significa ser perfeito, não falhar, não chorar e não ter momentos de fragilidade. Ser sábio é aprender a usar cada dor como uma oportunidade para aprender lições, cada erro como uma ocasião para corrigir caminhos, cada fracasso como uma chance para recomeçar. Nas vitórias, os sábios são amantes da alegria; nas derrotas, são amigos da interiorização.

Alguns viajam pelo mundo todo, mas nunca tiveram a coragem ou habilidade para viajar dentro de si mesmos...

A produção incontrolável de pensamentos desgasta seu cérebro. Algumas pessoas estão tão fatigadas que não andam, carregam seu corpo.

Um Eu imaturo não abre mão das suas convicções, um Eu inteligente é um caçador de novas ideias.

Foram segundos que perturbaram por anos a minha vida.

Augusto Cury
CURY, A. Filhos brilhantes, alunos fascinantes. São Paulo: Editora Planeta, 2007.

"Não há aplausos que durem para sempre e nem vaias que sejam eternas."

FILHOS DO SISTEMA CARTESIANO!

"(...) O Professor bradou altissonante:
-Filhos do sistema Cartesiano ! (...) Ególatras! Poderão ser futuros juristas, mas com essa insensibilidade estarão aptos pra conviver com leis, e não com seres humanos, estarão habilitados para defender ou acusar máquinas, mas não mentes complexas. Discernem sons, mas não ideias e muito menos sentimentos. (...)
(...) O clima ficou pesado, mas o professor Júlio Verne, mostrando uma ousadia que perdera havia muito, explicou para a classe o que era ser filho de um sistema Cartesiano .
-René Descartes, o filósofo Francês, exaltou solenemente a matemática e a posicionou como fonte das ciências. O sistema cartesiano expandiu horizontes da física, química, engenharia, computação. Eis a consequência! - E apontou para seu computador. os celulares dos alunos, a iluminação do ambiente, o sistema de som e a estrutura do edifício.

E depois de uma pausa o professor acrescentou, entristecido:
-A tecnologia está pulsando ao nosso redor. Mas o mesmo sistema lógico-matemático que nos faz exímios construtores de produtos sequestrou nossa emoção, prostituiu nossa sensibilidade, asfixiou a maneira como encaramos e interpretamos o sofrimento humano. (...)
Déborah, inquieta, disparou seu insight.
-Incrível. Tudo se tornou números frios.
-Sim, Déborah. A dor humana virou estatística.
Peter embasbacado, comentou:
- Cem morreram em ataques terroristas no mês passado. Mil morreram de câncer esta semana. Dois mil se suicidaram nesta cidade no ultimo ano. Milhões estão desempregados no país. Secos números que não nos impactam mais! Quais foram suas histórias, que crises atravessaram e que perdas sofreram? Quais os nomes dos mutilados na Segunda Grande Guerra? Pela fome, por traumas, rajadas de bala? Que história eles possuíam? Que lágrimas choraram? Que medos abarcaram o psiquismo deles enquanto se aproximavam do ultimo fôlego da existência?

(Trecho do livro O colecionador de lágrimas)