Reflexao sobre Ambiente
Junto com o álcool não anda bactéria. Mas se no meio houver uma legião impossível no momento de ser desinfectada, o álcool passa lama na cara e se disfarça de bactéria, até encontrar uma solução que cure o organismo.
Sustentabilidade é tudo aquilo que se mantém sozinho e em equilíbrio, mesmo com a intervenção humana.
Temos estudado há muito tempo todas as possibilidades de desenvolvimento humano para transformarmos nossa sociedade numa sociedade altamente evoluída! O futuro veio até nós dizer que ele existe. Ainda temos uma chance de reescrever a nossa história. Apenas uma.
Cuide bem da natureza, pois quando você respira, ela entra nos seus pulmões. Quando você precisa, ela alimenta o seu corpo. Quando você a contempla, ela invade a sua alma.
Antes de tentar mudar o país, o governo, o mundo. Antes de revolucionar, de quebrar tudo. Comece dentro da sua casa, ajudando seus pais, limpando seu quarto, lavando seu prato. O próprio Buda já dizia quer mudar o mundo comece lavando o prato que come. Concordo que não podemos nos acomodar, aceitar o que nos é imposto sem questionar, mas que antes disso, de levantar essa bandeira, que tenhamos consciência de nossas ações. Comecemos no nosso dia-a-dia, dentro da nossa casa, no nosso emprego, em nossa vizinhança, em nossa escola. Não vamos conseguir mudar nosso país da noite para o dia, mas devemos exercer o nosso dever de cidadão. Se olharmos bem não é só lá em Brasília que as coisas acontecem, é aqui, ao nosso lado, são pequenas corrupções diárias. Se você deseja realmente mudar alguma coisa comece por você mesmo. Se cada um contribuir um pouco para melhorar o ambiente a sua volta, com certeza teremos um país melhor, mais justo e digno.
Uma civilização que iniciou e prosperou usando a matemática, astronomia, aprendeu com a Terra, a natureza, usou a agricultura e a pecuária está a beira de uma destruição eminente e pré-datada, onde não se olha mais para a matemática e astronomia como antes; onde o próprio lar onde pisamos foi esquecido.
Saber impor nem sempre é ser autoritário, mas mostrar que a disciplina é a melhor forma de harmonizar um ambiente.
ÉTICA x ESTÉTICA
A moda na verdade é apenas um reflexo ético, enquanto a sociedade atual valorizar mais a superfície do que o fundamento continuaremos cegos, consumindo a estética sem se preocupar de onde ela vem e para onde ela vai.
PINGOS D’ÁGUA DA CHUVA
(Gleidson Melo)
Um, dois, três... Milhares de pingos d’água. Assim é a chuva. Suave, acalma e traz a tranquilidade necessária ao bem-estar.
Conforto para os corações apaixonados pela vida. Num cantinho especial e reservado, somente para contemplação da natureza: sozinho, sentado e sentindo o cheiro de terra molhada.
Cai em forma de chuvisco, fazendo barulho no telhado. Lava as calçadas e molha os campos verdejantes. Enche os rios, os riachos e escorre nos vales. A vida acontece. Na beira do lago, dá um sentido todo especial ao momento e traz a felicidade.
Os pensamentos repousam na calmaria, enquanto dezenas, centenas, milhares... Incontáveis pingos proporcionam a paz e “faz chover”.
A VOZ DA TERRA
A voz da Terra
Que pede o Verde
E ganha o cinza
A voz da Terra
Que quer a semente enterrada
E ganha poluição
A voz da Terra
Sendo calada
Por gente má
A voz da Terra
Finalmente sendo escutada!
Ainda há esperança...
A morte de Bento Rodrigues
O que eu posso fazer é um poema,
Já que o meu dilema
Ninguém vai escutar.
A lama lambeu Mariana
E numa atitude insana
Passou também a vomitar.
Ficou tudo dejetado
Que até o meu compadre
Veio a se afogar...
Pobre de Bento Rodrigues
Que morreu soterrado
Na Barragem do Fundão.
O culpado, segundo atestado
Foi um tal de Samarco
Que fazia a exploração...
Agora ficou complicado
Pois até em Espírito Santo
Essa lama chegou.
Tudo foi contaminado
Pelo pior dos pecados
Que é a ganância
Desse povo explorador.
Leandro Flores
BH, 09/11/2015
*Em solidariedade as vítimas no desastre ambiental em Mariana-MG.
Momentos de convivência, fundados na valorização e respeito aos professores, sempre serão necessários para que o ambiente de trabalho e os elos de parceria sejam cada vez melhores, verdadeiros e significativos!
A soberania está relacionada com valores e qualidade de vida. O que é mais importante: a soberania alimentar ou a soberania dos estados? As Nações Unidas já fizeram um alerta de urgência sobre a questão da fome e da soberania alimentar em muitos países. Por isso, quando a questão é o ambiente, temos de esquecer as fronteiras e pensar no ser humano. Mais do que tudo, é preciso regular as atrocidades contra a natureza do ponto de vista jurídico e humanístico quanto antes.
PEDRA GRANDE
Entre a Quixaba e o Jorrinho
Tem uma grande Pedra
Há uma “Pedra Grande”
Esquecida no caminho
Abandonada pelos poderosos
Desprezada pelos políticos mesquinhos
À espera de quem quebre esse tabu
E salve o Rio Itapicurú
Dos maus costumes
Dos maus curtumes
Quem nunca sonhou com esse lugarejo
Tornar-se algum dia palco de cobiça, de desejo
Que seja o primeiro nessas terras
E atire a maior das pedras!
Cada árvore derrubada é um corte no coração do mundo, veja a plenitude das cementes implorando por um destinado rumo
“Eu ouço um barulho, o que ta pegando? Mais uma árvore derrubada, veja o desespero dos passáros, tão todos gritando e os humanos derrubando o lar dos inocentes, como pode serem tão ruins e não saberem amar?”
"O ser humano é um ser social! É (entre tantos conceitos possíveis): uma construção biológica e genética, também, cultural e coletiva (social). O “primata dos primatas!” Não existe um homem ou uma mulher (isoladamente), um grupo de pessoas, um conjunto de grupos, que não tenham cultura, que não apresentem uma soma de conhecimentos, costumes, crenças, visões da realidade, imaginários, mentalidades, mitos e ações peculiares. A cultura (no sentido de ser específica) é dinâmica, adaptativa e sofre e atua com influências nas outras culturas. Antes do advento da escrita, a humanidade com sua criatividade e busca de satisfazer suas necessidades, inventou de forma dialética, várias coisas, transformando o ambiente em que vivia e diferentes e diversos materiais."
