Reflexão Autoconhecimento
Vida, algo complexo com várias perspectivas, cada uma delas com sua singularidade, mesmo assim curiosa, pois, pode ser bela como também assustadora. Experimente-a, você vai se apaixonar, excitar-se, emocionar-se, entristecer-se e entre os demais sentimentos, tornando-o(a) ser humano. Não deixe de experimentar tudo que tem nessa vida, pois não saberás o que poderá acontecer no próximo dia ou na sua próxima vida, quem saberás em outro lugar dessa dimensão e universo.
“Participe do teatro da vida,
Porém, não seja...
Um mero figurante.
Torne-se o protagonista de sua história.
Não tenha medo de atuar.
– Vaias? – Passarão!
– Aplausos? – Passarão!
E o último ato você já conhece:
– Os véus da vida se cerrarão!”
(Rogério Pacheco – 05/02/2024)
Teófilo Otoni/MG
“Não faça dieta de... seus sonhos.
Porém, não torne sua mente obesa.”
(Rogério Pacheco – 01/02/2024)
Teófilo Otoni/MG
Quem quiser mergulhar na solidão, dominar o amanhã
vai ver que ali só existe a dor.
É na união,
é no compartilhamento
que a vida reside.
O DILEMA DA HUMANIDADE
Sabe que a vida é breve, o medo é breve mais não puro. Sabe que o seguinte passado é breve. O sentimento se foi, a alma saiu do corpo, e o corpo não se encontra mais. Os ossos a carne o tempo o vento. Tudo se vai e o que fica afinal? Os maiores dos pesadelos some no sono. A vida é o que somos e a humanidade não é eterna
O DILEMA DA HUMANIDADE 2
A vida é breve passa entre os olhos. Andamos, sorrimos, e mesmo assim andamos tristes estressados, a era já começou. E o que pensar, temos tudo mais ao mesmo tempo não temos nada. O pensamento é absoluto mais fica preso o difícil temor de não sair
A transformação interna tem suas raízes na disposição do sujeito em explorar sua subjetividade. Iniciar essa jornada implica em reconhecer que a mudança interior começa quando o sujeito se propõe ao autoconhecimento dos seus pensamentos, emoções e experiências.
Ao permitir questionar os pensamentos estabelecidos e desvendar os sentimentos que emergem do inconsciente, o sujeito abre caminho para compreender a complexidade de sua subjetividade. Esse é um processo que exige coragem e autoaceitação, pois enfrentar as próprias sombras é fundamental no equilíbrio da saúde física e mental.
Na psicoterapia, os aspectos inconscientes e os mecanismos de defesa que moldam o comportamento são explorados, trazendo à tona percepções antes obscuras, contudo, uma mudança interior vai depender do investimento de cada sujeito. É um processo contínuo de autorreflexão e autoconhecimento, no qual o sujeito aprende a lidar com suas vulnerabilidades e desenvolve recursos internos para enfrentar os desafios da vida.
Em sua caminhada, ele observa uma bifurcação de caminhos e precisa escolher sua rota. Sem pensar muito, ao olhar ao seu redor, chega à conclusão de que a paisagem não muda. Assim, não muda sua rota e segue sem desvio. No caminho , encontra um transeunte e pergunta: - Aonde me leva este caminho? Responde o transeunte: - Esse caminho leva a um abismo profundo e o desvio já ficou para trás. Assim é a nossa vida. As escolhas mudam nossa vida e precisamos nos debruçar sobre elas com vagar para escolher bem
Detemos a liberdade de tomar nossas próprias decisões, porém nos encontramos cativos das ramificações que delas advêm. Nesse delicado equilíbrio entre a autonomia de escolha e a teia de resultados, a subjetividade se revela em sua plenitude.
Cada passo em direção ao futuro traz consigo uma interligação entre a ação e a consequência, entre a vontade e o resultado. Assim, o sujeito é convocado a encarar não somente o instante da escolha, mas a totalidade das consequências que forjam o caminho percorrido.
Compreender essa dinâmica é adentrar no território do inconsciente, desvendando não apenas as motivações internas, mas também as repercussões exteriores que moldam uma jornada singular de nossas escolhas.
Ao usarmos as lentes positivas de olhar a vida, sempre encontraremos uma conexão mais leve com a essencia da alma.
Carências são como lacunas emocionais que frequentemente tentamos preencher com crenças, fornecendo explicações temporárias que nos conferem uma sensação ilusória de segurança. No entanto, o autoconhecimento age como um bálsamo que, ao longo do tempo, cicatriza essas feridas de forma definitiva.
Basta saber que isso é para você. Essa dificuldade, essa decepção, estão forjando força e caráter que você não pode encontrar em outro lugar
Meu sentimento atual é a aversão à pessoas falsas, elas transmitem uma energia ao próximo e faz com que o mesmo sinta insegurança em seus pensamentos e uma falta de confiança em si mesmo. Se puder, mantenha distância dessa "espécie" de ser humano.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp