Reflexão Auto Conhecimento
Quão difícil é continuar firme na estrada que traçamos, tantas pedras... Levantar, cair, cair levantar.. Viver nesta dança é muito cansativo. Perseverar, insistir, não se abater, não desistir, para uns é mais fácil mas se a estrada é de pedras para pés descalços, chegar ao final, vai ser mais gratificante e o aprendizado do caminho é um conhecimento que ninguém toma.
Vivendo como se deve viver,
sem dedo apontando em riste,
fazendo tudo que consegue fazer,
recolhendo da vida o que de bom existe
Sem neura, sem raivas, sem veneno,
apenas seguindo o pensamento,
nele ninguém pode mandar, pelo menos,
é livre em seu pleno conhecimento !
A tentação vai das escolhas de cada um...
A curiosidade pode ser a porta do inferno ou do conhecimento
Sabedoria é o acúmulo de informações criadas por pessoas inteligentes, inteligência é a criação com o mínimo de conhecimento.
O tempo, inevitavelmente, mudará a forma como vemos e sentimos. Devemos aprender a enxergar tudo de novas maneiras (evolução), porém sem esquecer como já enxergamos tudo no passado (experiência), pois muitas dessas visões anteriores poderâo ser aquelas que ainda nos farão mais felizes (sabedoria)!
"A religião adestra o homem, igual o homem adestra o cachorro, pois a mesma é baseada em conceitos que incentivam a irracionalidade, a ignorância quanto a razão, incitando seus praticantes a seguirem regras, dogmas e doutrinas sem questionar, os levando a um caminho sem volta, em uma total alienação da verdade e realidade das coisas".
Aquele que não sente mais dúvida a respeito de algo pois acredita ter conquistado a verdade a seu respeito, compactua com a ilusão. Apenas a dúvida que promove questionamentos é que nos proporciona um conhecimento mais amplo.
Que "O Coisa" seja esperto eu nunca neguei, mas não confunda esperteza com inteligência.
Esperteza é representada pela raposa e pressupõe a mentira e a enganação.
A inteligência é representada pela coruja e pressupõe conhecimento, dedicação e sabedoria.
O ignorante escarnece da verdade, e torna-se no ser intrépido que se enfurece, ao ver a pureza de mãos dadas com a vida.
Ignorar os sentimentos ou colocá-los em segundo plano pode afetar a qualidade da vida emocional, das relações pessoais e, consequentemente, a saúde. É possível aprender a lidar com a intensidade das emoções e a desenvolver uma postura mais assertiva nas relações pessoais e perante a vida.
A psicoterapia favorece o crescimento, o desenvolvimento e o amadurecimento pessoal. Possibilita uma observação mais contundente de padrões de comportamentos disfuncionais e ajuda a estabelecer posturas mais construtivas diante das dificuldades.
O modo como interagimos com as emoções repercute em tudo o que nos diz respeito e influi significativamente na nossa capacidade de gerir a vida com mais eficiência
Perceber os sentimentos aumenta nossa capacidade de nomear adequadamente nossas emoções e de lidar com elas de forma mais construtiva.
A qualidade dos pensamentos muitas vezes determina nosso humor e comportamento. A qualidade da vida emocional é fundamental para a saúde como um todo.
Educação emocional é reconhecer e aprender a lidar com as emoções. Não se trata de controle e sim de contato, percepção. Cuidar de si significa ocupar-se consigo, estar atento, observar-se, perceber-se. Um aprendizado de si mesmo; exercícios constantes de autoconhecimento que nos levam a uma maior consciência sobre como estamos, como reagimos, e como sentimos. É mais leve lidar com aquilo que conhecemos.
Sentimos, reagimos e não refletimos. Não estabelecemos contato com as emoções que nos atravessam. Muitas vezes, os efeitos dessa dinâmica acabam ecoando em questões importantes para nossa vida, causando situações difíceis e conflituosas nos relacionamentos afetivos, familiares, sociais e na vida profissional, tanto como em nós mesmos, e em muitos casos se refletem na saúde física, adoecendo o corpo.
Transformar-se a si mesmo significa desenvolver habilidades técnicas para se agenciar com as emoções de forma que, diante dos acontecimentos inerentes à vida, possamos produzir e criar outras possibilidades e aprender a nos disponibilizar para o que está por vir. Desenvolver mais assertividade nas relações.
Trata-se de um processo de constituição e transformação.
