Queria mais do que Amizade
Cultivando a Amizade
Cultivar, palavra que designa vários significados. Importantíssima, dependendo do contexto que está inserida.
Pode estar relacionada com a maneira com que encaramos nossa vidas. Tendo em vista que, entre os caminhos os quais percorremos, semeamos inúmeras ações, que no futuro tenderão a nos dar frutos, sejam eles bons ou ruins.
Trazendo essa palavra para as nossas relações sociais, como a amizade especificamente, notamos todo o seu desenvolvimento, desde a admiração e simpatia por determinada pessoa. De início, vamos conhecendo a pessoa aos poucos e logo começamos a ter um maior contato. Com o passar do tempo, vamos descobrindo qualidades inspiradoras, gostos semelhantes aos nossos e com isso, vamos criando um laço de aproximação cada vez mais forte. Passamos a vivenciar as mesmas alegrias e descobrimos que nos momentos difíceis ela também se faz presente. Percebemos que essa pessoa, a quem agora nomeamos de amigo, fincou a semente do companheirismo, da partilha e do próprio amor em si. Já não é mais um simples colega, é como se fosse da própria família, passa a ser parte de nós. Podemos denominar essas consequências como frutos, e dos bons.
Assim como a própria semente quando plantada precisa ser regada, a amizade também necessita desse cuidado; precisa de atenção, afeto, respeitos pelas adversidades e paciência acima de tudo. Quem já experimentou esse dom, sabe muito bem que nem sempre serão somente flores, e é justamente nesses momentos que a amizade demonstrará toda sua essência; no perdão e na humildade de reconhecer que nada no mundo é mais forte do que a aliança selada por Deus, nem mesmo o orgulho, pois este sim é o grande vilão que causa muitas discórdias. Existe um trecho de uma música que, para mim, define totalmente essa questão:
O verdadeiro amigo
Sabe o valor do perdão
Porque amar e perdoar
São da mesma
Essência e raiz
Vêm das fontes
Eternas de Deus…
(Música Canção do Amigo – Ludmila Ferber)
Peçamos a graça de sermos bons cultivadores, a graça de sabermos conquistar e preservar todos os dias a semente da amizade, pois no futuro colheremos maravilhosos frutos, sem contar que teremos na memória momentos inesquecíveis que ninguém jamais poderá roubar de nós. O tesouro já nos foi dado, só nos falta o discernimento para saber desfrutá-lo e protegê-lo.
A alegria sempre acaba, mas a tristeza te segue... Uma amizade dura pouco, mas o diabo te persegue...
"nossa amizade não tem preço, não porque é cara demais e nem porque é barata demais, é pelo simples fato de Deus está nela"
A amizade verdadeira
nunca morre
são laços inseparáveis,
sentimentos que somam
dando pluralidade ao amor
e é isso que distingue
sua infinidade.
Leitura
é um pote de felicidades
leio com ternura
livros de amizade
livros de fofura
livros de verdade
livros de receita
são amigos das gostosuras!
Amizade significa muito para você, porque sempre que você está junto se diverte muito e um não consegue imaginar a vida sem outro. Isso lembrará você que todos os seus amigos são únicos e uns amores.
A amizade é como uma xícara de chá. Deve ser clara e transparente, e você deve ser capaz de enxergar o fundo.
"Os seres humanos sentem-se felizes com valores mais sólidos — amizade, verdade, justiça. E quando lhes sai a lotaria ficam eufóricos durante um curto período, mas depois voltam ao que eram: se eram pessoas deprimidas, voltam a ficar deprimidas, se eram felizes, voltam à felicidade anterior. [...]
Nada é mais racional do que uma emoção apropriada, e nada mais irracional do que a falta dela: alguém que não fique horrorizado com o sofrimento alheio é adequadamente descrito como desumano. E a razão é também a faculdade mais emocional dos seres humanos: mal conduzida por emoções erradas, é possível produzir as piores ideias e argumentos [...] sem ver que são péssimas, só porque massajam as nossas emoções mais tontas. O ser humano equilibrado e feliz cultiva as emoções apropriadas, que respondem à razão, e trabalha para impedir que as piores emoções lhe toldem a razão."
A amizade
é uma flor que nasce no jardim
do nosso coração para colorir e perfumar
a nossa esistência.
Sabe, deve ser bonito
Um amor nascer de uma amizade.
Por que quando se é amigo de verdade você sabe a maioria dos defeitos, manias e mesmo assim quer ta perto...
Só consigo compreender a amizade se for espontânea !
Se eu precisar insistir, correr atrás, mendigar atenção...
Estarei apenas me doando sem a contrapartida necessária
para que um relacionamento saudável aconteça.
Por outro lado não me desgasto, não cobro...
Encaro a falta de reciprocidade como algo natural, visto
que ninguém é obrigado a se afeiçoar a ninguém!
Apenas, reservo-me o direito de silenciar.
Cika Parolin
- Relacionados
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Versos de Amizade
- Frases de Amizade
- 72 frases de amigos que reforçam o valor da amizade
- Mensagens de amizade para valorizar e celebrar quem sempre está ao seu lado
- Frases de carinho e amizade para expressar gratidão e afeto
- Cartas de Amizade
