Quem sabe um dia eu Volto a te Encontrar
Quase sempre, o primeiro foco de infeção pela inveja e ciumeira de quem faz melhor do que eles, tem início no tecido da própria família dita de extensa, compreenda-se.
(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 11-11-2022)
OS OPRESSORES
Quando eles nos cortam a palavra:
Há quem grite ainda mais alto
Ao baixo e pesado,
Como voz de mulher contralto,
Em soprano com sobressalto
Declamado:
Ninguém nos destruirá a lavra!
Que não nos levem a mal
Os opressores mal caídos,
E outros assim como tal
Iletrados e falidos
Dum bem chamado: palavra!
(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 22-11-2022)
Só comecei a compreender quem realmente sou, após ter parado para contabilizar as turbulências de que fui acometido e cometi na minha vida.
Há quem meça os outros somente pelo lado da obesidade, esquecendo-se das qualidades nobres de cada um.
Eu, pelo contrário, meço essa gente pelo comprimento desmedido das suas línguas viperinas, pela largura desmesurada da sua asnice e pela altura doentia do seu coeficiente zero em sensatez.
Deus não tem pressa, pq Ele não se atrasa e só tem pressa quem se atrasa, nada foge do controle de quem controla o tempo!
Na vida, só ficamos bons mesmo quando estamos no final.
É por isso que elogia-se tanto a quem morre, porque torna-se perfeito. Perfeito quer dizer "feito por completo". Enquanto estamos vivos, estamos nos fazendo e refazendo.
É ruim ver que o ano passou rápido, mas ao mesmo tempo é muito interessante olhar para trás e ver o quanto crescemos, o quanto foi feito e refeito enquanto os ponteiros do relógio giravam.
E assim seguimos, aperfeiçoando até o dia em que seremos chamados de "perfeitos", feitos por completo. É uma pena que esse tipo de elogio sempre seja dado a quem não pode mais ouvir, mas de certa forma, é o trajeto da vida.
Quem vai pagar?
Entre tantos assuntos que são chamados de polêmicos, sempre há algum que se sobressai. No momento um deles tem ganhado destaque, campanhas na internet e muitos comentários que manifestam a revolta dos vivos em favor da vida.
Hei de concordar que a vida faz o melhor dos barulhos que há. Que abortar é impedir este barulho, sim, uma vida é impedida por uma outra que não é capaz de dar vida, portanto, não deveria ter o direito de tirar uma.
Claro que todos temos pontos de vista, e é necessário respeitar opiniões, levando em conta que não é possível influenciar no pensamento alheio.
No meu caso, não vejo necessidade de polemizar sobre o assunto. Afinal, a questão é a vida, e a vida é a razão da sociedade, a vida é o substantivo responsável por todos os tipos de expressões.
Mas quando o assunto é criminalização, legalização, é imprescindível que saiamos do lado emocional, que prevê soluções simples e rápidas. Principalmente quando o problema não é nosso. Surgem então algumas perguntas:
“Uma mulher que não quer ter um filho há de criá-lo com atenção e amor? Os locais e processos para adoção são avançados a ponto de impedir que uma criança sofra? Uma criança que vem ao mundo contra a vontade materna, corre o risco de trilhar os caminhos da marginalidade?
São algumas das questões para as quais a emoção deve sair de cena na hora da resposta. Para estas não se deve levar em conta os milagres históricos já ocorridos, mas deve-se olhar para a sociedade, esta na qual estamos inseridos.
Particularmente, defendo que trata-se de um crime contra a vida, de fato. Mas defendo que o crime que uma pessoa comete em si mesma não me prejudica em nada; a consequência é dela, a saúde é dela e se o amor dela não é suficiente para ter a tal criança, a opinião dela deve ser respeitada.
Não defendo a legalização. Porque existem prioridades para o Sistema Único de Saúde, o SUS, que não atende à demanda dos que comparecem às unidades à meia-noite, queimando em febre, e não há medicamentos e nem um atendimento compatível com os impostos que pagamos. Quem quiser fazer um aborto, que pague por isso, afinal, conceber e algo opcional, diferente de uma simples gripe, para não citar as doenças graves para as quais nem se consegue um atendimento.
Não apoio a criminalização. Mas presumo que uma pessoa que pensa em abortar o faz em desespero, na surpresa de saber que poderá ter uma vida para a qual não há estrutura familiar, psicológica, e ou financeira para educar, criar e formar um cidadão.
A consequência já está na pessoa, essa que pode ser física e psicológica, portanto, eu que estou no meu aconchego olhando para os filhos que sempre quis ter, não devo pensar que a realidade das outras pessoas é igual a minha.
Tudo que recebe atenção e cuidados, floresce. O bom filho, um bom cidadão, tendenciosamente, será aquele que for bem criado. Para que isto ocorra, sua concepção deve ser espontânea, com a máxima satisfação por parte de quem o carrega.
O feto é uma vítima. A criança que vive sem receber o afeto, a educação, a atenção familiar, é tão vítima quanto à outra.
Assim, defendo a vida, a vida que floresce. Quem quiser abortar, não será por mim criminalizado, porém, não me sinto na obrigação de patrocinar o ato.
Prefiro que cuidem do prioritário. A prioridade é pensar antes de conceber
Quem és tu jurando amor?
E quais são tuas promessas?
Quem és tu espalhando dor?
Quem és tu vivendo às pressas?
Escreva tudo em teu livro;
Imite os sons da natureza;
Procure alguém que esteja vivo;
Mesmo cheio de incertezas.
Os nossos defeitos são as nossas características que testam as pessoas.
Quem gosta de nós por virtudes, não gosta, na verdade.
Quem nos aceita, apesar dos defeitos, está apto a desfrutar de virtudes.
Felicidade não esta naquilo que temos, e sim naquilo que somos, naquilo que representamos para quem amamos
Muitas vezes pareço não saber quem sou, e a vida parece não ter sentido, mas basta lembrar do teu sorriso para vida voltar a sorrir para mim
Os meus defeitos afastam muitos, mas sei que quem fica, é porque realmente gosta de mim, pelo que sou. Pois na vida a gente se decepciona com uns, mas se surpreende com outros.
Quem planta rosas só pode colher o amor.
Quem ama de verdade.
Deixa a pessoa amada em paz.
Não é só a abelha que colhe o mel da flor.
Amar verdadeiramente é deixar livre, pois se é um amor legítimo não necessita de amarras.
- Relacionados
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- 54 frases de bom dia especial para acordar com o pé direito ☀️
- Frases de quem sou eu para status que definem a sua versão
- Poemas que falam quem eu sou
- Frases de motivação: palavras para encontrar o incentivo que você precisa
- Mensagens de amizade para valorizar e celebrar quem sempre está ao seu lado
- Poemas Quem Sou Eu
