Que Saudade dos meus 15 anos
CERTO OU INCERTO?
Os meus sonhos são traidores da realidade em que vivo, já não sei mais o que é estar vivo, mesmo nunca estando morto, já não sei mais se prefiro viver com os olhos abertos diante de tudo o que posso ver ou se irei viver de olhos fechados, me encontro em uma situação nada fácil e já passei por momentos mais difíceis.
A realidade se tornou um pesadelo e já não sei mais o que é sonhar
Quando estou no instinto racional me sinto um animal e ninguém pode me enganar, nada passa despercebido e assim meus olhos enxergam feito águia, meus ouvidos se atentam feito de um elefante, fico tão atento que simplesmente pisco um olho por dez para que nada, nada possa passar sem que seja visto!
Onde viro um sorriso é considerado um milagre de Deus, pois tudo aqui tem um grande preço, um sorriso custa caro e uma lágrima tem o preço de uma vida, não se mostram os dentes nem para comer e respiram como se fosse por aparelho, os olhos estão sempre abertos e nem parece que estás dormindo, o descanso é não se descansar os corpos vivem famintos e sempre faltam alimentos, se tem muita sede e não se bebe pouca água...
O céu está dividido, mesmo não tendo fronteiras, se não souber onde pisar, o concreto se torna areia movediça, estamos tão fedidos que nem urubu quer essa carniça...
E olhando para o lado, não vejo lados, que lugar é esse onde que pra onde olhar, tudo é igual?
Será essa a diferença da crença na descrença, da subida e a descida, do alto pro baixo? Não sei, se aqui tudo é incerto.... Como vou dizer o que está certo?
Sendo que a única certeza é de que se existem várias incertezas, o que se diz novo é antigo e o antigo se faz em novo em um renovo
Mas ainda posso ver o céu, ainda posso escrever meus pensamentos em papel, ainda que existam abelhas há de existir mel, o que seria do pintor sem tinta ou sem o pincel, pode se ter casamento sem um anel?
Nessa vida de doces amarguras, só não deixo de ser fiel e cumprirei meu papel sendo livre ou sendo réu.
Com certeza derrubarei essa nova Torre de Babel, mundo cruel!
Sobre Não Ser Só sobre Nós
Demétrio Sena - Magé
Faz pouco tempo que meti meus pés pelas mãos, ao tentar fazer uma homenagem a uma pessoa muito querida, e com isso, relembrar uma juventude de parceria literária e musical. Como desejei em princípio, que fosse uma surpresa, cometi uma invasão: selecionei seus trabalhos em rede social, com critérios unilaterais, para uma publicação não combinada. Eu nem sabia se no seu íntimo, e naquele momento, aquilo era um desejo seu, em alguma escala.
Depois que o ato se tornou público, tudo se agravou: ficou parecido, em entrelinhas, que eu quis ostentar; talvez engrandecer minha intenção ou simplesmente fazer marketing pessoal utilizando outra pessoa. Pareceu quase tudo; menos que eu quis homenagear alguém, nestes tempos em que as intenções globais quase sempre apontam para os próprios umbigos. A pessoa em questão é muito ética; tem uma postura tanto pessoal quanto pública, de gentileza sem fim; de uma tranquilidade admirável; jamais faria tal acusação a quem afirmasse lhe fazer uma homenagem. Em nenhum momento me constrangeu com afirmativas.
Mas houve um distanciamento. Não físico, e sim, de conversas, que se tornaram menos frequentes; de olhares, que ficaram mais desbotados e dispersos... e de gestos, agora mais contidos. Isto não é uma queixa, pois fiz por merecer, com a minha imprudência. O texto presente não é para me auto perdoar em público; é só mais um texto, como sempre faço, do que transborda em mim, mesmo quando não é sobre mim. Ainda creio no pouco tempo de vida pela frente (já não somos jovens), para que passe o desconforto e o afeto recupere a intensidade.
Vivemos tempos difíceis, em que toda desconfiança se justifica; todo pé atrás tem o seu porquê. Realmente há muito narcisismo com capa de homenagem. Muita homenagem a si mesmo como se fosse a outros. Muito marketing pessoal com a utilização de terceiros. Não foi o meu caso. Mesmo assim, é bom refletirmos antecipadamente sobre como podem soar ao nosso redor, até os atos mais bem intencionados que pensamos em cometer.
Peço que ninguém me defenda nem condene alguém nesta publicação. Reconheço a minha imprudência, com toda a sinceridade. Compartilhar é uma necessidade mais autoral do que pessoal. É aproveitar uma chance de transformar angústia em literatura e convidar leitoras/leitores a uma reflexão que pode valer a pena, sobre alguém decidir, sozinho, algo tão aberto ou exposto, relacionado a outra pessoa. Mesmo que seja uma surpresa ou homenagem sincera.
... ... ...
Respeite autorias. É lei
Quando a felicidade vacila e some,
E a tristeza invade, trazendo dores, fazendo um estrago nos meus dias, no peito um nó,
mas mesmo na sombra, uma luz pode brilhar,
Quando a escuridão aperta o cerco
E o silêncio é o único som.
Lento, o tempo passa, e a dor não cessa
contudo no fundo, uma faísca resiste, um pulsar.
E essa faísca, pequena e frágil é a chama da esperança, que não quer morrer.
Ela lateja, lateja, e aos poucos cresce e ilumina o caminho, e a dor começa a ceder.
(Saul Beleza)
Eu sei que estou longe de ser perfeito e cometo meus erros, mas se tem uma coisa que me apavora é a ideia de te perder. Você é o que eu tenho de mais precioso.
Eu achei em vc tudo que precisava, mas deixei escorrer pelos meus dedos a sua alma, eu te tive nas mãos e te perdi
Sua bondade me deu medo, seus olhos me passam tanta paz, tive medo de ser responsável por eles, medo de me deixar levar pelas vibrações do seu corpo, mais do que deixei, Sua alma encostava na minha, tudo fazia sentido quando a gente se enrolava em saliva e piadas meia boca.
"Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores."
(Salmos 34:4)
Quando escolhemos buscar ao Senhor, o medo perde a voz e a alma encontra descanso.
Meus pontos fortes são criatividade, apaixonado, generosidade, caloroso, intensidade, alegria e bom-humor.
A Suavidade e a Calmaria da tua Luz na Noite Eleva meus sentimentos á mais Profunda Compreensão da Alegria de Sentir a Paz interior.
Oh eu quero ir mais Profundo!
Deus nunca me deixou, nunca foi embora nos meus tempos dificeis. Me sustentou contra o vento e contra a chuva forte de cada estação.
Gratidão meu Deus.por dar-me sempre a tua proteção.
FranXimenes
29*10*2013
E nos meus dias eu coloco Deus. Para abençoar os meus passos, o meu caminhar, o meu falar, o meu agir, o meu pensar.
___________FranXimenes
12*01*2014
Rapidinho ali a água ferveu, e fui coar um café.
Enquanto o pó descia pelo filtro, meus pensamentos subiam em espiral, misturados com o aroma do café fresco.
Caramba… a semana voou!
Nem vi passar, e já é sexta.
Que dia feio, chato… tomara que não chova.
Será que amanhã faz sol?
O final do ano já piscando na esquina…
Os dias estão passando rápido demais.
Nossa, preciso voltar a correr… olha essa pochete!
O que será que minha amiga vai fazer hoje?
Será que eu desliguei o ferro de passar?
Preciso marcar a consulta com o endócrino.
Ah, preciso revisar minha agenda da semana que vem.. é o trabalho está ficando puxado.
Tomara que aquele evento de moto chegue logo… vai ser massa!
Aff, esqueci de responder à mensagem da minha mãe... dois dias já!
Como será que ela tá?
Putz, marquei drenagem mais tarde, vou colocar um alarme.
Ainda falta comprar o presente pro aniversário do meu afilhado domingo.
Não posso esquecer de pegar o vestido na lavanderia. Uma semana já!
Quando será que chega aquela minha encomenda da Shopee?
Acabou o sabonete líquido.
Preciso arrumar tempo pra ir ao mercado.
Quantos anos será que meu afilhado vai fazer?
Nove ou dez?
Meu Deus, parece que ele nasceu ontem!
Lembrei que hoje tenho reunião na primeira hora... não posso me atrasar.
Enquanto isso, o café terminava de coar:
calmo, paciente, no seu tempo...
o oposto de mim.
E foi aí que percebi:
talvez o café saiba de algo que a gente esqueceu.
Ele não se apressa,
não pula etapas,
não tenta resolver tudo de uma vez.
Só passa.
Quente, perfumado e presente.
Talvez a vida fosse mais leve se a gente aprendesse com o café:
filtrar o que importa, deixar o resto escorrer...
e aproveitar o aroma do agora.
RASTAFARI
O Promotor soltou o verbo; grave, sua voz soou aos meus ouvidos ao som de todos os idiomas e todos os dialetos, como uma declaração a humanidade, sobre quem era o mais espúrios dos seres sobre a face da terra: eu. O juiz que me lembrava um camarão, pela cor da sua pele e pelo seu bigode aparado e sua toga irrepreensível, apenas assentia. Imaginei atrás daquele birô, uma guilhotina com lâmina tão afiada, que certamente faria minha cabeça saltitar como uma bola de basquete nas mão de Magic... ou talvez fosse uma corda preparada num cadafalso; e eu morreria dando língua, deboche à burguesia e seus valores fajutos... quiçá uma fogueira queimasse todas as minhas máculas. Talvez. O promotor continuaria horas a fio com os ‘’elogios’’a ponto de eu imaginar acentuando-se os meus pés-de-galinha, aliás, toda a minha face estaria traçada por aquela angústia, não fosse a providencial e majestosa presença da princesa, que adentrara o tribunal.
Seus impetuosos seios pareciam uma oferenda. Até então, eu não sabia qual era o meu crime, até reparar em toda a sensualidade da boca da princesa. Eu fora sempre alguém torpe assim, ou era a presença da princesa que me tornava um cafajeste? Seus quadris também não me passaram despercebidos; centenas de adjetivos fervilhavam na minha cabeça, todos lidos e entendidos pela majestade a ponto de fazê-la enrubescer. O promotor também parecia conseguir essa proeza, pois no seu lero-lero, palavras como torpe e sadismo, passaram a serem ouvidas com freqüência.
A sentença parecia implacável, irremediável, mas depois de conhecer toda aquela graça, morrer seria um grande azar; restava-me a esperança da defesa; era um negro, cabelos tipo rastafári, estatura mediana numa França burguesa, loira e de olhos claros, onde já havia perecido dentre outros, Joana D’arc a guerreira; contudo se a defesa tivesse metade do “queixo” da promotoria, eu seria absolvido.
O martelo do meritíssimo soara trazendo-me a realidade, quando eu quase sentira o sabor sexy da burguesinha; a palavra foi dada à defesa: Serafim, parecia escárnio, mas não, era a graça do nosso herói, que mais parecia um representante do reggae da memorável Jamaica do Bob Marley. Ou seria um macumbeiro da periferia soteropolitana, ou dos confins maranhense... em que ele se basearia, além do baseado?
O negro começou com um linguajar de fazer inveja a qualquer jurista, deixando todos boquiabertos inclusive o jurista Cid Carvalho emtão famoso pela sua inigualável oratória, mas depois introduziu uma enxurrada de gírias, fazendo aparecer nos lábios da princesinha o mais belo dos sorrisos e nos seus olhos um ar de cumplicidade. O rastafári estava conquistando aquele reinado, e, provavelmente eu seria absolvido para testemunhar a majestade viciada e sodomizada, não, preferível a guilhotina!
Senti o corpo todo estremecer, depois percebi a leiteira ainda pingando nas mãos de Isabel. Eu estava todo molhado entre lençóis e travesseiros deitado na cama, tudo não passara de um pesadelo, e, provavelmente, indignada com alguma reação minha durante o sonho, Isabel tomou essa atitude de me acordar assim. Um negão rastafári abotoava o vestido de Isabel, no que pude perceber, era uma fantasia de princesa. Era desfile da escola de samba e o enredo era o império.
Será que o meu sonho tornar-se-ia realidade? Isso me assustaria, se eu não percebesse que esse rastafári era um fiel representante de uma comunidade gay...
ABSTRAÇÕES
Os meus olhos sustentam a lua
A rosa controla o beija flor
E os insetos fazem seu trabalho
As colunas que sustentam
a terra teu seus imãs
A terra fecunda germina a hortelã,
E a rebeldia dos anjos
Cria a harmonia entre o bem e o mal...
Daí surge a paixão
Que tinge de rubro mercúrio,
E o amor que tinge de opala a lua
A saudade que preenche os oceanos
e o que somos além de Abstrações???
"Sou alguém tímido, mas divertido... quem pensa mais sério são meus sentimentos, retraídos"!
Acredite nas suas emoções, e nunca duvide da sensibilidade delas, não vá aonde o teu sorriso não foi convidado... um riso preso serve como máscara que inibi a liberdade de expressão!
Não compartilhe tuas dores com alguém que o trata com condescendência, mas não o diminua, pois não se sabe, se em algum dia quem trabalhará para o teu crescimento!
Não seja arrogante com o teu desconhecimento, e nunca com alguém diferente de si... se é único, aja com convicção de aprender sem se sentir culpado!
EM UMA MADRUGADA QUALQUER 🌌
Não consigo dormir como antes,
Meus pensamentos não me deixam,
Cada noite que passa, os dias
Retrocedem em minha mente
Como se fossem clipes de pura
Monotonia, mudar o seu redor,
Explorar este mundo 🌎 apenas
Com sua presença, é um pouco
Desconfortante, mais, quanto mais
O tempo passa, menos tempo nos temos,
E de repente a vida se encontra em seu momento de completa confusão.
E de repente... já se passaram 20 anos
POESIA
Inabalável
Prenderam meu corpo mais não sepultaram meu espírito.
Cercaram meus passos mais não corromperam meus sonhos.
Foram rápidos em apontar os meus erros, só não imaginaram que eu estava certo.
Tentaram me transformar em ruínas.
Enganaram-se, porque os meus sonhos e o meu espírito são mais fortes do que essas grades que me cercam.
Sofro mais é a dor que me faz crescer.
Quando parece que essas grades querem me sufocar, fecho os olhos e viajo descobrindo o mundo e todo o seu interior que é só meu e de mais ninguém.
Está preso significa não deslumbrar o futuro é achar que tudo ao redor acabou, representa pensar que tudo está escuro, significa desejar todos os dias que o sol não apareça amanhã.
Enganam-se, porque nós estaremos sempre livres, eu e o meu espírito, enquanto acreditarmos que os meus sonhos, a minha esperança e a minha Fé são maiores que tudo isso.
O sol sabe...
Nos meus pensamentos você vive,
nos meus sentimentos você mora,
no meu conto de fadas te idealizei como o melhor de mim,
o sol que nasce nas montanhas e morre no mar sabe tudo sobre o meu querer por ti.
Tocar o céu
Eu já te disse adeus, mesmo sabendo do sentido contrário que os meus olhos e minhas mãos tomaram,
O amor, um mistério,
Te amar, uma anestesia delirante,
Por todo esse tempo juntos tu tens me dado de presente a sensação de viver como se fosse no nosso início, com aquela sensação de êxtase, de atingir o nirvana, sempre procurei você nas multidões e cada vez mais entendo o porque de estarmos juntos,
Um molde da felicidade foi feito e ele tem peso, pertencimento e continuidade,
A tua habilidade de me fazer tocar o céu sem tirar os pés do chão é um segredo, uma magia que só você tem.
- Relacionados
- Poemas sobre saudade para transformar ausência em palavra
- Frases de Saudade
- Textos de Saudade
- Frases de saudades de quem morreu para manter viva a sua memória
- Aniversário de 18 anos
- 20 anos de casados: mensagens que celebram duas décadas de união
- Poemas de saudade que traduzem memórias em versos
