Quanto Vale um Abraco
Você tem um corpo, mas o você real não é físico. Você tem um intelecto, mas o você real não é intelectual. Você tem emoções, mas o você real não é emocional. O que é você, então? Você é a consciência infinita do Eu Superior.
Presença de Deus
Silêncio da alma, encontro abrigo,
Um alento suave, um amor amigo.
Quando o mundo se agita e falta a paz,
A presença de Deus tudo refaz.
Seu toque é brisa que vem acalmar,
E o coração cansado faz repousar.
Em cada prece, em cada olhar,
Ele nos chama: “Vem descansar.”
Não há tormenta que possa vencer
A paz divina que faz florescer.
Na presença de Deus, o medo desfaz,
E a alma inquieta encontra a paz.
SimoneCruvinel
"Aqueles que tanto mentiram hoje, amanhã estarão com medo de serem enganados; vivem em um medo paranoico."
Minha alma está ferida
Meu coração tomou um tiro da vida
A hemorragia as vezes quase me traz a despedida
Mortalmente caminho com dificuldade
Aguardando a cura
Uma voz me diz
Respira.
Quando és um homem/mulher grande o primeiro atentado que farão contra ti é querer estragar a sua reputação para criar descrédito em ti.
É mister ter os sistemas de segurança e relações tão controladas: não desenvolvendo relações com toda gente; ter o cuidado donde e como fala com as pessoas e ter um controlo escrupuloso de sua vida.
A grandeza também anda escondida no silêncio e na privacidade.
A ESCOLHA DO TEMA DE PESQUISA
.
.
“A escolha de um tema para pesquisa mostra-se diretamente interferida por alguns fatores combinados: o interesse do pesquisador, a relevância atribuída pelo próprio autor ao tema cogitado, a viabilidade da investigação, a originalidade envolvida. Mas é preciso reconhecer que, por outro lado, a estes fatores mais evidentes vêm se acrescentar inevitavelmente outros dos quais o próprio pesquisador nem sempre se apercebe. Existe por exemplo uma pressão indelével que se exerce sobre o autor a partir da sua sociedade, da sua época, dos paradigmas vigentes na disciplina em que se insere a pesquisa, da Instituição em que se escreve o pesquisador, ou do conjunto dos seus pares virtuais e concretos.
.
Tudo isto incide de maneira irresistível e silenciosa sobre o autor, mesmo que disto ele nem sempre se dê conta. Tornar-se consciente dos limites e desdobramentos sociais e epistemológicos de uma temática é uma questão estratégica importante para aquele que se empenha em viabilizar uma proposta de pesquisa, sendo forçoso reconhecer que o sucesso na boa aceitação de um projeto depende em parte da capacidade do seu proponente em conciliar os seus interesses pessoais com os interesses sociais mais amplos. Começaremos então por aqui.
.
Já se disse que um tema de pesquisa histórica (ou de qualquer outra modalidade de pesquisa) deve ser relevante não apenas para o próprio pesquisador, como também para os homens de seu tempo – estes que em última instância serão potencialmente os leitores ou beneficiários do trabalho realizado. Daí a célebre frase, cunhada por Benedetto Croce e reapropriada por Lucien Febvre, de que “toda história é contemporânea”. Sempre escrevemos a partir dos olhares possíveis em nossa época, e necessariamente escreveremos não só sobre aquilo que de nossa parte consideramos ser relevante, mas também sobre aquilo que tem relevância para nossos próprios contemporâneos. Tirando eventuais arroubos visionários e prenunciadores de interesses futuros, todo historiador tem pelo menos um de seus pés apoiado no seu tempo. Por trás de sua escrita, é a um leitor que ele busca (conscientemente ou não).”
.
.
[trecho extraído do livro ‘O Projeto de Pesquisa em História”. José D’Assunção Barros. Petrópolis: Editora Vozes, 2024. 20ª reimpressão]
Bom dia!
"Um amigo é um outro eu.
É preciso honrá-lo como um deus."
Que profunda e verdadeira essa reflexão!
A amizade é uma das maiores dádivas que podemos receber na vida, um presente de Deus que nos traz harmonia, compreensão e amor incondicional.
Quando reconhecemos a presença de um amigo como parte de nós, estamos em sintonia com a igualdade da harmonia que a verdadeira amizade proporciona.
Que hoje você possa valorizar e honrar seus amigos, sendo essa luz na vida deles, assim como eles são na sua.
Que sua jornada seja repleta de paz, carinho e gratidão.
Que Deus abençoe seu dia!
De que adianta perder a juventude planejando um futuro que pode não chegar, simplesmente viva.
Sua juventude é hoje.
Feito passarinho
pouse leve
ocupe seu ninho
solte um canto
sedutor
ancore na boca
― da noite ―
repouse!
Um crente genuíno não tem prazer no pecado. O pecado é um acidente em sua vida, não um hábito. Ele se levantará e se firmará pela graça que o capacita. Portanto, um crente genuíno não pode se perder definitivamente pelo pecado.
PREMONIÇÃO
.
.
Em um dia de meio dia,
meus olhos, somente os olhos,
tiveram uma visão.
.
Lembro-me que a luz me doía
como uma ponta de sabre
no corpo do coração.
.
Lembro-me, sem muito assombro,
que tudo quedava incompleto,
como se as luzes buscassem em vão
o preenchimento das coisas.
.
Na sintonia das imagens
dissecavam-se as paisagens
sem mistificação:
.
Não obstante o colorido,
ficavam os homens repartidos
como se feitos de pão.
A uns: o ouro e a prata;
a outros: a fome e a crença;
a esses: a esperança;
para aqueles: quitutes em lata.
.
Tanto sol doía
nos ombros da nação
(talvez não houvesse justiça
em sua distribuição).
.
E talvez por ser evidente,
ficavam doídas e claras
as sombras dos coqueiros.
Ali, onde outrora era verde
espreitam crianças no desamparo.
.
Desamparadas, porém livres,
querem construir a nação
– mas faltam-lhe os instrumentos:
os braços, e as mãos...
.
.
Igualmente iluminados,
os andarilhos nas estradas:
pés descalços, chapéus de palha,
– ou capacetes e mãos de graxa –.
Todos, embora cansados,
querendo correr o chão.
.
Mas falta-lhes segmento:
as pernas da multidão.
.
Arre!
Tanto sol
arde como uma tarde
de Verão...
.
.
BARROS, José D'Assunção. Publicado na revista Insurgências, 2024]
O ANJO
.
.
Enquanto bebia seus drinques, um antes do outro,
começaram a lhe crescer asas cada vez maiores:
bem desenhadas, cheirosas... brancas e polidas.
O sorriso verteu-se puro, sincero, acolhedor.
Falava agora a deliciosa língua dos anjos
com suas palavras estranhas e belas
a soar qual música nos ouvintes
e a reluzir como imagens
no pleno espaço.
Puro êxtase
profano
e sacro
de quem via.
.
As cores do paraíso a ele se abriram, como se misturadas em um crisol.
A inteligência, não mais em greve, discorria sobre todos os arranjos:
cinema, viagens, lares e lugares... filosofia, arte, sabores e amores.
Com a luz que de si emana... contava piadas de cair o siso!
Iluminava, fundo e profundo, as jovens rosas no gineceu...
.
Até que a noite, por fim, se pôs... cedendo caminho ao sol.
O sono chegou leve, pois Deus viera buscar seus anjos
espalhados pelos bares, festas e casas de flores...
Fechou cada pestana, junto ao sutil sorriso.
Depois, na paz do mundo, adormeceu.
.
Na tarde seguinte, ao despertar,
as asas tinham regredido.
Transfiguraram-se
em uma ressaca
confusa e cinza.
.
.
BARROS, José D'Assunção. Publicado na revista Ipotesi, 2023]
O capitalismo exercido de maneira contrária à liberdade não é capitalismo, e sim um tipo menos autoritário de socialismo.
Por trás de um Autista que está progredindo, existe uma família que não desistiu e que incansavelmente não mede esforços para ver a evolução do seu Filho(a). Cada conquista é fruto de amor, paciência e dedicação. É uma jornada de desafios e superações, onde o esforço conjunto transforma cada passo em uma vitória que merece ser celebrada com o coração cheio de orgulho!
Em cada lágrima que rola, um desejo ardente,
De enxugar a dor, de te ver contente.
Nos momentos tristes, a tua mão a buscar,
Para te dar conforto, para te acalmar.
O meu desejo é estar perto de você, não apenas fisicamente, mas também emocionalmente. Quero ser um porto seguro, um lugar onde você possa se sentir acolhida, compreendida e amada. Quero ser a sua companhia, o seu apoio, e juntos construirmos uma história linda.
Quando lavo a louça e vejo o teu sorrir,
É um fogo suave, que me faz sentir.
Ao tirar do varal, roupa ao vento a dançar,
Teu sorriso me aquece, me faz desejar.
Arrumamos a casa, em gestos gentis,
E o brilho nos teus lábios me deixa feliz.
Na cozinha, em harmonia, preparamos a refeição,
Mas é teu sorriso que acende a paixão.
Teu sorriso é chama, é o meu despertar,
É o combustível que me faz continuar.
- Relacionados
- Frases para namorada que mostram o quanto ela é especial para você
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado
- Frases de perda de um ente querido para encontrar conforto em palavras
- Textos de volta às aulas para um começo brilhante
- 31 mensagens de aniversário para a melhor amiga ter um dia incrível
