Quanto mais me Conheco Fernando Pessoa
“Você sabia, quanto mais amamos uma pessoa temos mais chances de ser magoados? Quando estamos apaixonados ficamos sensíveis, por isso, não pode faltar: o olho no olho, a discussão da relação, um dando suporte ao outro e sempre elogios e perdão reinando.”
Os livros são os mais serenos e constantes dos amigos; são os mais acessíveis e sábios dos conselheiros, e os mais pacientes dos professores.
A maior parte dos erros dos homens provém mais do fato de eles raciocinarem a partir de falsos princípios do que raciocinarem mal de acordo com os seus próprios princípios.
Quando o cérebro humano se distende para abrigar uma ideia nova, nunca mais volta à dimensão anterior.
Nada é mais contagioso do que o entusiasmo; nada é mais fascinante, mais irresistível do que o entusiasmo da mulher.
Assusta pensar que talvez a admiração mais sincera de que gozamos seja a das pessoas que não nos compreenderam.
Os sábios aproveitam-se dos tolos mais do que os tolos se aproveitam dos sábios, uma vez que os sábios evitam os erros dos tolos, enquanto estes últimos não imitam a prudência dos sábios.
A inexperiência é o que permite a um jovem fazer aquilo que um homem mais velho sabe que é impossível.
Nada é mais fácil do que se iludir, pois todo o homem acredita que aquilo que deseja seja também verdadeiro.
