Quando os Bons se Unem
# Janeiro, o mês dos reencontros, alguns bons e outros ruins. Reencontros sempre são bem-vindos para não nos esquecermos de quem somos e de quem fomos um dia.
"Tem certas musica quee ouvimos, que nos fazem lembrar de momentos bons e ruins, momentos que marcaram nossas vidas. Algumas dessas musicas de tão triste acabam por brotar lagrimas em nossos olhos, muita das vezes não esperadas. mas como tudo nessa vida é um acaso descobrirmos."
Em matéria de amor não vejo com bons olhos a idéia de um final feliz...No amor, o bom mesmo seria nunca haver final!
Bons fones, se possível. Boa música, sempre!
Não acredito que a memória seja um lugar esperando nossa visita. Me parece mais algo que construímos a cada visita. E nunca construímos da mesma forma. Sempre que lembrarmos do primeiro beijo, será um beijo diferente. Será sempre outra pessoa, a pessoa que nos tornamos, a lembrar do mesmo beijo.
Num dia desses, minha andança por POA coincidiu com o horário de saída de um colégio. Crianças invadiram a calçada enquanto eu passava. Algumas ficaram me olhando fixamente. Na verdade, olhavam para meus cabelos. E riam. Saquei que elas nunca tinham visto um cara cabeludo! Estranho é que havia, entre as crianças, vários moicanos. Fala um pouco a respeito do nosso tempo o fato deste corte de cabelo complexo, que necessita aditivos químicos para dribar a gravidade, parecer mais natural às crianças do que cabelos que... simplesmente... naturalmente... crescem.
O tempo
Passa tão rápido.
O tempo deixa para trás, os momentos vividos, os bons e os sofridos, mas que jamais são esquecidos.
Dentro da lembrança guardo momentos que contigo vivi.
Cada palavra dita, cada gesto realizado, cada olhar trocado, os beijos calorosos, que persistem em permanecer em mim marcados, lembro-me de tudo, queria muito esquecer, mas o amor que ainda sinto, só me faz lembrar você!
Eu guardo toda a dor aqui dentro. Dor, sentimentos bons, ruins, até os de meio-termo. Os indecifráveis, os memoráveis. Eu tenho medo do dia que eu não suportar guardar sentimento algum. O dia que eu precisar expô-los.
DEDO PODRE EU TENHO!
Dedo podre: Capacidade de escolher um canalha no meio de 10 bons partidos. O Dedo Podre é a arte de escolher os piores homens para se relacionar!
Sempre que possível: junte-se aos justos, os que buscam progresso, aos bons. São estes que rasgam os rótulos e movem o mundo.
“Os tempos bons passarão e os maus também e duas coisas são importantes; não esnobar e não desistir”
AOS MEUS ALUNOS DE DIDÁTICA
Meus alunos me pediram para fazer um decálogo para serem bons professores. Disse-lhes que não há receitas prontas afinal como dizia Guimarães Rosa, “ Mestre não é aquele que ensina mas aquele que de repente aprende”. Porém senti-me desafiado em apresentar-lhes o que poderia ser chamado de dez mandamentos de um bom educador. Estão aí:
1- Lembrar que a vida deve ser vista como uma constante arte de aprender e ensinar;
2- Não dar respostas prontas aos alunos porém aprimorar a habilidade de propiciar-lhes capacidade de pensar critica e criativamente;
3- Desafiar os alunos a não ficar na memória acumulada e sim a descobrir novos saberes;
4- Saber que a didática não deve ter um caráter instrucional mas sim um caráter de descobertas;
5- Compreender que conhecimentos científicos são indispensáveis, mas sozinhos, são impotentes para transformar massas disformes em pessoas cidadãs;
6- Incorporar o fato de que essas informações só serão relevantes se forem impregnadas de estética e beleza;
7- Aprimorar a habilidade de propiciar ao aluno capacidade de pensar critica e criativamente a realidade, sem apresentar-lhes respostas prontras para perguntas não-feitas;
8- Trabalhar para que o aluno busque constantemente o princípio maior da autonomia;
9- Incorporar a idéia de que o processo da aprendizagem contempla duas dimensões: a dimensão do prazer e a dimensão da dor;
10- Querer a emancipação completa do aluno: seu conhecimento racional e também o poder de sua auto-estima.
Uma mistura de sentimentos dentro de mim neste momento, mas vou deixar se sobressair apenas os bons, apenas os que trazem a felicidade. Caio Fernando Abreu
E boa sorte pros que ainda tentam, vejo vocês no fundo do poço.
E entre tudo que ele poderia ser pra mim, ele escolheu ser saudade. Caio Fernando Abreu
Nada em mim foi covarde, nem mesmo as desistências: desistir, ainda que não pareça, foi meu grande gesto de coragem. Caio Fernando Abreu
Eu sei que vou. Insisto na caminhada. O que não dá é pra ficar parado. Se amanhã o que eu sonhei não for bem aquilo, eu tiro um arco-íris da cartola. E refaço. Colo. Pinto e bordo. Porque a força de dentro é maior. Maior que todo mal que existe no mundo. Maior que todos os ventos contrários. É maior porque é do bem. E nisso, sim, acredito até o fim. O destino da felicidade, me foi traçado no berço. Caio Fernando Abreu
Estou me afastando, estou indo embora e preciso que me entendas antes que eu vá.
A solidão é as vezes tão nítida como uma companhia. Vou me adequando, vou me amoldando. Nem sempre é horrível. Às vezes é até bem mansinha. Caio Fernando Abreu
Dizemos sempre que é preciso saber viver com os bons e com os maus elementos. Para isso, é necessário haver educação moral e espiritual, não se exaltar, para não ser vítima do astral inferior ou da má influência de indivíduos que não aceitam o que se diz, por não estar de acordo com sua falta de raciocínio, com seus sentimentos.
