Quando Morremos Sorrimos
Quando olho para meu passado e vejo que tive uma boa infância, me preocupo com as próximas gerações que apenas existem, em seus mundos cada vez menores e portáteis.
Bonito é quando a gente sai da infância, mas a infância não sai da gente, fica ali escondidinha nos nossos gestos mais singelos, no olhar encantado repleto de fantasias e no amanhecer de um sol de sonhos que nunca entardece em nós.
FAÇA O BEM.
Não é fácil retribuir com o bem quando somos tratados com hostilidade; porém, mesmo ferido, procure sempre desejar com o que há de melhor no seu coração.
Quando a pessoa se sente o centro do universo, chega uma doença ou a morte pra mostrar que ela é igualzinho a todas as outras: um grão de areia e nada mais.
Quando olho para trás percebo o quão abençoada sou. Quando abro minhas gavetas das memórias e relembro as maravilhas que ali guardei percebo o quanto tenho para agradecer. São tantas coisas lindas que guardei que eu me perco em nostalgia ao me deparar com os afetos, com as delicadezas, com o calor dos abraços, com sorrisos que como sol iluminaram meus dias nublados, todos ali guardadinhos.
Nas gavetas do coração guardei afagos, toques, gostos, palavras bonitas, que chegaram a mim como lenitivo nos dias em que mais precisei e até hoje ainda ressoam dentro de mim como uma prece. Nesse álbum tão cheio de encantos guardei fotos das pessoas queridas e dos lugares incríveis que conheci. As músicas ainda vibram dentro de mim no tom exato da emoção que me toma cada vez que as ouço tocando dentro de mim.
A lembrança mais bonita que tenho é o sorriso do meu filho ecoando em todos os cômodos da minha alma. Essa está marcada em mim como tatuagem e por quantas vidas eu viver, eu sei que a levarei comigo.
Quando abro as janelas dos sonhos me sinto extremamente privilegiada por ter tido a oportunidade de realizar vários deles. Alguns ainda são sementes, mas na hora certa os lançarei em solo fértil, outros tenho que me desfazer, não porque estão mortos, mas porque a sensatez não me permite mais realizá-los.
Não pense que em minhas gavetas das memórias só tem coisas bonitas, tem também dor, mágoas, desencanto, decepções, frustrações, traições, mas essas eu vou jogando fora à medida que encontro, além de não servirem pra mais nada, não valem o lugar que ocupam. Preciso de espaço, ainda tenho muitas outras coisas lindas pra guardar.
Quando eu tenho algo para além de mim, quando eu consigo lançar o meu olhar para o futuro e pensar em qual é o meu impacto no mundo, certamente eu consigo ter maior resistência.
Nem tudo na vida tem lógica, principalmente quando se trata de sentimentos: a minha parte razão quer que você vá embora, mas a parte coração implora para que você fique, mostrando-se absurdamente paradoxal e incoerente.
Quando ouvimos a palavra pai, imediatamente a gente pensa em quem gerou, mas a verdade é que gerar um filho é insuficiente para classificar alguém como pai.
Porque pai é quem dá suporte, não só financeiro, mas também emocional. Pai é quem cuida com carinho, quem ama, quem protege. Pai é quem está presente nas horas difíceis dando força, apoiando, orientando. Pai é quem direciona para o caminho do bem, quem ensina valores, costumes, ética e moral. Pai é quem ajuda a construir o caráter de uma criança. Pai é quem com afeto, assume a responsabilidade de criar um filho, seja ele pai biológico, padrasto, avó, tio, irmão, amigo e até mesmo mãe. Tá cheio de mães por aí que assumem o papel de pai e com louvor desempenham essa função.
Feliz dia dos pais para todos aqueles que com amor ocupam esse lugar tão importante em nossas vidas!
A minha mãe sempre diz que a gente se acostuma com tudo nessa vida e ela tem toda razão. Quando a ausência vira um hábito, a gente também se habitua a não fazer mais questão da companhia de quem não está nem aí pra nossa.
A única explicação para todas as tolices que fazemos quando estamos apaixonados é que o amor é mesmo cego. Antes que o efeito da paixão passe, todos vêem, menos a gente.
Pessoas de alma perfumada são como balões cheios de pétalas, dos quais só saem perfume mesmo quando alguém os picam.
Quando o machucado é por fora a gente faz um curativo, rapidinho para de doer, cicatriza e a gente esquece, mas quando é por dentro não tem como colocar band-aid, o melhor curativo ainda é tempo.
Quando você diz, eu vou conseguir, o universo te coloca no lugar que você precisa estar para realizar o teu desejo.
Quando um homem beija seu filho, dizia Epicteto, deve sussurrar para si mesmo: ‘tu morrerás amanhã talvez’. Mas, estas são palavras de mau presságio.
— Nenhuma palavra é uma palavra de mau presságio que expresse qualquer obra da natureza.
Não questione os desígnios de Deus, quando Ele tira certas pessoas da nossa vida, não é pra nos castigar é para nos mostrar que ficamos melhor sem elas.
Da mesma forma que quando você vai abastecer o carro escolhe um combustível de qualidade, escolha também uma energia boa para reabastecer teus pensamentos e alimentar a tua alma.
