Psicanálise

Cerca de 100 frases e pensamentos: Psicanálise

Consultas psicológicas, Psicoterapia e Psicanálise. Ex-professor do curso de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas - UFAL e ex-professor do curso de Psicologia do Instituto de Psicologia de Maceió - IPM (do Centro de Estudos Superiores de Maceió - CESMAC). Mais de 30 (trinta) anos de experiência profissional como Psicólogo e Psicanalista.

Inserida por rjdsantana

A psicanalise é a arqueologia que escava o inconsciente

Inserida por cidineinunes

"Se procura previsibilidade a psicanálise não poderá ajudá-lo. Porém, a utopia em análise poderá muito bem surpreendê-lo"

Inserida por arnaldotoni1976

"Estudar psicanálise por mera curiosidade, é o mesmo que andar de avião para apreciar as paisagens"

Inserida por arnaldotoni1976

“A psicanálise estudada na Casa da Psicanálise permite iniciar o caminho para o autoencontro, podendo assim compreender melhor, e como mais profundidade, os mecanismos que nos levam a agir, sentir e pensar.”

Inserida por RicardoDihRibeiro

“O principal instrumento da psicanálise deve ser o amor e não o divã.”

Inserida por RicardoDihRibeiro

“A psicanálise pode auxiliar o indivíduo na caminhada para dentro de si, quando está fora; e para fora de si quando está dentro. Para que assim assuma a responsabilidade sobre seus atos e possa agir e não a fugir ou paralisar-se frente à vida, para que fale das insatisfações e silencie quando sua fala não for positiva para si mesmo.”

Inserida por RicardoDihRibeiro

“Durante todas as aulas em psicanálise na Casa da Psicanálise, são realizados processos de grande impacto de autoconhecimento, funcionando como uma grande terapia.”

Inserida por RicardoDihRibeiro

“A formação realizada na Casa da Psicanálise é para o aluno ser uma ser humano melhor e mais consciente, equilibrando-se frente a vida, depois este aluno pode se relacionar com as pessoas do seu círculo intimo com mais tranquilidade e harmonia, depois então poderá ajudar as pessoas da sua comunidade e por fim ser um profissional e fazer da psicanálise sua profissão”

Inserida por RicardoDihRibeiro

Namoro não é missão, nem clinica de reabilitação, nem academia; nem psicanálise, nem aconselhamento, nem maternidade, nem confraria, nem favor, nem ajuda solidária, nem nada disso — embora, caso haja amor no namoro, haja missão, sem que se sinta; reabilitação, sem que se perceba; exercício, sem que seja um projeto; cuidados, sem maternidade; amizade, sem confraria de doentes carentes um do outro.

Inserida por Daniel.consciencia

Quanto mais estudo e leio sobre a Psicanálise, mais descubro que em sua totalidade, os estudiosos e Psicanalistas dedicaram-se ao estudo da Psicanálise em busca da solução para suas própria neuroses ...

Inserida por ARIMOTOKIKA

Freud é magnífico...Sua teoria é rica e muito bem elaborada, não há furos na psicanálise, ela faz o tricô necessário na alma adoecida, angustiada. De fato move elementos desconhecidos, recalcados em uma esfera interior! Se estou apaixonada pela psicanálise? Loucamente

Inserida por KatianaSantiago

A Psicanálise não cura ninguem do vazio que o homem senti, e sim ensina a supera-lo.

Inserida por fernandocesarferroni

A psicanalise não mais se apega ao passado de seu paciente,o seu papel na atualidade é ajudar na filtragem das múltiplas oportunidades. A psicanálise de hoje ampara o futuro"

Inserida por gemariasampaio

"O que o Direito tem haver com a Psicanálise? O sujeito está assujeitado as leis do inconsciente. O delito ocorre muitas vezes movido pelo recalque ou obsessão oscilante"

Inserida por gemariasampaio

PSICANÁLISE, MENSAGENS E DINÂMICAS

A Análise quer fazer surgir uma mensagem. Qual seria? Existem três tipos de mensagens que uma pessoa pode nos transmitir. A primeira consiste na projeção que fazemos dela. Refere-se a impressão inicial que alguém nos remete enquanto pessoa. Não a conhecemos, contudo realizamos uma construção de sua imagem pautada em nossas referências psíquicas. A segunda consiste na projeção que fazemos dela, sendo esta confirmada ou não pelo objeto em questão. Aqui o objeto (pessoa) de nossa projeção pode ou não confirmar a imagem que foi tecida psiquicamente por nós a ela. A terceira, a que o Analista procura fazer surgir na Análise, é a projeção vinda do inconsciente que ela faz de si própria sem a nossa projeção consciente. É a sua mensagem mais íntima. A mensagem que sempre transmitiu por seus sintomas. Nesse sentido, cabe ao Analista identificar, inicialmente, qual a dinâmica pela qual o paciente se apresenta na sessão.
Vou dá um exemplo de duas dinâmicas que podem se apresentar em uma sessão. Uma delas pode ser aquele que fala sem falar. E o outro é aquele que fala pela escuta. A primeira delas é aquela pessoa que possui uma tonalidade com as palavras. Basta que escutemos que a fala emana sem muitas dificuldades. Porém está fala é uma fala que nada e ao mesmo tempo tudo fala do sujeito. É uma fala que precisa ser decodificada. Uma fala que tem como função calar o estranho residente de si mesmo, ao mesmo tempo que é a única forma que tem de comunicar esse estranho. É uma fala que emudece o inconsciente. Porém é por meio dessa fala que nada fala que o sujeito grita. Ou seja, é uma fala que têm dois sentidos. Cabe a nós compreendermos essa dinâmica no decorrer da história que se dará nas sessões. A segunda dinâmica é a fala pela escuta. São os pacientes que se colocam na posição de escutadores do outro. Escutadores do outro para não deixar a fala surgir e fluir em si. Podemos dizer que é uma forma de defesa. Ou uma forma de dizer o quanto precisa dessa escuta que oferece ao outro. É o paciente que produz um silêncio ao Analista. Um paciente que prefere escutar ao ser escutado. Há nele um sigilo que precisa ser vencido. Como? Ao Analista requer mostrar o seu lugar de Analista, aquele que não está ali para medir ou competir com o paciente quem escuta mais quem, afinal em uma Análise não existe dois Analisandos ou dois Analistas. Neste sentido, cabe ao Analista investigar via escuta ativa quais foram os fatores que fizeram esse paciente escolher a escuta como meio de calar e ao mesmo tempo falar de si por essa escuta. O que a escuta procura esconder? O que a escuta quer falar? Em que momentos essa escuta acontece? Já houve momentos em que a escuta não apareceu? Quais foram esses momentos? Como foram esses momentos? Com quem? Como foram essas situações em que havia fala e não escuta? O que é sentido quando há fala e não escuta? Enfim, são algumas questões que poderiam ser implementadas, evidentemente de uma perspectiva hipotética. Todavia cada caso é um caso. Cada história é uma história. Cada dinâmica é uma dinâmica. E, claro, cada Análise é uma Análise. A nós, Analistas, faz-se sempre imprescindível conhecer e nos reconhecer em nosso lugar de Analistas do Inconsciente. Para fechar, deixo com vocês esse poema:

DOR EM ANÁLISE
A DOR tem várias facetas
Tem aquele arDOR
Que não sabemos de onde vem
Porém pode ser encantaDOR
E também sofreDOR
Esse não saber o que se tem
É assustaDOR
O que pode acontecer
Quando existe o escutaDOR
Para ajudar a compreender
É como um cuidaDOR
Que se faz ausente, presente e continente.
Fazendo papel de caçaDOR
Nesse todo Inconsciente.

Inserida por heldicemachado

A Psicanálise está nos olhos de quem sabe olhar.

Inserida por DouglasVieira2012

"Quando a Psicanálise se resume a escolas e predileções de linhas de pensamento ou abordagem terapêutica, ela deixa de cumprir o seu papel de livre investigação, pois a mente humana é, e sempre será inusitada."

Inserida por anadaraujo

" A psicanálise permite que possa emergir do mais profundo, os desejos e sonhos agrilhoados, a fim de que a alma se cure e o coração se alegre"

Inserida por JCM

“A sugestão que nos vem da Psicanálise é de que o homem faz cultura a fim de criar os objetos do seu desejo. O projeto inconsciente do ego, não importa o seu tempo e o seu lugar é encontrar um mundo que possa ser amado”.

( em "O que é religião?".)

Inserida por portalraizes