Prudência
Uma das virtudes mais admirada pelos homens é a humildade, e a que mais defende a si mesmo é a prudência.
Os dissabores do excesso chegam sutilmente pelos cantos, tomando o todo ... isto se assim, não pronunciar prudência com as palavras ou até mesmo, a prática oportuna do exercício do silêncio.
Todo o segredo tem algo de sedutor. Os segredos aguçam o nosso desejo, é como um alarme soando distante, instigante... Eles nos forçam a reagir, às vezes sem cautela, colocando nossa prudência em risco.
Quando algo é entre a pessoa e Deus.
Isto é um problema da pessoa com Deus: se ela vai chamar “Senhor, Senhor”, e o Senhor vai dizer que não a conhece (Lc 13:25-27).
Se ela é hipócrita ou não, esse é um problema dela com o Senhor. O que eu devo fazer como cristã é seguir a palavra de Deus que diz: “Procurem viver em paz com todos e busquem levar uma vida pura e santa, porque aquele que não é santo não verá o Senhor” (Hb 12:14).
Buscar a paz com todos é estar em paz com as pessoas independente dos problemas que elas manifestam; é saber lidar com elas do jeito que elas são, sem se deixar influenciar ou contaminar, caso elas apresentem alguma falha moral ou espiritual.
Se há hipocrisia por parte de um cristão, isso também é problema dele com Deus. Quanto a mim, o que devo fazer é me precaver e agir com prudência no convívio com essa pessoa. Assim a paz será garantida e assim o Senhor me verá e conhecerá.
Quem se diz de direita é também chamado de conservador. São geralmente pessoas que primam pela prudência em todos os sentidos. Os hábitos vividos hoje pelos conservadores já foram criticados pelos conservadores de outros tempos. Dessa forma, a esquerda de hoje poderá ser a direita de um futuro distante.
Curvar-se eventualmente diante das situações de frustração e contrariedade é sinal de virtude de caráter e de prudência. Permanecer continuamente com estes sentimentos é indício de abandono próprio e de falta de atitude.
O silêncio da espera é o retumbante barulho da alma. Nada a fazer a não ser observar e aprender para enfrentar com prudência e determinação os desafios da vida.
Eu aprendi a sempre dar um passo para trás quanto a pessoas, você só pode entender como algo funciona afastando para uma visão mais ampla.
Já fui fogo incessante e ardente, o que me tornava imprudente e inconsequente, hoje sou apenas calor, e, estou bastante confortável com isso.
Em algumas situações, a distância prudente é a única maneira de se ter uma esperança sem ansiedade ou pedidos.
Uma dose de medo faz bem. Os totalmente destemidos, em regra, erram mais. É que quando se perde totalmente o medo, infelizmente, perde-se a cautela e a prudência.
Mergulhar no desconhecido
É o primor da excelência
Do saber que, adquirido,
Nos conserva em prudência.
Demore o quanto precisar para tomar uma decisão.
Estude os prós, os contras, com a razão e com a emoção.
Ouça, também, a sua intuição.
Uma vez tomada a decisão, coloque-a imediatamente em prática.
A isto se dá o nome de Prudência.
Assumir problemas alheios pode trazer sobrecargas significativas de responsabilidade. A reflexão antes de assumi-los é prudente e contribui para decidir antecipadamente sobre quais atitudes devem ser tomadas e até onde o compromisso a ser assumido será satisfatório para ambas as partes.
