Próximo
CONTATO NA GESTAlT
Quando a nossa vida está uma gestalt aberta, buscamos no contato com o próximo uma forma de nos centrarmos. E é nesse campo cheio de pré-contatos e pós-contatos que procuramos nos atualizar, porém o que acontece quando significamos algo errado? Nesse caso, perdemos a chance de perceber pessoas únicas e cheias de potencialidades, destinando elas a tornarem-se meros fundos em nossas vidas, em vez das figuras que elas poderiam ser, mas e se nós nos permitissemos ser contatados por elas? Ai se manifesta para nós, como um fenômeno, um leque de possibilidades, onde essas pessoas introjetam em nosso ser um saber novo, e assim nós podemos ser significativos a elas, projetando a experiência adquirida ao decorrer das nossas atualizações, onde cada função do contato tornar-se uma relação “Eu-Tu” e onde as fronteiras do contato se tornam permeáveis e, por conseguinte, a semi-permeabilidade tão almejada; por fim fechando as gestalten que geram as angustias de nossas relações, isso porque finalmente aprendemos o quanto essas pessoas podem ser significativas para nós, como um insight de que a nossa existência é mais completa pela existência do outro.
Desde pequeno aprendemos sempre que não devemos ter preconceitos com o próximo, que não podemos desfazer de ninguém por ser gordo, baixo, magro, alto, negro ou por ela gostar de algo que você não goste, mas deixamos passar despercebidos o auto preconceito ou preconceito por si próprio.
Aqueles detalhes em nosso corpo que não nos satisfazem e que queremos mudar para nos satisfazer, nem sempre é do nosso desagrado e sim para agradar aos outros, mas pensando de forma indireta estamos tendo conosco o que não queremos que as pessoas tenham pela gente que é o preconceito.
Cada pessoa tem seu próprio corpo e o único que ele deve satisfazer é seu próprio dono, para que possa ter uma elevada autoestima. Pensamos as vezes que não estamos bem e ao olhar no espelho dizemos estar “gordo demais” e que ninguém vai nos querer e mexemos no nosso corpo para mudar ele ao agrado dos outros, que no caso do exemplo acima seria magro ou “sarado” o corpo ideal. Isso me faz observar 2 coisas, que as pessoas estão trocando o original pelo “falso” em algo natural, uso a expressão “falso” porque quando vierem os resultados das suas mudanças não será mais você no sentido de que irá perder sua personalidade, mas se resolver continuar devo lembrar de que nunca deve perder o caráter e que a beleza inferior que você está buscando não deve afetar a sua beleza exterior que é a mais importante. Me leva a pensar também que, se você está mudando para agradar alguém será que essa pessoa gosta mesmo de você? Talvez não, ela vai gostar apenas da artificialidade que há em você.
As pessoas devem gostar da sua beleza interior que é seu maior valor, a beleza do corpo não deve subir ao psicológico, pois, quem não gosta de sua verdadeira aparência não merece te ter por completo.
AMAR AO PRÓXIMO É OLHAR COM OS OLHOS DA ALMA E SENTIR COM OS OLHOS DO CORAÇÃO, É COMPARTILHAR UM POUCO DO QUE VOCÊ TEM, PORQUE DAR É MELHOR DO QUE RECEBER!!
O abismo que separa um semelhante do outro é apenas um passo. Então pule ele e vá até o seu próximo e o trate assim como você gostaria de ser tratado, essa é a proposta que Jesus Cristo deu aos Fariseus religiosos da época, depois de te falado que devemos amar o Eterno acima de tudo; "Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo". Mateus 22:36-39. Lendo-se João parece que ele entende isso de forma magnifica e elucida; "Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão". 1 João 4:20,21. Voltando para a passagem de Mateus 22 Para concluir o próprio Cristo fala; Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Mateus 22:40. Atrevo-me a dizer que já sabemos o que devemos fazer.
Quer ser feliz? Então, ame-se! Ame o próximo! Ame o seu trabalho! Ame a natureza! Ame a tudo, e a todos! Sinônimo de felicidade é amar!
O ser humano só enxerga no próximo aquilo que ele quer ou consegue ver. Não se discrimina o próximo se você não consegue observar seu interior! Há fatos na vida de uma pessoa que mesmo quem esteve junto durante toda a caminhada consegue observar.
" Não julgue o livro pela capa".
Se às pessoas amarem o próximo verdadeiramente amarão a Deus. Nossos problemas psicológicos e espirituais são muitos, no entanto a única solução deles é o amor. Nossas palavras são poderosas, tanto para abençoar como também para amaldiçoar. Porém eu te pergunto, o que você tem pensado? Pensamentos tornam-se palavras.
LONGE DE MIM
Distante de mim
lá longe, perto do fim
havia um homem
Próximo da morte
quando perto da via
todavia distante
enfim
No próximo instante
tão longe da sorte
e já perto de mim
jazia aquele homem
De tão sujo, imundo
ninguém apareceu
era o fim do meu mundo
o homem era eu
AMANDO O PRÓXIMO
Leia: "1 Tessalonicenses 4:9-12" ...o próprio Deus lhes ensinou que vocês devem amar uns aos outros ( v.9 )
Examine: E, acima de tudo, tenham amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas ( Colossenses 3:14 )
Considere: Como você pode demonstrar que se importa com os outros e não apenas consigo mesmo ? O que Jesus lhe ensinou sobre como tratar os outros em amor ?
Estava num dilema tão grande - se deveria ou não casar com o homem que me pediria em casamento. Torturei-me sobre isto por quase um ano. Durante o período, li dezenas de livros sobre relacionamento, busquei a orientação de pastores e conselheiros e ouvi centenas de amigos casados explicarem como sentiram a "convicção" ao confrontar tal decisão.
No final das contas, terminamos o noivado. Cancelar o casamento foi a escolha certa para nós, mas senti profundo remorso pelos meus pensamentos, palavras e atitudes durante o nosso relacionamento.
Estava tão ansiosa quanto a minha vida e meu futuro, que muitas vezes me parecia com as pessoas egoístas descritas em Provérbios 18:1-2: "Quem não gosta de estar na companhia dos outros só está interessado em si mesmo e rejeita todos os bons conselhos. O tolo não se interessa em aprender, mas só em dar as suas opinião."
Assim como eu, você já se sentiu culpado por ferir exatamente as pessoas que mais ama ? Em muitas situações, já contradisse a afirmação de Paulo: "Sejam sempre humildes, bem educados e pacientes, suportando uns aos outros com amor"? ( Efésios 4:2 ).
Muitas vezes, quando o ciúme consome, a ira invade ou o medo prevalece, me refugio em pensamentos egoístas. Torno-me a antítese cristã amável e gentil que sou chamada a ser e que procuro ser ( Tessalonicenses 4:9 ).
À medida que eu e você olharmos mais intensamente para Jesus, nos voltarmos para a Sua Palavra e dependermos do Seu Espírito Santo, causaremos menos dor desnecessária aos outros. Ele foi exemplo de como "fazer o que é bom e certo" ( Oseias 12:6 ) entregando Sua vida por nós ( João 3:16; 1 João 3:16 ). Sigamos o exemplo de Jesus e vamos amá-lo, e amar também ao próximo ( 1 Tessalonicenses 4:10 ). - Roxanne Robbins
Não adianta orar pela Síria se você não ora pelo seu próximo!
Não adianta chorar pela Síria se você não vê o choro do seu próximo!
Ouvir o próximo é a base para construirmos uma sociedade mais justa, empática e harmoniosa.
Moabe Teles
"A fraternidade nos ensina que, ao estendermos a mão ao próximo, encontramos forças que jamais imaginamos possuir, e juntos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.
28/06/2024
"A falta de amor a Deus e ao próximo torna-o egoísta, ansioso, depressivo, sem fé, sem autoestima e vazio em seu interior".
