Selecção semanal
5 achados que vão mudar sua rotina Descobrir

Prosa Poetica Vinicius de Moraes

Cerca de 31351 frases e pensamentos: Prosa Poetica Vinicius de Moraes

- Crise, efeito pandemia

Pode retardar nosso progredir, mas nosso ímpeto de vitória é intocável.

Pode adiar nossos sonhos, mas jamais cancelá-los.

Pode limitarmos com o medo, mas não impedir a manifestação do agir com o coração, que é a mais pura coragem para enfrentar, quando diz, em frente.

Pode prejudicar a nossa economia, mas não a nossa energia e intelecto capaz de trabalhar e fazer dinheiro.

Inserida por MaViTri

- Idealização ideal

A gente na condição de humano aprendiz, idealiza na ingenuidade tantas coisas e tanta gente, então por que não idealizar a perfeição?
Deus é muito além da nossa capacidade imaginativa de projeção, por isso o idealizo sim e creio, Ele me ama muito e anseia o bem, assim como para todos aqueles que tem uma gota de amor sincero no coração.

Inserida por MaViTri

- A mudança

Moramos em nosso corpo, com a analogia de uma casa, naturalmente um dia vem a mudança para evoluirmos, é para refletirmos, por que não teríamos novas chances para cumprirmos nossas missões? Ele é justo.
Porém não é questão de foco, cada vida é singular, precisamos fazer o nosso melhor, vivendo-a seriamente!

Inserida por MaViTri

⁠⁠Tu é:
Tão incrível, tão linda
Tão importante pra mim
Você é tão suficiente, tão perfeita

Você é diferente e especial
Tem um sorriso tão lindo
Seu abraço me completa

Eu acho isso tudo sabia?
Você deveria se isso também


Com amor, para Dudinha

Inserida por vinny_bsb

⁠ - Borboletas no estômago

Sinto
Ao perceber que estou a poucos passos da realização do meu objetivo

Não diria nervoso ou ansioso
Mas eufórico, tomado por um êxtase intenso que sabe o caminho de casa

Uma década sonhando
Um aprendizado recente
Da vontade a ação
Persistência na paixão, é amor

Implacável, vencerei.

Inserida por MaViTri

⁠⁠ - Habbiana

Ela tem uma voz doce que encanta, é suave, meiga e me apanha

Um sussurro guarda o seu bordão, danosse, iludindo sem intenção, meu fácil e carente coração

Tem semblante de garota branda, a conhecendo logo se espanta, surpreendente com uma pura educação; sem mais, é respeitosa, inteligente e bonita, fácil fácil me anima, a acreditar que poderia estar em sua vida

E, logo eu, que já me perdi em ruas sem saídas, não reconheço, persisto, um dia encontro a avenida, que é o caminho da minha vida

A paixão, tudo bem se apaixonar, aparência é buraco negro, nos puxa sem forçar, vamos e nos machucamos; jornada que sigamos

Mas o que argumentar, não somos bobos, a fé e a esperança reside em nós pobres homens, não custa tentar

O momento da primeira fala, um macaco? Um banimento, desculpe, não houve conexão mútua, lamentável pra mim, é ilusão; agora, eis a última palavra, não um adeus, um fique bem, não espere receber a felicidade de ninguém, seja ela querida Sanndy.
07/07/2020

- Marcos Vinícius Trindade - Pensador

Inserida por MaViTri

⁠Que hoje seja o dia!
Que tudo ocorra bem e na paz no dia de hoje e sempre.
Cada dia é uma nova oportunidade de fazer o certo dentro do seu melhor.
Erros e fracassos não podem te desanimar e nem te determinar o restante da sua vida.
Se desconecte de pessoas e ações negativas, deixa falar e pra lá...
Cative só quem te faz bem e esta contigo sempre, que o fortalecerá.
Você é e pode fazer muito mais para sua liberdade emocional, física e mental.
A mudança e o mundo melhor esta dentro de você, abra a mente para novas teorias e desenvolva através dela, o recomeço esta a caminho, seguindo seus próprios planos e colher os frutos do que semeou e plantou durante essa jornada.
Tem muito mais por vir de melhor, “segue com fé, pois ela não costuma falhar”.

Inserida por von_randow

⁠Sabe o que poderia ser modinha do momento?
Ser verdadeiro consigo mesmo e ter caráter de assumir que é falho e ser cordial e ter empatia para com o próximo. Abrir os olhos para a realidade que existe fora das mídias sociais e ver o outro errar, seja sem querer ou de forma proposital, sem deixar passar como se não estivesse vendo. Chega disso, pois, através do seu aparelho, pode fazer justiça, principalmente se não deve a ninguém e a Deus, se cada um for honesto consigo mesmo e para com o próximo, o seu meio social e o mundo já melhora, fazendo o certo pelo certo mesmo. E se errar, admitir a falha e refazer o caminho do correto com humildade e empatia. Errar faz parte do aprendizado, aceite sua personalidade e adquira novas habilidades ou inteligência emocional e social com outras pessoas mais instruídas, pois sempre haverá alguém que sabe mais. Em vez de confrontar, ouça falar, e o que servir para sua jornada na vida, acrescente ao seu embasamento cultural.
Chega de continuara perpetuando negatividade, observando e falando de outra pessoa, principalmente se for para falar mal, não convive; com a pessoa; não banca as contas dela; deixa de ser fantoche do endiabrado, pois isso é coisa dele e ele também pode estar em diversos lugares e o influenciar, principalmente se sua frequência vibracional estiver baixa.
Criaram divisões para que briguemos entre si e nós mesmos, o poupem de matar um desafortunado, somos iguais, seres humanos e, quando morrermos, não levaremos nada que compramos, só o que compartilhamos uns com outros.
Nossa briga tem que ser com os políticos que estão ganhando seu dinheiro suado e ainda roubando e deixando a situação mais precária, para nos matarmos.
Inteligência emocional, social, cultural e econômica. Temos que perder tempo de brigar e discutir entre nós, para que nossa vida e a do próximo seja a mesma para todos.
Jornal está aí e não mente, veja o noticiário, só tem tragédia. E pior, por conta de coisas banais.
Cada atitude e pensamento fazem toda a diferença de qual frequência você esta se conectando, projetando ou fazendo.

EXEMPLO:
Se jogar o lixo no chão, não for coletado e chover, ele vai parar nos rios e depois no oceano.
Retirar a vegetação do lugar e construir um imóvel é menos uma vida e filtro do ar, e desequilibra o clima, pois vai ficar mais quente e sem ar fresco para respirar.
Ver uma pessoa sendo agredida e não ajudar a defender, ainda mais com uma filmadora no bolso.
Não ter disposição de ouvir que uma pessoa que mora na rua dizer e ser rude. (Ele só busca um pouco de atenção e até pedir ajuda, mas só o fato de ter dado atenção, o faz bem e, se puder ajudar, já é um bem que faz).

Inserida por von_randow

⁠- Meias verdades

As ilusões se tornaram mercadorias nas mãos dos políticos, vendem mentiras para garantir a permanência no poder.

Primeiro turno, chorei.

Segundo turno, sorri.

Mesmo não sendo o que torci, compreendi e descansei, algo mudou em mim, muralhas do ódio desabaram e aprendi amar o meu gêmeo miserável que costumava abominar.

Jair Messias Bolsonaro, sim, acompanhei e idolatrei, que erro colossal. Agora envergonhado o vejo como muitas vezes o meu espelhou refletiu um arrogante e pretensioso, cheio de blefês.

Mentiras, mentiras e mais mentiras tentando apagar incêndios de mentiras, mentiras e mais mentiras da oposição, não funciona, decepciona.

O Brasil é maior e mais forte que qualquer influência política e seus interesses, democracia garante que de um jeito ou de outro, tudo será combatido.

Ainda mais agora, a direita foi despertada e está ativa como nunca antes, e não, o Brasil não será uma Venezuela nem se Lula fosse o governante pelas próximas três décadas.

O povo se manifesta, milhões vão as ruas em protesto, pois como aceitar o que causa medo? O primeiro erro está em digerir tudo o que ouvem, tomando como absolutas verdades.

Não adianta, não adianta mais, é tarde demais. O momento perfeito para fazer uma grande manifestação para não permitir algo já passou e houve dois momentos, o primeiro na soltura do dito-cujo, o segundo, na candidatura do mesmo; mas o inimigo foi subestimado e isso é sorte certa ao azar.

Então hoje, cristãos, enfurecidos? Esqueceram da base? Não turbem o vosso coração; o meu reino não é desse mundo; o mundo jaz do maligno; e tudo nesse lugar caído vai de mal a pior.

Não existem surpresas, segue o jogo com fé e faça a sua parte pelo bem.

Inserida por MaViTri

O que tanto nos impede? O que tanto nos perturba? Pra que essa guerra de sentimentos misturado com pitadas de orgulho, medos, frustrações, obstáculos e incertezas que sequer a gente sabe ao certo o que é? Eu não sei dizer e limito-me apenas na certeza de que sou melhor quando estou ao seu lado e você é melhor quando está ao meu. Mas se é assim tão fácil, por que tantas idas e vindas sem nexo, sem direção, sem continuidade, sem sentido, sem saber de fato se é ou não é? É outra coisa que também não sei explicar. Até sei, mas não depende e nem cabe a mim tentar explicar, pois isso tem que ser despertado dentro você. A vida ainda não a ensinou o bastante, pois as inseguranças e medos recheadas com boas doses de dúvidas ainda a protegem de um mundo que não é assim tão mal o quanto pensas ou que esse alguém que vos escreve não é nenhum monstro, pois afinal de contas não quer nada além de te amar novamente.

Pior não são as guerras de sentimentos, pois elas cessam, nem as pitadas de orgulho, pois eles se contentam, ou as frustrações pois elas são esquecidas. O pior não são os obstáculos, pois eles são superados, ou as incertezas pois elas são sanadas. O pior de tudo é a gente se prender dentro de nós mesmos e sermos incapazes de descobrir um fantástico mundo de realizações e certezas que há dentro dos nossos corações. É achar que não temos o direito de nos mostrar a vida sendo que ao mesmo tempo a nossa vontade é sair gritando para o mundo todo que o que mais queremos é um pouco de paz, sinceridade e acima de tudo compreensão e não pressão. É apenas viver a vida sem ficar em busca de coisas que nos darão status e buscar apenas aquilo que nos faz bem, mas que não é tão valorizado pelas pessoas que nos cercam e por isso nos fechamos ainda mais.
Acho que precisamos acordar de uma vez por todas. Parar com essas leviandades que só nos fazem perder tempo e gritar ao mundo, mesmo que silenciosamente, dizendo que a única coisa que queremos de fato é nos sentir bem com quem mais amamos ou com quem acreditamos que algo pode dar certo, mas para isso precisamos tentar ao invés de especular. O que precisamos é de mais simplicidade, mais determinação e um pouco mais de atitude. Dar o braço a torcer as vezes pode nos levar a caminhos muito mais distantes daqueles que mais almejamos e acima de tudo: nos trazer a felicidade que tanto sonhamos.

Por esse motivo, pare de uma vez por todas de protelar. Reconheça seu interior e AJA mais sem medo para que aquilo que você deseja se torne realidade, mesmo que determinadas escolhas te façam errar. Abra seu coração e desperte em você o que tanto lhe prende pelo fato do medo. Por favor, seja mais coração, menos medo. Seja meu amor, mesmo longe. Seja minhas palavras, mesmo em silêncio. Por favor vamos sermos dois ao invés de um lá e cá.

De fato eu não sei se outra pessoa está ocupando seu espaço dentro de mim. Talvez não, pois ninguém seria capaz, mas não me culpe se eu tentar novamente dar um rumo na minha vida sem você, pois essa escolha será conseqüência da sua escolha, suas dúvidas e suas decisões... Vem para Bauru!

Inserida por trombinibauru

⁠Amor em Silêncio

Foi o acaso que te trouxe,
num tempo que não era meu,
mas bastou um olhar apenas
pra acender o que adormeceu.

Teu sorriso veio tarde,
mas em mim fez primavera,
e mesmo sendo de outro alguém,
em ti encontrei a espera.

Teu nome ecoa em pensamento,
mesmo quando tento calar,
pois o coração não mente,
ele insiste em te amar.

E sigo amando em silêncio,
sem saber se vou te ter,
pois há amores que florescem,
mesmo sem poder viver.

Mas se o destino for bondoso,
e um dia nos libertar,
que seja o tempo o nosso cúmplice,
e o amor, o nosso lar.

⁠Num tempo em que o amor se desfaz em fragmentos, como folhas secas sopradas pelo vento indiferente…
Num tempo em que os corpos se encontram, mas as almas não se reconhecem,
em que o prazer se tornou moeda fria e o desejo, um artifício sem essência…
Ali, no meio do deserto emocional de uma época árida, dois seres foram colhidos pelo sopro misterioso do destino.

Ela, mulher já moldada pelo rigor dos estudos e pela solidez das escolhas;
ele, homem simples, que caminhava com a esperança nos ombros e a dignidade como única bagagem.

E então, como quem não teme o improvável, a vida — com seus dedos invisíveis — conduziu-os ao mesmo instante, ao mesmo espaço.

Ele buscava apenas um trabalho.
Ela, serena e altiva, conduzia os trâmites das contratações.

Mas o que se deu naquele momento fugiu à lógica das funções e papéis.

Os olhos dele encontraram os dela — e nesse breve cruzar de olhares, o tempo pareceu deter sua marcha.
Um frio, suave e lancinante, percorreu-lhe o ventre;
o coração, em súbita rebelião, disparou, como se quisesse anunciar-lhe que havia acabado de adentrar outro universo:
um mundo de possibilidades jamais sonhadas, de beleza não prevista, de encantamento silencioso.

Ela, com um sorriso que parecia carregar toda a luz ausente daquele mundo tão sombrio, o acolheu com uma delicadeza que não sabia ter.

O tempo, então, os envolveu com sua rede sutil: as mensagens foram nascendo, os diálogos se multiplicando, a amizade se firmando como quem finca raízes em solo fértil.

Mas, aos poucos, algo mais delicado, mais tênue — e por isso mesmo mais perigoso — começou a despontar.

Ele, envolto em desejos calados e vontades que jamais ousara confessar, percebeu-se enamorado.

Ela… ah, ela, embora casada, embora presa aos laços que o tempo e a história haviam tecido, pressentia, em cada palavra trocada, que aquele homem guardava para ela um sentimento que transcendia a amizade.

Mas, com a altivez de quem conhece o peso das escolhas, permaneceu firme, limitando-se à candura da amizade e ao respeito que ainda tributava ao casamento, apesar das dificuldades que o atravessavam como ventos insistentes.

E assim, ambos permanecem, suspensos…
Como folhas que o outono ainda não decidiu deixar cair,
como estrelas que se olham de longe, cientes de que, embora se reconheçam no brilho mútuo, jamais poderão colidir sem que o universo se parta em dois.

E fica, então, a pergunta que apenas o tempo poderá responder:

Será que o mesmo destino que os fez se encontrarem ousará, também, uni-los?

Ou será este um amor que deverá permanecer, para sempre, no território do não-dito, do suspenso, do que poderia ter sido, mas não foi?

O tempo — este velho escultor de verdades e silêncios — dirá…

Pois o amor, quando é verdadeiro, não conhece pressa: ele é paciente como quem sabe que, mesmo no mais árido dos desertos, sempre haverá uma flor a nascer.

Um amor assim: belo, intenso… e, quem sabe, perigosamente eterno.

⁠Certa vez, um homem, perdido entre suas necessidades e esperanças, encontrou abrigo em um trabalho como coveiro na prefeitura. Entre lápides e silêncios, o destino, caprichoso, o presenteou com um encontro improvável: uma mulher belíssima, uma advogada de sorriso sereno e olhar que acalmava a alma. Estar perto dela era como repousar sob a sombra de uma árvore num dia quente um alívio, uma paz que ele nunca soube que precisava.

O tempo, com sua delicadeza invisível, passou. O homem deixou de ser coveiro, mas não deixou de ser amigo daquela mulher que, dia após dia, o encantava ainda mais. Ela tinha algo inexplicável o brilho do olhar, o jeito de falar, o sorriso que iluminava mesmo os cantos mais escuros do seu coração.

Sem que percebesse, dentro dele algo brotou, tímido no início, mas agora florescendo em silêncio, como uma primavera que ninguém anuncia. E ele se vê tomado por pensamentos que não cessam: será que ela está bem? O que estará fazendo agora? Ela invade seus dias, repousa em suas noites, habita seus sonhos.

O tempo segue, impassível, enquanto ele, refém desse sentimento, apenas observa e sente guarda no peito a beleza do que nasceu sem pedir licença. E, quem sabe, um dia, o destino, esse mesmo que os aproximou, possa revelar o desfecho dessa história que, por ora, se alimenta apenas de esperança e ternura.

⁠"Desde que te vi, eu nunca mais fui o mesmo…"

Ah… o que você fez comigo?
Desde aquele instante em que meus olhos cruzaram os seus,
meu mundo silenciou — como se tudo parasse só pra te ver.
Desde então, não houve um amanhecer
em que meu primeiro pensamento não fosse você.

Você chegou como quem não quer nada,
mas bagunçou tudo aqui dentro.
Fez o coração que já nem batia direito,
acelerar como se tivesse voltado a viver.

Mesmo de olhos fechados, eu te enxergo.
Enxergo teu sorriso que acalma,
tua voz suave que me embala como canção,
e até o teu cheiro...
que de tão presente, parece morar no meu peito.

Você é aquela mulher que faz o mundo parar.
O jeito de se vestir, a leveza no falar,
a força de quem já caiu… e mesmo assim, escolheu levantar.

E eu sei, eu vejo…
Teu coração carrega marcas, histórias, dores.
Mas eu não vim pra repetir o passado.
Vim pra cuidar do teu agora.
Pra ser abrigo nos teus dias de chuva,
e sol quando a tua alma esquecer como brilhar.

Quero ser a cura das tuas feridas,
o motivo dos teus sorrisos sinceros,
a paz que você achou que nunca mais encontraria.

Você é incrível…
E mesmo que o mundo duvide,
eu sei: fui feito pra te amar.

⁠Um Amor Silencioso

Quando um homem conhece uma mulher,
às vezes nasce um amor repentino, intenso,
no brilho do sorriso dela,
no encanto do olhar,
na admiração por sua inteligência.

Em cada conversa,
em cada música romântica compartilhada,
essa paixão cresce em silêncio dentro dele.

Vêm os pensamentos,
as vontades de cuidar, de proteger,
de estar por perto.

Mas o mais difícil de tudo
é saber que ela é casada.
E esse homem — por respeito, por honra —
não quer ser parte da dúvida entre dois.

Resta a ele o afastamento,
guardar esse sentimento com carinho,
como quem esconde um tesouro no fundo de um baú,
na esperança de que, talvez um dia,
a vida permita que esse amor respire de novo.

⁠**"Eu entendo — todos nós temos nossas batalhas silenciosas, nossos dias pesados, nossas dores que ninguém vê. Nunca fui do tipo que cobra presença constante, nem atenção forçada. Mas, com o tempo, a vida me mostrou uma verdade amarga: muitas vezes, o valor que enxergam em nós está condicionado ao que podemos oferecer. Enquanto somos úteis, presentes, disponíveis… existimos. Quando nos calamos, quando não temos mais o que dar, passamos a ser esquecidos. A ausência se instala onde antes havia afeto, e o silêncio toma o lugar da palavra.

Não é sobre ego, é sobre respeito. Perceber isso dói, mas também desperta. É nesse momento que a gente aprende a se retirar, não por orgulho, mas por amor-próprio. Porque permanecer onde não há espaço para a nossa essência é se diminuir a cada dia. E mesmo que a vida seja dura, não preciso me rebaixar para ser aceito.

Hoje eu escolho me olhar com mais ternura. Escolho me dar o valor que esperei dos outros. E ainda que doa, sigo. Em silêncio, mas com dignidade."**

⁠"Ninguém publica uma foto provocante por acaso.
Essas imagens não são destinadas à família, mas sim a uma audiência específica.
Toda exposição tem um propósito. Toda propaganda tem seu público-alvo."

Vivemos tempos em que a autopromoção visual substituiu valores como discrição, respeito e autenticidade.
Homens e mulheres que se valorizam não precisam recorrer à exposição do corpo para buscar validação.

Redes sociais, que deveriam servir como ferramenta de conexão e expressão saudável, tornaram-se vitrines de vaidade e superficialidade.
A busca por atenção digital tem obscurecido princípios básicos — inclusive o que antes chamávamos de “química” ou afinidade natural.

Hoje, o verdadeiro caráter está à vista — basta observar com atenção.
Quem realmente busca um relacionamento sólido e respeitável, encontra nas redes sociais não apenas fotos, mas evidências do que cada um representa.

Exiba valores, não vaidade.
Relacione-se com essência, não aparência.

⁠Garota jovem, cantora gospel, condição permanente, o que é isso?
Para ter evolução é preciso transformação, mas como chegar sem ação?
Opressão sufoca e sobrecarregada um ser, que quer ser o que é aprendendo com isso, autenticidade é o tempero que dá sabor.
Deixem-a em paz, pelo progresso do evangelho ela o fez em um ano o que quase todos críticos não farão em uma vida inteira; vocês chamam de desvio, mas pode ser caminho, de ida e volta, uma volta fortificada, saborosa e triunfante.
Meritocracia acabou quando Jesus chegou, sejamos como Ele e o amor é a resposta; não há luz mais brilhante do que aquela que segue a escuridão, sabe por quê? porque a função da lâmpada é iluminar.
A Priscila Alcântara, força.

Inserida por MaViTri

⁠- Um belo dia no parque

Sentado sentindo o vento fresco contra o rosto, apreciando as árvores, então ela chegou sutilmente, tapou meus olhos e delicadamente disse, moço posso ser sua companhia por uma vida inteira?
Eu disse, quanto tempo dura essa tal vida, porque preciso aproveitar cada minuto dela, ops, precisamos.
Aí ela me olhou e sorriu, seu bobo disse ela; estava linda, amava seu toque, pele macia, cheiro de creme, perfume suave que transmite segurança, amor e calma, sim parece que o tempo para, mas não é o suficiente, o sentimento é que não acabe o momento, seus lábios vieram junto dos meus, e os meus se entregaram em espírito e em verdade; você é minha musa, disse eu.
- PS: infelizmente não tive essa sorte (até agora rsrs), são só palavras.

Inserida por MaViTri

⁠ - Ou não? Nem pense #Força

“Forte”
Começa com a letra “F”
Ainda bem que não é “M”
Bom, ainda não, então dá tempo
De ir lá e fazer, o que vai valer
Precisamos viver, sim, fortes
Eu, você e todos
A vida faz isso, vai ter que ser
Muitos precisam de você
Há alguém em especial
Esse alguém te ama muito
Seja esse alguém, e faça por você

Inserida por MaViTri