Prosa Poetica Vinicius de Moraes

Cerca de 30921 frases e pensamentos: Prosa Poetica Vinicius de Moraes

- Morrer vivo, ou viver morto?

A morte negocia, propondo não te levar se você levar ela.
Mas não compensa, só mesmo uma pessoa determinada para não aceitar essa péssima oferta.
Infelizmente muitos aceitam, quantas pessoas apenas existem, permanecendo entre aspas vivas, mas não passam de cadáveres, mortos estão, pois o sobrenome dela é acomodação.

O Caos do (Meu) Mundo

Vejo, pela varanda da vida, o mundo transitar confusamente por mim. Eu sigo acumulando novos hábitos e com o pensamento obsessivo de um dia ser imutável. Porém, espero que as experiências me mostrem o valor da flexibilidade, que as fotos tiradas com o olhar não se desbotem e que a paz deixe de ser horizonte, porque não quero mais vê-la se afastar quando penso estar mais próximo. E assim, conseguir – por uma noite inteira – dormir tranquilamente aqui, nesta varanda, frente ao caos do mundo em minha volta, simplesmente por ter aprendido a controlar este caos do qual eu mesmo acabei criando.

"Nada nesse mundo supera a boa e velha persistência.
Talento não supera. Não há nada mais comum que talentosos fracassados.
A genialidade não supera, um gênio desconhecido é praticamente um clichê.
A educação não supera, o mundo está cheio de tolos educados.
A persistência e a determinação são muito poderosas."
(Trecho do filme "Fome de Poder" e pensamento atribuído a Calvin Coolidge)

Mostre que você não pode ser derrotado por nada, que tem paz interior, uma saúde incrível e uma energia forte constante.
Se você buscar viver essas coisas todos os dias, os resultados serão óbvios para você.
Por mais que possa parecer uma fantasia, cabe a você criar o seu próprio futuro.

A maior descoberta da minha geração é que os seres humanos podem mudar as suas vidas, mudando o seu modo de pensar ou, como alguém afirmou: "o homem é o que ele costuma pensar durante todo o dia."

( - Um cristão eclético )

Oi, eu ouço músicas triviais

- Ei, mas isso não são louvores, e aí?

É, não são louvores, e daí? pois louvores, somente a Deus pertencem; e quando eu alcanço o momento de plenitude na espiritualidade, vou além da marca "cristão", e sinto o que um dia irei sentir sem cessar, para todo o sempre; amém!

Somos rápidos para criticar, mas demorados a indagar os por quês.
Somos rápidos a julgar e condenar, mas não a interpretar racionalmente em busca das respostas significativas; deveríamos buscar compreender e exercitar a autocrítica para saturar a negligência e presunção que há em nós.
Assim questionando, buscando decifrar o que não é óbvio, Deus trabalha aí!

Confiança não se quebra, confiança não é vidro.
Confiança não se perde, confiança não é objeto.
Confiança não se frustra, confiança é a certeza depositada no que se ama, consciente de que a decepção pode vir, mas a fé e você prevalecem na causa, sem desistir; porque isso é o amor genuíno.
Não confunda "acreditar" em algo ou em alguém com "confiar" em algo ou em alguém; pois acreditar é da boca e da imaginação, mas confiar é se entregar e agir.
Confiança é se dar, se doar, acreditar, conceder e conceber chances de recomeços; sim, quantas vezes for necessário, até sentir que se esgotaram os limites que pedem o amor-próprio e o respeito a si mesmo.
Por isso, não dê a sua confiança, que é o sangue do seu amor, a qualquer um. Dê a quem você permita falhar com você em um futuro próximo, porque o ser humano, mais cedo ou mais tarde, acaba fazendo o que ele é: falho.
Confiar, confiança, é tão raro, tão raro!

Parece que o mundo está contra mim
Parece que há quem tenta me derrubar
Parece que esperam por minha morte...
Mas eu me olho no espelho, e decido continuar
É, eu escolho ficar; eu tenho que ficar, eu preciso
Mesmo entre turbulências, coloco um pé na frente do outro
Eu não vou desistir; eu permaneço, eu prossigo, eu continuo, porque sei, que tenho importâncias a viver!

Eu acredito de verdade

Eu escolho isso

Eu me comprometo

Eu vou ir

Eu posso vencer

Eu consigo fazer

Eu vou realizar

Eu vou fazer o meu melhor

Eu vou viver em paz

Eu não vou desistir

Eu vou ser resiliente e perseverante

E se porventura não der certo

Eu não falhei

Eu tentei

E saberei que eu tentei

E vou tentar mais uma vez

Eu vou aprender

E prosseguir

Sempre!

Julgamos as pessoas o tempo inteiro, segundo as nossas próprias perspectivas e moralidade que acreditamos ser o correto seguir para ser normal; por que fazer isso?
Por que ser idiota?
Por que fazer acepções decidindo quem é melhor ou pior sem fundamentos sólidos e verdadeiros?
Somos todos irmãos, respirando o mesmo ar, o mesmo ar, o mesmo ar!

- ABC Da Vida -

Ache algo que você queira,
Busque aquilo que você quis,
Compreenda aquilo que você queria,
Defenda aquilo que te faz feliz,

Entenda porque você queria algo,
Faça aquilo que você quer que aconteça,
Grite até achar algo que o ajude,
Honre aquilo que você crê que fortaleça,

Insista no que puder para alcançar,
Jogue fora o apego que faz você esquecer,
Kilos não são apenas o que te pesara,
Logo toneladas poderão ir te prender.

Mais não importa quantas vezes caia,
Não tem nada que mate sua sede?
Ou Pois sabe que necessitamos nessa jornada,
Que algo nos faça seguir em frente,

Rapidamente supere sua vida,
Sabemos que só de algo se há certeza,
Teremos a morte no final a nos olhar,
Uma vida de fracasso a entrar em cena,

Venha e tenha sucesso em alguma coisa,
Wi-fi não vale mais do que um sorriso,
Y quando acabar vá e tente dizer:
Zoei do fracasso e fiz rolar ao menos isso.

Alfabeto da vida,
Pena que somos analfabetos.

Chega de Choro.

O Mundo não é especial.
As Pessoas não são especiais.
Você Não é especial.
Então ache aquilo e aqueles que te fazem se sentir especial,
Retribua o favor e faça com que se sintam especiais.
Faça o seu nome ser visto de maneira especial e vê se para de reclamar da vida porque ela também não é especial e isso NÃO VAI MUDAR.

Poesia oposta

Nos encontramos em um caso do acaso,
no inesperado do esperado,
unidos por uma por uma semelhança distinta.
Mas na espera da pressa o romance passou depressa,
e o amor maior se fez menor, transformando o plural em singular.
A antiga verdade, que agora é a nova ilusão,
fez acabar com a calma da alma,
que tornou-se companheira da solidão.
Mas no final, o sol renasce da escuridão,
iluminando a descrição de uma nova história,
transcrevendo as alegrias do presente
sobre as tristezas da memória.

Hoje, é muito difícil um aluno agradecer ao professor. Nas relações frias de hoje, o aluno pensa que o professor está ali apenas por ser seu ofício... uma obrigação.

O verdadeiro professor está lá porque tem vocação e, no mínimo, acredita que pode mudar a formação de seus alunos para melhor. Transforma sua experiência em aulas e as associa à teoria para que o aluno tenha as ferramentas necessárias para o mercado.
É lógico que o professor espera uma contrapartida dos alunos. Essa não se traduz apenas na atenção, na frequência as aulas e na participação ativa (isso é BÁSICO). O aluno deve evoluir nas teses, pescar no seu conhecimento anterior, correlacionar, investigar mais e inferir suas próprias conclusões, antes, durante e após as aulas.
Não quero ser e não serei um aprovador, quero contribuir com o crescimento e a evolução. Quem deve demonstrar se está pronto para o próximo passo é o aluno.
Quero ser um incentivador, quero me orgulhar, quero parabenizar o aluno que vence suas batalhas pessoais e vencem na vida. Acredite. Se este caminho é o que você quer, se aplique, estude e, quando você menos esperar, vencerá. E eu verei você lá e vou me orgulhar, me agradeça ou não.
O professor verdadeiro sabe e dorme com a cabeça tranquila pois faz seu papel com muita honra.
Aos meus ex-professores, muito obrigado. Enquanto aluno sempre externei meu respeito, admiração e meu agradecimento aos mestres.

Aos meus ex-alunos, obrigado. Cresci junto com vocês. Aos atuais, vamos à luta e saibam que o beneficio maior é para sua vida, para segurança da sociedade, pelo bem de todos, pela ética e pela responsabilidade social e ambiental.

A Ilusão

A Ilusão chegou acompanhando um rosto conhecido com um sorriso bonito, deixei-a entrar em meu coração e de repente comecei a sonhar, voar, viajar por um universo de probabilidades, cada vez mais meus pés se distanciavam do chão e eu confiante não largava suas mãos e voei, voei, subi o mais alto que pude de guarda baixa, desarmado e desprotegido, inocentemente olhei em seu rosto e vi a sombra de uma dúvida e em um piscar de olhos ela soltou minhas mãos, tentei me agarrar mas foi inevitável e em uma situação desconhecida para um jovem coração, coração de um único amor que não sabe o quanto voou, nem em que direção, começou a cair e só com uma certeza, a de que voou bem alto porque ainda não tocastes o chão.

De repente percebemos que todo esforço empregado em algo ou alguém não foi e jamais terá sido em vão. As noites mal dormidas, as lágrimas derramadas, até aqueles momentos de alegria que se tornam inesquecíveis, tudo isso nos ajuda a evoluir e a mensurar quem de fato merece ou não os nossos sentimentos, esforços, sorrisos e lágrimas.

Ficar remoendo o que já aconteceu, sejam momentos felizes ou tristes nunca fará sentirmo-nos melhores porque já passou. Não volta mais. Não se repete. E isso todos aprendemos com a vida. É doloroso, mas gratificante, pois aprendemos a diferenciar o que do que.

Acreditar na voz que sai do nosso coração ou até mesmos dos nossos instintos nem sempre pode ser a melhor forma de alcançar o que desejamos, e pode sim nos frustrar, mas certamente nos sentiremos pessoas mais determinadas, pois no futuro não haverá arrependimento ou remorsos, pois mesmo que nossas escolhas não tenham dado certo, ao menos tentamos, ao invés de ficarmos acomodados vendo a vida e o tempo passar como se as coisas fossem cair no nosso colo. Pelo menos nos mexemos, medimos esforços e de uma forma determinada buscamos o que achávamos que nos faria bem, ainda que não nos tenha feito.

No amor é a mesma coisa. Às vezes achamos que uma pessoa realmente é aquela que nos trará momentos felizes e eternos baseado apenas em poucos momentos vividos com ela que de fato nos fizeram felizes, mas não o suficiente para acreditarmos que ela de fato é merecedora de todos os nossos mais sinceros sentimentos, principalmente quando percebemos que esta pouco faz para retribuir o que tanto lhe oferecemos de forma sincera. Mesmo assim, acabamos construindo nessas pessoas a razão do nosso viver, deixando de viver o que a vida nos dá de melhor, fazendo com que o tempo nos acostume com as frustrações trazidas por aquela em quem depositamos todos os nossos anseios e planos, até que chega aquele momento em que olhamos para traz e percebemos que realmente tudo o que fizemos de fato não nos levou a lugar nenhum, mas que nem por isso não valeu a pena. Chegam as lágrimas, a tristeza e a amarga sensação de tempo perdido, mas se preocupar é bobagem pois isso não mudará as coisas. É difícil acreditar, mas acredite: Não foi tempo perdido! Esse tempo todo de frustrações só nos serve para aumentar o nosso valor e o mais importante: Nos dar valor. Certamente os mal bocados nos ensinarão simplesmente a não dar muito de nós a qualquer pessoa que venha a cruzar o nosso caminho e que a nossa felicidade não está em momentos felizes mas sim dentro de nós mesmos, e o melhor de tudo é que temos o poder de saber como e onde usá-la sem nos preocupar com medos ou frustrações.

A vida apenas segue. Nós somos detentores de nossas escolhas, valores e verdades. Jamais devemos abrir mão do que somos verdadeiramente para alcançar algo que queremos. O quanto antes sairmos da bola de cristal formada por medo e timidez que por vezes na vida são capazes de deixar-nos escapar oportunidades que jamais voltarão, melhor aproveitaremos a nossa própria felicidade que como já dito parte de dentro de nós. A partir do momento que começamos a viver para nós mesmos e não para os outros, preocupados com o que eles vão ou não achar, a vida se torna mais fácil e as alegrias vem como conseqüência.

Jamais devemos demasiar uma vida inteira com base em poucos momentos felizes, até porque nossa razão vai nos mostrando que nem sempre as pessoas que o nosso coração acha ser a certa para viver eternamente do nosso lado é de fato merecedora dos nossos sentimentos, dos nossos esforços, e principalmente do nosso tempo.

Muitas pessoas reclamam que não gostam do seu emprego, querem sair de casa para conquistar aquela independência dos seus pais que vivem nos pressionando, almejam visitar países, comprar bens materiais e outras tantas pretensões, mas na realidade nada fazem para alcançar tudo isso. Não se arriscam, não se mexem e limitam-se tão somente em continuar deixando o tempo passar sem mover uma palha para realmente fazer a diferença, esperando que as coisas venham do nada. Lamento dizer, mas isso nunca vai acontecer se não fizermos por merecer. Fazer planos é bom, mas colocá-los em práticas arrumando meios para isso, é melhor ainda!

Quem tem medo de se frustrar com escolhas que detém um grau de risco considerável ou de rumar novos caminhos por conta de frustrações passadas, não tem o direito de reclamar da vida, pois se não são capazes de superar seus próprios limites ou aprender com suas más escolhas, dar-se-ão por satisfeito pelo pouco que a vida lhe dá!

Ela é a razão da minha insonia, mas também é a razão dos meus sonhos mais belos
Ela é a razão da minha lagrima, mas também é a razão do meu sorriso
Ela faz meu coração parar, mas também faz ele querer explodir te tão forte que bate
Ela é a razão da poesia que escrevo
Ela é o motivo pela qual eu existo
Ela é a razão da minha paixão
Ela é a razão da alegria do meu coração...

A Despedida
É dolorosa
É melancólica
É um procurar e não achar mais
É o fim pra uns e recomeço para outros
Ela sempre está presente ou vai estar em nossas vidas
O fim sempre chega de formas invariáveis
Mas faz parte do percurso
Sempre ficam lembranças boas ou ruins
A despedida fica gravada sempre em nossos corações

⁠⁠ - Jovem, eu

Mais inteligente do que aparenta, mais capaz do que tenta; transtornado no momento inesperado, as lágrimas não são chamadas, pois seu infortúnio⁠ é como estar em um filme, viver a ficção, ser um dos personagens principais, sem querer, sem escolher, ele precisa enfrentar tudo e todos, sabendo que não pode se machucar, ele tenta apaziguar; coração dormente, dói na mente, o peso de encarar quem se considera no poder de julgar, sem saberem que estão lidando com um jovem, livre, disposto a matar e morrer para honrar suas asas, que repudiam e não conseguem ser limitadas/impedidas pela gaiola do medo.

O amor só acaba quando não é cuidado... será?

Há três maneiras de enxergar essa frase:

1° Avaliando os esforços cuidadosos do parceiro/a no relacionamento, visando um possível término justificando tal falta como identificação do culpado.

2° Refletindo os próprios feitos, com receio/medo de uma perda.

3° Reforçando a plenitude que já carrega em si, de alimentar o amor interior, e surpreender com inovações nos momentos de exteriorizar o que sente.

Acredito que a residência do amor é a convicção, talvez a sorte é de quem ama, de quem sabe amar, o amor está pronto para dar, receber é surpresa, é presente!

⁠Em tempos de caos, você apareceu
Em meio a tanta tristeza
Quando na vida eu já não via beleza
Uma pequena chama se acendeu

Quando tudo parecia perdido
E ideia de amor já não fazia mais sentido
Seu amor me preencheu

Quando te conheci, eu não tinha a mínima noção
Do quanto você seria importante
Do quanto seria radiante
Todo esse amor que preenche meu coração

Eu sempre tive dúvidas quanto ao amor
Pensava estar destinado
A viver apenas paixões de momento
Assim como as do passado

Mas com você, é tudo diferente
Eu deixo o passado de lado
E vivo apenas o presente
Aproveitando cada segundo
Vivo para te amar
Porque você se tornou meu mundo

Chega a ser engraçado
Pensar que todo meu passado
E todo aquele sofrimento
Era apenas uma preparação
Pra viver esse momento

Você se tornou parte de mim
O porquê do meu sorriso
A paz que eu preciso
Meu começo, meio e fim

Estou completamente apaixonado
Transbordando amor por todo lado
Minh'alma está preenchida
Nunca senti tanto desejo pela vida

Você se tornou meu abrigo
E mais do que companheiro
Quero ser seu amigo
Mas isso não é suficiente
Pois te amo incondicionalmente
Então eu te pergunto:
Namora comigo?

Sei que posso estar sendo apressado
Mas é que eu tenho certeza
Que minha felicidade está ao seu lado

Você é a pessoa que eu amo
Quem me torna mais humano
Você é minha felicidade
Meu paraíso perfeito
Sem sofrimento e sem maldade

Eu te amo
Hoje
Amanhã
E para sempre