Professores
Eu sou as vozes de todos,
Sou o cabedeleiro de infância à adulta,
Sou os professores que por mim passaram,
Sou os conselhos de mãe, vó, tio, tias, madrinhas, primos, ou seja família.
Mas sou também os conselhos de fora,
Sou as pessoas do meu trabalho,
Sou os livros, os filmes e as séries,
Sou os amigos conquistados.
Dentro dessa identidade perdida e confusa me encontro,
Ou, tento encontrar-me.
As vezes pergunto-me o que sou,
E as vezes perco-me viajando em memórias.
Pensar não ocupa espaço, mas antigamente, pais e professores educavam os jovens com castigos físicos e psicológicos, um deles era: - "Vá para o quarto escuro, 'pensar' no que você fez!" Ou, na escola: "Fique no canto da sala, de frente para o quadro negro, de castigo, por 5 minutos, 'pensando' no erro que você cometeu!"
Por isso, pensar, às vezes, nos leva à ideia de que estamos de castigo.
E, num certo sentido, estamos.
Um dos grandes erros dos professores mais antigos, é querer que seus alunos evitem os seus erros, sem se dar conta que foram justamente esses erros que o transformaram no professor que ele é hoje.
Ensinados a representar desde crianças, quando adultos, somos professores na arte de representar um papel que agrada a todos e desagrada a nós mesmos.
O problema educacional do Brasil está nas responsabilidades dos pais e professores, em vez dos políticos, pois a nação é formada de famílias e educadores.
Nós, professores, somos uma espécie que deveria ser estudada: não é fácil lidar com uma sala com trinta crianças ao mesmo tempo, vivas, conscientes e cheias de energia. Ou seja, trabalhamos diariamente com o perigo!
Por que, em quase todas as escolas, a sirene fica o mais próximo possível da sala dos professores? E alguém mandando ir para a sala!
A escola que proíbe o celular tem professores que se proíbem às tecnologias. Agora aula a distância neles. Quando voltar as aulas continuarão tomando os celulares dos alunos? Ou os alunos continuaram estragando os equipamentos pedagógicos, porque o professor analfabeto digital solicitou-lhes para ligar a TV. A inteligência está para a beleza, assim como o luxo para a pobreza. EM TEMPO DE DESESPERO, A inteligência é uma deformidade, e a beleza uma pobreza. A maioria continuará vencendo até a morte chegar para todos! E salve a COVID-19 que "penetra somente em corpos incompatíveis com a vibração do amor ao próximo." (CiFA
OS QUE NÃO PARAM, PARA QUE "EU POSSA" PARAR
Os professores e coordenadores não pararam, tiveram que se reinventar para a educação não parar... Cientistas, médicos, dentistas, veterinários e enfermeiros não pararam... Coletores de lixo não pararam... Taxistas, Uberistas e motoboys, poucos foram os que pararam... Cozinheiros e faxineiros, muitos não pararam... Padeiros não pararam... Caminhoneiros não pararam... Agricultores não pararam... O pessoal da farmácia, do mercado e da horta, não parou... Policiais, seguranças, vigias, porteiros não pararam... Indústrias, comércios e outros serviços essenciais não pararam...
(Se houver algum setor ou profissional que me esqueci de citar, me desculpe).
Como podem ver, nem todos pararam, porque nem todos PODEM parar.
Parar e se isolar é um luxo, para os que conseguem viver bem, com as contas pagas e comida a vontade em seu isolamento.
Porém, para quem não poderia parar - porque parar é sinônimo de passar fome - para estes o isolamento é tão cruel quanto a ter que ir pra rua sabendo do risco de se contaminar.
Mas, por mais que a gente se isole, tendo que dar essa pausa forçada e sem previsão do retorno da normalidade, a vida não pode parar... E muito do que a maioria ou grande parte consegue parar, se deve a esses que não podem.
E daí eu vejo pessoas desrespeitando as orientações e protocolos. Vejo gente vivendo normalmente e despreocupada, visitando parentes, fazendo festinhas e reuniões familiares, batendo perna na rua, andando por ai sem proteção e solicitando auxílio do governo sem precisar... Pessoas egoístas que pensam apenas nos próprios sacrifícios, dificuldades e vontades.
Infelizmente, o mundo pós-pandemia não será outro... Será exatamente o mesmo!
Quem é individualista e indiferente aos outros vai continuar sendo... Quem é egoísta, mesquinho, ganancioso e oportunista vai continuar sendo... Quem é político, vai continuar fazendo política... Quem vive de corrupção vai continuar corrupto... Quem é assassino vai continuar matando...
E todos os profissionais essenciais (esses que não param para que você e eu "possa" parar), vão continuar sendo desvalorizados, mal remunerados, desprezados... Pois o futebol, QUE ESTÁ PARADO, vai voltar e *os jogadores vão continuar sendo os heróis da pátria, recebendo os melhores salários e benefícios para chutar uma bola.
Um momento como este não transforma as pessoas, apenas revela o pior e o melhor delas.
Obs.: Coloquei os jogadores, com asterisco *, pois sei que nem todos recebem o mesmo tratamento, e nem todos que são supervalorizados, são inúteis e imbecis.
Independente de qual seja a sua posição e condição nesta pandemia, seja grato fazendo sua parte. Pois muitos estão, neste exato momento, se sacrificando, se reinventando, se esforçando, tendo que ter uma força mental e emocional sobre-humana, para que você possa estar o mais seguro possível na sua casa e para que sua vida continue com a máxima normalidade possível.
Os caridosos, os religiosos que gostam de abençoar pessoas, os que tem condições de ser generosos... A hora é agora, de não somente orar ou rezar, como também de ser e agir.
MENSAGEM DA DIREÇÃO AOS PROFESSORES:
A metáfora da analogia.
Professores estamos todos no mesmo mar. No início tivemos que adaptar ao nosso barco, enfrentamos vários desafios que surgiram, o barco furou, o clima mudou, a frustração surgiu, de repente o sol aparecia, a gente nadava, e tudo fluía, uns marinheiros vieram, outros foram, mas estávamos indo rumo ao nosso objetivo.
Quando que do nada tudo mudou, uma tempestade como se nunca se viu, surgiu, o barco virou, todos caíram no mar, boiando, ficando à deriva, perdendo seu remo. Começamos a nos distanciar. Mas não deixamos de acreditar.
Um novo barco apareceu no horizonte, mais era muito diferente e não sabíamos como navegar, era mais tecnológico, dava mais trabalho, mas tínhamos que nos adaptar, a nossa carga era muito valiosa e não podíamos desanimar.
E fomos todos juntos, marujo aprendendo com capitão, a boia e o colete sempre na mão. Ninguém da equipe abandonou o barco. Ninguém da equipe abandonou um imediato. Todo mundo aprendeu.
O nosso trajeto mudou, mas a missão continuou. E o que estava perdido, estava apenas escondido. E assim chegaremos ao nosso destino por uma outra rota desconhecida que enfim jamais será esquecida.
Os professores universitários de filosofia, neste país, são incapazes de avaliar por si mesmos a importância de uma obra filosófica. Sem a aprovação das autoridades estrangeiras, ficam perdidinhos e desamparados numa rede de dúvidas sem fim.
“Muitos professores ou escolas de gestão ainda resistem às mudanças ou tentam inserir as novas tecnologias e modelos de gestão de forma segmentada, algumas utilizando uma estrutura com paradigmas sociais e organizacionais já vencidos. Evidentemente, os resultados a médio e longo prazos mostram-se desastrosos.”
As aulas virtuais estão sendo dificeis
para os alunos e para os professores também
Pensa bem...
O momento esta delicado
complicado
detalhado
Educação perdida?
Destruição dos EUA sucessida?
Medidas feitas?
A situação esta perfeita...
Satisfeito que Deus é o unico que vai ajeitar tudo???
A esquerda enxerga a escola pelos óculos do sindicalismo (remunerar professores), enquanto a direita a vê pelos olhos do mercado (fornecer mão de obra).
As crianças não precisam atingir uma certa idade e nem precisam de professores para começar a aprender. A partir do nascimento, já são construtoras de conhecimento. Levantam problemas difíceis e abstratos e tratam por si próprias de descobrir respostas para eles.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- 43 frases para o Dia do Professor que celebram a educação
- Poemas para o Dia dos Professores com versos de homenagem
- Mensagens para o Dia do Professor (para reconhecer sua importância)
- Frases sobre professores ditas por grandes filósofos e pensadores
- Mensagens de agradecimento aos professores: textos que celebram a dedicação
- Poesias para Professores
- Frases de Augusto Cury sobre Professores
