Problema
A água que mata a sede do chão também o inunda. O fogo que aquece a casa também a extermina. O que separa a solução do problema é a medida.
Em relação aos desafios da vida, ou você, os enfrenta como um ditador,
ou eles persistirão, absorvendo sua energia e sem solução.
O problema é a dor... O medo da dor, da mágoa. E ele vem quando amamos alguém. Tem a dor do abandono, da perda, do desamparo, da decepção. Dor. O ser humano sente medo por causa da dor.
Por isso as relações superficiais, sem envolvimento, autossabotadas.
Mas, por que o medo?! Essa é a chave, a causa. Esse é o caminho.
As crianças têm medo.
Adultos crianças, também.
Para todo problema apresentado existem, pelo menos, duas soluções: a primeira, que você pensou de imediato, e a segunda, que é uma solução bem melhor.
Não adianta espantar espíritos maus, se o problema está em mim. O verdadeiro remédio é a homeopatia da alma: curar de dentro para fora.
Nem todo idoso tem dor e problema de coluna, mas toda pessoa que tem dificuldade de se levantar de uma cadeira, pode ter um problema de coluna e ainda ser comparado a um idoso.
Medicamento e exames para dor lombar não determinam o diagnóstico, muito menos, são ou indicam um tratamento para o problema de coluna.
O problema não é dinheiro, é o coração otário, que se ilude bem mais fácil do que a mente do pai.
Aprendi com uma de minhas mentoras que todo problema é só mais uma tarefa comum que você resolveu rotular de forma diferente.
O problema não é o problema, mas a forma como você reage a ele. Mude a maneira de enxergá-lo; por exemplo, veja-o como uma oportunidade de crescimento, e não como um obstáculo.
