Primeiro dia de aula: frases que celebram esse novo começo
Sou católico há 68 anos (com intervalos de indiferença) e, depois de tudo o que aprendi a respeito, embora saiba defender perfeitamente o catolicismo contra a militância ateística e contra os inimigos do cristianismo em geral não me considero qualificado para defendê-lo com argumentos teológicos adequados numa polêmica com protestantes. Prefiro deixar isso para quando eu estiver mais crescidinho, e sugiro que meus alunos façam o mesmo.
O menino e a Professora
Década de 70, o menino está em uma nova escola, (Professora Eunice Laureano da Silva), novos professores, tudo é novo, precisa fazer novos amigos, as meninas logo se empolgam com o novo aluno e isso enfurece os meninos que lá já estudam desde o primário é inevitável às brigas, o menino não gosta de violência e por várias vezes leva socos e pontapés sem reagir, pois se ignorarem, eles o deixaram em paz, o menino faz várias amizades com os meninos e meninas da sua sala e também de outras, fica popular na escola e muitas meninas mandam bilhetinhos pedindo para namorar ele, uns e outros meninos ainda tentam assusta ló dizendo que vai pegar ele na saída, ele então resolve dar um basta nesta situação, acertou a briga do lado de fora da escola, o menino saiu com um olho roxo, mas deixou dois meninos com vários hematomas pelo corpo, isso o deixou mais popular ainda e todos os outros meninos o respeitavam depois dele ter brigado com dois, porem o menino se sentiu mal por esta primeira briga e que por sinal fora a última, seus professores eram ótimos, mas tinha uma Professora de artes (Sandra) a mais bela da Escola, o qual o menino a admirava, ela tinha os cabelos castanhos, compridos e usava óculos, deveria ter uns vinte e cinco anos mais ou menos, seu perfume contagiava o menino que a olhava com um olhar penetrante o qual ela ficava encabulada, de todas as matérias com seu ótimos Professores, o menino se destacou nas de artes, o menino começou a desenhar, pintar e até arriscou fazer uma escultura de barro, pegou gosto pelas artes, em um concurso de artes na Escola o menino fez uma pintura abstrata (feito com anilina em papel canson), ficou com vergonha de entregar diante os desenhos de outros amiguinhos, mas com a insistência da Professora ele entregou seu trabalho e quando ela abriu ficou encantada, levou a sala dos Professores para mostrar e todos queriam aquele trabalho, isto o fez se dedicar ainda mais as artes, o qual ele nunca mais parou e a Professora, ah, ela ainda continuava encabulada com os olhares daquele menino que insistia a olhar profundamente, o menino percebeu que tinha um olhar diferente capaz de deixar as meninas loucas por ele, um certo dia na hora do recreio o qual ele ficava com seus coleguinhas brincando de pega - pega ou paralisado ( tinha que receber o beijo no rosto de uma menina para poder se mexer) um de seus amiguinhos grita paralisado, ele assim o fez e qual fora a surpresa do menino, uma das mais belas menina da escola se aproximou e deu um beijo na boca, foi o despertar do menino, foi como o beijo da princesa no sapo, o menino daquele dia em diante parou de ficar correndo feito louco pelo pátio da Escola, agora o menino ficava paquerando as meninas, as convidando para tomar um refrigerante na cantina e assim foram várias meninas, vários beijos, vários refrigerantes, vários bilhetes no caderno para sua mãe e varias ida para a Diretoria por estar namorando nos corredores e a Professora de artes continuava linda com seu perfume ensinando e desfilando entre as carteiras da sala de aula, certo dia a Professora passando a lição na lousa e explicando a lição ela olhou pro menino e se aproximou e lhe perguntou o porque ele a olhava daquele jeito, que a deixava encabulada, o menino então a olhou dentro dos olhos e disse que ela era muito linda, que a admirava, ela responde ao menino que ele era muito novo e que ela era noiva de um rapaz o qual ele já havia visto no portão da escola esperando a, e assim o menino continuou a olhar por mais um tempo até que novamente ele iria deixar tudo àquilo para traz no seu passado, pois outra escola ele iria estudar e aquela Professora de artes seria uma lembrança em sua memória, mas foi mais que isto, foi envolve ló para sempre nas artes, pintura de telas, desenhos, esculturas e poesias:
Morena Menina
Morena menina, teu olhar me fascina
Teu sorriso me alegra
Teu cheiro me embriaga
Tua voz me conquista
Teu jeito de mulher menina me faz sonhar
Sonhar!
Voltar no tempo...
Ficar com você
Ah! Morena, menina
Que me faz sonhar!
(Ricardo Cardoso)
Não confunda amizade com coleguismo. Ser colega é fácil, porém, amigo requer muito aprendizado e sabedoria.
E a gente aprende a recomeçar agradecendo por vitórias tão pequenininhas… Quando é noite e antes de dormir a gente se enche de gratidão, então: ‘Deus, obrigada pelas bênçãos de hoje… Que venha um sonho novo!
Os dias tem sido de aprendizado, muito silêncio e reflexão. Muito trabalho e correria. Muitas respostas: - "pode ser depois?" Mas o que deixamos para "depois" perde-se a oportunidade de amar mais, de rirmos até a barriga doer, de reencontrar as pessoas que amamos... ah de tantas outras bonitezas da vida que deixamos para o "depois"! Mas busco agir de acordo com minha alma para seguir em paz e com o sentimento do dever cumprido. Tenho me dedicado mais à família e aos amigos, aos de perto, aos de longe... Jamais deixarei o ódio corromper meu ser, porque meu Mestre ensinou a amar e perdoar. Mas a vida é dura. Muito dura. Exige. Complica. Nos tira quem amamos. Ensina os filhos o fascínio do voo e os leva do ninho, ensinando-os a voar e cair, mas também a levantar... Como diria Marcelo D2, “a vida é um eterno perde e ganha. Um dia a gente perde. Num outro a gente apanha. Apanha e nem por isso a gente vai fugir da luta”.
Mas de uma certeza tenho: Somos mais fortes quando lutamos de joelhos. Obrigada DEUS, por mais um dia de VIDA junto aos meus!
A felicidade que a vida me traz, tornou-me uma exímia aprendiz. Possuo ainda imperfeições, mas a cada dia busco caminhos para tornar-me cada vez melhor!
Aprenda a seguir seu coração. Não permita que forcem você a nada. Seja a imagem e semelhança de Deus em sua vida, em suas ações, com sua família e no trabalho. Não permita que “outros” impeçam seus dons, seus talentos... Busque o que faz a alma festejar, aquilo que deixa seu coração feliz e a sensação de dever cumprido!
Bom dia 22/08
Precisamos aprender receber ou falar a palavra perdão infinitamente, pois toda hora erramos ou alguém erra conosco.
O Passado me ensina que ainda tenho que aprender mais no presente, se quiser fazer melhor no futuro.
E a gente canta, brinca , Ama, sofre, esquece, aprende, chora, corre, sorri, aprecia, mata saudade e vive muitos momentos. Cada um do seu modo e com sua emoção.
Aprendi a não esperar retorno das coisas boas que fiz, não posso deixar de valorizar os meus valores e não ofuscar minhas lembranças com ingratidão. Apenas Deus poderá reconhecer e recompensar.
Por mais que a vida lhe convide ao sofrimento,
Anteceda ao aprendizado,
Por maior que seja sua tristeza,
Acredite no tempo,
E qual é a função do tempo?
Tempo é o remédio da dor, é a cura da mágoa,
Tempo é a escala e a escalada da vida universal,
Somente através dele, é que tudo irá se acertar,
Não há outra forma, há de percorrer,
Não subestimes sua capacidade de desacredita-lo,
Não desacredite na sua e na capacidade do tempo,
Há vidas para percorrer, há caminhos para atravessar,
Missões a executar,
E se o tempo não existir,
Nada nunca irá passar.
PERÍODO ESCOLAR
Eu poderia passar dias descrevendo do que eu vivi em uma escola postando a cada dia um pouco desse período que é de longe a melhor fase das nossas vidas, creio eu, mas eu vou fazer um resumo do resumo.
Eu entrei na escola bem tardio, e se tem palavra que me definiu desde o início a palavra é essa. O primeiro dia foi traumatizante, como eu chorei a primeira vez ao ver minha mãe partir e me deixar ali sozinho, e eu sem intender muita coisa o que se passava, foi a primeira experiência, péssima!
Demorei bastante pra me acostumar com aquela rotina estranha de todos os dias me arrumar todo bonitinho e por uma mochila nas costas, e passar horas dentro de um local cheio de outras crianças. O que eu gostava mesmo era de ta na rua, jogando bola. A primeira palavra que eu "aprendi" a ler eu lembro bem. Era um livrinho cheio de figuras e com a descrição abaixo, dentre elas estava lá a palavra que eu teria que ler, exatamente a figura era um sabão em pó, e abaixo a palavra 'OMO'. Eu não tinha noção de como se soletrava aquilo, então pedi ajuda ao meu amigo na época Natanael, ele me repassou aquilo como "Sabão Homem". Fui com essa palavra na cabeça até chegar a minha vez... Resumindo, eu me ferrei!
Também já sofri Bullying, quem nunca? Sempre tem aqueles valentão, como eu era pequeno e franzino, era um alvo. Mas não só por isso, muito por conta de ter um talento pra desenhar, eram terríveis aulas de artes pois pioravam, fazia trabalhos para os outros, caso não, apanhava. Não é uma atitude legal, talvez isso me fez desenvolver a empatia, em se colocar no lugar dos passantes da dor que eles carregam.
A vida amorosa na escola vinha sendo uma baixa, eu era bem desinteressante, franzino, baixinho, feio pra caramba. Qual a garota que ia me querer? Mas não me impedia de ter amores platônicos, de ter quem admirar.
Nunca fui um aluno exemplar pelo contrário era bem bagunceiro, era do fundão. Não me cobrava muito, atingir a média pra mim tava de bom tamanho sempre foi assim levando os estudos naturalmente, sem fazer muitos esforços.
Até chegar no Ensino Médio. Por causa desse desinteresse todo acabei atrasando um pouco, melhor dizendo... um bocado.
Em 2013 eu tinha reprovado pela terceira vez isso consecutivamente. Já era rotulado como moleque, vi minha geração passar e outras me acompanhar,
Daí quando você chega a essa situação acaba deixando estudos em segundo plano e tem como prioridade trabalho, mas não conseguia emprego algum, era difícil o mercado de trabalho era duro ainda mais com os problemas que eu criei por falta de responsabilidade, batia a angústia. Tive que me ver obrigado a estudar a noite, e a noite o ambiente é diferente, eram bem menos alunos do que eu estava acostumado a conviver. uma decadência pra mim! pra quem já estava triste se tornou mais triste ainda, pois não eram pessoas da minha idade eram pais e mães, eram trabalhadores, coisa que eu não era nem um, nem o outro...
(...) 2016
Eis que chega 2016 jamais imaginaria que este ano fizesse com que minha vida virasse do avesso em tão pouco tempo, já nos primeiros dias do ano uma proposta de emprego consequentemente tive que trocar de turno pois o horário coincidia com turno em que eu estudava, minhas expectativas positivas voltavam vagarosamente. Então fui concluir o terceiro ano a tarde naquela mesma escola, que é um tanto chata, pequena, calorenta, cheia de câmeras, de regras, ninguém pode namorar. Mas ao mesmo tempo ela maravilhosa pois possui um grande bem, pessoas admiráveis que estudam lá, e são essas pessoas que fazem desse lugar um lugar gratificante e acolhedor, foram essas pessoas que me fizeram refletir logo de início que os momentos legais a gente só se dar conta quando já se passou e bate a saudade e acabamos pensando consigo. – Poxa, dava pra aproveitar um pouco mais, dava pra dizer aquilo a alguém, a tomar certas atitudes, fugir da zona de conforto, não se importar o que os outros vão dizer, tentar algo novo; e foi o que fiz!
Eu vou levar a sensação dos abraços dados, dos momentos, lembranças, um instante com cada um. Sei que é complicado manter contato com todos aqueles, de zelar por uma amizade com a mesma intensidade; e assim como todas essas lembranças eu guardarei todas aquelas pessoas que me proporcionaram um momento de felicidade; agradecido por tudo, a gente se ver nessas esquinas de Teresina.
- Relacionados
- 47 frases de volta às aulas para motivar no retorno à escola
- 47 mensagens de boas-vindas para alunos começarem bem o período letivo
- 67 frases sobre filhos crescendo que mostram como o tempo voa
- 53 mensagens sobre filhos para reflexão e aprendizado em família
- Textos de volta às aulas para um começo brilhante
- Frases sobre educação escolar que despertam o prazer de aprender
- Pensamentos sobre a vida: reflexões para aprender com cada momento
