Porque hoje e Sabado Vinicius de Moraes

Cerca de 226044 frases e pensamentos: Porque hoje e Sabado Vinicius de Moraes

Sabe por que sofremos tanto quando uma pessoa que amamos diz adeus?
É porque cada uma tem um pedaço do seu coração.
Quando morrem, fica aquele eterno vazio, que diminui com o tempo.
Quando perder ou recusam um pedaço, a vida logo nos da outro bem maior.
Quando seu coração fica boa parte completa, surge a felicidade. Quando se da um sorriso, é porque algum pedaço voltou ou você ganhou um novo.
Quando uma lágrima escorre em nosso rosto, nela esta refletida a dor. A dor que vem, por aquele pedaço no qual tanto acreditamos nunca perder, se perdeu em algum lugar.
Nascemos com ele completo, vivemos distribuindo cada parte e morremos com ele todo despedaçado. É assim a mais pura realidade.
Na vida vivemos para manter ele todo completo.
Na vida sonhamos e lutamos para conquistar cada pedaço.
Na vida choramos por aquele pedaço não estar ali, naquele lugar tão especial....

Dessa vez não vou querer tudo de uma vez, porque sempre acabo ficando sem nada no final. Estou apostando minhas fichas em você e saiba que eu não sou de fazer isso. Mas estou neste momento frágil que não quer acabar. Fiquei menos cafajeste, menos racional, menos eu. E estou aproveitando pra tentar levar algo adiante. Relacionamentos que não saem da primeira página já me esgotaram, decorei o prólogo e estou pronto pro primeiro capítulo.

Porque fé, quando não se tem, se inventa... para pedir, mesmo em vão, porque pedir não só é bom, mas às vezes é o que se pode fazer quando tudo vai mal... Deus, põe teu olho amoroso sobre todos os que já tiveram um amor sem nojo nem medo, e de alguma forma insana esperam a volta dele: que os telefones toquem, que as cartas finalmente cheguem... sobre todos que continuam tentando por razão nenhuma — sobre esses que sobrevivem a cada dia ao naufrágio de uma por uma das ilusões... envia teu Sol mais luminoso...

E eu não pergunto
Porque já sei que a vida não é uma resposta

Porque sua presença ilumina as minhas noites e encanta os meus dias. Amar você é o despertar da lua com o sol; pura sublimidade do amor.

É preciso ter esperança, mas tem de ser esperança do verbo “esperançar”, porque tem gente que tem esperança do verbo “esperar”, e essa não é esperança, é pura espera. Ah, eu espero que dê certo, eu espero que funcione, eu espero que aconteça... Isso, repita-se, não é esperança, mas um mero aguardar passivo. Esperançar é ir atrás, é se juntar, é não desistir; esperançar é procurar em nós e à nossa volta as sementes que urge exterminar, de forma a limpar terreno para proteger o Futuro e acolher a Vida com mais plenitude.

Mario Sergio Cortella

Nota: A primeira frase do texto acima "⁠É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar" pertence a Paulo Freire e, neste texto, Cortella faz uma adaptação do pensamento original de Freire.

...Mais

"...E decidiu: vou viajar. Porque não morri, porque é verão, porque é tarde demais e eu quero ver, rever, transver, milver tudo que não vi e ainda mais do que já vi, como um danado, quero ver feito Pessoa, que também morreu sem encontrar. Maldito e solitário, decidiu ousado: vou viajar."

Planetas

Ela não sabia amar, só sabia que queria. Acho que é porque quando a
gente ama de verdade, nunca tem certeza, apenas desconfia (mesmo que no
fundo tenha certeza). Ter certeza que amamos alguém quando se é jovem,
exige responsabilidade demais (tanto para quem ama, quanto para quem é
amado), mas amor, amor é quase sempre irresponsável.
Um dia, olhando fundo nos próprios olhos, ela conseguiu ver todas as
cores bem de perto. Seus olhos pareciam um pedaço de terra. Eram a
superfície de um novo planeta. Foi quando ela percebeu que todo mundo
carrega um planeta nos olhos e que cada um sabe o que vê do seu
planeta. E só cada um sabe o que vê do seu planeta. De vez em quando,
quando ninguém está vendo nem Deus está ouvindo, os planetas choram
sozinhos (é quando eles mais se parecem).
O planeta dela tinha uma vista linda, mas quase sempre confusa demais.
De qualquer forma, era lindo. Do planeta dela, as cores no céu eram sempre
vivas, e a música sempre alta. O resto do mundo dançava, mesmo sem
perceber, o resto do mundo dançava. Chegava a doer de tão bonito. Mas nem
tudo era tão bom assim... Quando ninguém estava vendo, nem Deus ouvia, seu
planeta congelava. Não tinha mais cor, nem som, nem gosto. Só o planeta
congelado e uma saudade enorme de um lugar que não existia. Você já sentiu
saudade de um lugar que não existe? De um
abraço que não recebeu? De uma música que nunca ouviu? Ela sim. Ela sempre
sentia.
Até que um dia, como nunca se espera, ele surgiu de longe, estranho,
fora de contexto. Carregava nos olhos um planeta que ela não entendia, mas
que de certa forma matava um pouco da saudade que ela sentia
daquele lugar que nunca tinha ido. Deve ser por isso que ela quase sempre
o procurava. Depois que um planeta descobre outro, nunca mais é a mesma
coisa. Dá vontade de saber como é a vista daquele novo lugar. Dá vontade
de ser a melhor vista daquele lugar. Mas no caso dela,
talvez fosse só saudade.
Ele dizia coisas que faziam ela rir. Ou não dizia nada, mas sem ter o
que dizer, ela também ria. Ela sempre ria dele. Ele a incomodava de um
jeito estranho (de um jeito quase bom). Na hora de ir embora dava
sempre uma tristeza, porque os dois sabiam que no fundo eram apenas dois
planetas diferentes. Da última vez que ela foi embora, a
tristeza foi maior do que de costume. Talvez ela não volte mais tarde.
Antes de ir ela sentiu medo, um nó, que de tanto espremer o coração fez
molhar aquilo, que bem de perto parecia um pedaço de terra(parecia outro
planeta), mas na verdade eram apenas dois olhos. Ela queria dizer que ao
encontrar ele teve a sensação de matar a saudade de um lugar desconhecido
(mas que mesmo antes de se conhecer, já se sentia falta). Ela nunca vai
conhecer bem esse lugar, mas vai continuar sentindo saudade dele.
Ela não sabia amar, só sabia que queria. Acho que é porque quando a
gente ama de verdade, nunca tem certeza, apenas desconfia (mesmo que no
fundo tenha certeza). Foi quando ela percebeu que todo mundo carrega um
planeta nos olhos e que cada um sabe o que vê do seu planeta. E só cada um
sabe o que vê do seu planeta. O planeta dela tinha uma vista linda: as
cores no céu eram sempre vivas, e a música sempre alta. O resto do mundo
dançava, mesmo sem perceber, o resto do mundo dançava...

A vida é sempre uma história mal terminada, porque ela nunca termina até
terminar...

Ei,
me coloca no colo;
faz cafuné
me cheira
me abraça
me beija;
Porque eu tô com uma vontade
e uma saudade enorme de você.

(Liberdade)
Doce poema, que expressa minha tristesa

Está aqui, eu sei que está
Mas porque não consigo encontrar?
Oh liberdade, venha me libertar!
Traga paz para minha alma perdida
Que meu pobre coração parido cicatrize
Que meus olhos venham a brilhar,
E eu deixe de viver, em meu mundo vazio e triste
Que possa ver um mundo colorido
E sorrir com cada sorriso
Que a escuridão se vá, e em mim volte a brilhar
como um farol a luz que insistiu em me deixar
Oh querida, liberdade!
Se fores agora...
Nada mais eu terei
E se fores agora lhe peço:

Dê paz a uma alma perdida, cicatrize um coração ferido
faça brilhar os olhos de outro alguém, para q possa ver um novo mundo colorido, enfeite um rosto com um belo sorriso
Extermine toda escuridão, fassa nascer como na primavera, um broto de luz e compaixão.
Oh querida, liberdade, vá..
poiis não somos um somos milhares...

A menina, com seu vestido estampado sentia tudo girar. Ela girava até ficar tonta. Porque ela gostava daquela tontura pra viver. Era como centenas de borboletas farfalhando dentro dela. E no bater das asas, levassem embora as memórias, as derrotas, os cansaços. Depois, a menina saía mais leve. Como se pisando estivesse num tapete florido. Um pouco mais de vento, ela saia voando. Gostoso não sei se era. Mas bonito parecia. Ver a menina daquele jeito, cabelos soltos, pés descalços, sorriso no rosto, uma estrela na testa. Como num quadro pintando a guache. Girando e vendo tudo girar. Ela e Deus. Sozinha no planeta Terra. Louca e completamente feliz.

"Reunião de oração, deveria se chamar reunião dos remanescentes, porque são poucos os que frequentam".

As mulheres aguentam,
não apenas porque são capazes.
Não.
As mulheres aguentam
porque não têm
nenhuma outra opção.

Deus foi justo em não conceder ao homem o direito de escolher a hora da chegada do amor, porque se pudéssemos escolher, para muitos, ele nunca chegaria.

Existem lágrimas que só um amigo de verdade consegue ver; porque elas não brotam na superfície do rosto de um ser, mas na intimidade do coração. Há caminhos que só amigos de verdade conseguem trafegar, pois, não são simples caminhos, são válvulas que levam ao coração. Há risadas que só amigos de verdade conseguem dar, pois, estas nascem no coração. Há saltos que só amigos de verdade conseguem dar, pois, estas levam aos lugares, mas lindo que para encontrá-los tem que ter um coração amigo. Há sofrer que só amigos de verdade conseguem apoiar, pois eles não são intimidados pela devassidão que o sofrer pode causar a eles, pois, eles têm um escudo chamado: amor, fidelidade, irmandade, respeito.

Difícil Entender!

Eu ás vezes fico á me perguntar, porque é complicado o sentimento humano.
Digo... tanto sentimental como nas amizade as pessoas á vezes complicam demais as coisas.
Sim, eu mesmo tenho me visto dessa forma, são coisas que lutamos contra, mas que sempre somos vencidos por elas.
Muitas das vezes somente um falar ou um expressar e o clima se desmancha como se jogassem um saco de gêlo nos ânimos e tudo muda de repente.
É verdade que para viver tal sentimento pela pessoa que nos envolve, tem que existir um pouco de amor, sendo de amizade ou desejo.
Como num toque de mágica fica tudo diferente por alguns instantes, e parecendo crianças somos levados por um sentimento infantil.
Infantilidade á parte, não se dever agir assim, mesmo sendo apanhados por alguma vontade infanto juvenil, tenho certeza que todos tivemos infância.
E criancisse é pra ser relevada ou banida pelo menos em algumas situações do nosso sentimento.
Por motivos bobos e até relevantes podemos ter uma enorme parcela da amizade abalada, pois isso que jamais deve acontecer.
Difícil entender como pode haver tantos desapegos sentimentais, pois estamos todos sedentos por um aconchego e um toque de uma mão amiga.
O ser humano ultimamente tem necessitado dos seus melhores dotes de solidariedade, mas parece que muitos tem negado isso á sí próprio e nem faz apelo ao seu eu.
Podemos assim definir como uma quebra da corrente do amor, seria essa corrente quebrada ou ela numca esteve completamente unida.
E nos enganamos todo esse tempo com o papo de " não deixe a corrente se romper"!
Se muitos tem se opondo em dar as mãos, o que seria de uma maioria que está a necessitar dessa mão?
E as crianças como vão estar dentro desse contesto, porque seria essa maioria tão egoísta de sí, á ponto de nem enxergar o que está á sua frente, á um palmo de seu nariz.
Entro nessa questão não porque estou sensibilizado com as pessoas, mas sim com a humanidade que precisa muito de algo que ela traz desde que nasceu e muitas vezes vem se negando em usar.
Tornando assim o futuro delas mesmas ainda mais indeciso e complicado, coisa que no pensar direito seria bem mais fácil de consertar.
Se no amor e na amizade as coisas tem conserto, na vida em geral podemos dar um jeitinho e fazer um esforço de consertar nossos erros e tentar agir diferente, para melhor.
Como pedir perdão á pessoa amada por um erro acometido e pedir desculpas á um amigo, é fácil também pois olhar para dentro de sí e ver como estamos errados em nossas atitudes em relação ao nosso próximo e com nós mesmos.
E aí vem o sentido de como nos perdoar em nossos erros se nem pensar neles estamos, quanto mais admiti-los.
Realmente é difícil, o tempo passa as coisas ficam e você tem sua vida roubada por sua falta de visão e não tem como ver isso.
Talvez porque esteja envolvido demais com seus problemas e não se importa em querer saber se eles não foram consequencia de seus próprios atos.
Ou imagina sua vã falta de sabedoria que subtamente existe algo fazendo a limpeza das coisas mal realizadas que você deixa como rastro.
Não pense você que as coisas da vida perdem seus efeitos no momento em que ficam para trás, nem saem de cena só porque você já as passou por cima.
Lembre-se que o amanhã é sempre um ótimo motivo para você consertar as besteiras de ontem e o seu novo dia é sempre sua nova esperança.
ou uma chance que te é dada e você como louco tem que pegar para seu próprio bem, na sua vida e consequentemente no seu futuro.
Creia nisso e seja muito Feliz.

O ódio segura, para que o outro não seja feliz. O ódio gruda mais que amor. Porque o amor deixa o outro voar...

Amigos verdadeiros são para sempre porque,
não importa a distância,
no coração estarão sempre perto.
Não importam as diferenças
no coração sempre terão um ponto de acordo.
Não importam as brigas
no coração sempre haverá lugar para o perdão.
Não importam as circunstâncias
sempre haverá um ombro para recostar,
mãos para ajudar,
olhos para enxergar e chorar de alegria e dor,
bocas para expressar as verdades e sorrir.

Só porque estou resistindo ao vinho não quer dizer que não possa apreciar o buquê. (Edward)

Seja agradecido a todos. Porque todo mundo está criando um espaço para você ser transformado – mesmo aqueles que acham que estão lhe obstruindo, mesmo aqueles que você pensa que são seus inimigos.
Seja agradecido a todos – àqueles que lhe ajudaram, àqueles que lhe obstruíram, àqueles que foram indiferentes.
Seus amigos, seus inimigos, boas e más pessoas, circunstâncias favoráveis, circunstâncias desfavoráveis – tudo isso está criando o contexto no qual você pode ser transformado e tornar-se um Buda – um ser desperto.