Poesias sobre o Chamado de Deus
Bem mais que a proclamada abnegação de agora, o que fala a verdade sobre ti é todo o histórico que desde sempre trazes e a coerência entre o que dizes e o que realmente fazes.
Quando seu esquema de crenças responde “Sim” a seu próprio questionamento sobre se ele lhe chegou por seus próprios meios, em vez de absorvido por herança ou decorrente de “osmose”, então você pode ter certeza de que ele é legitimo, e nesse caso o menos importante será em que você acredita.
Sobre os medos: Na primeira vez em que vieram eu me assustei. Mas logo em seguida se foram... E eu fiquei!
Sempre me pergunto sobre o tipo de “fé” que move aquele crente que se recusa a conhecer qualquer coisa fora da crença que traz. Questiono se o que ele acredita é forte mesmo como afirma, ou se é tão frágil que irá desabar como um castelo de cartas se não blindá-la por todos os lados, e é apenas o confronto que o assusta, pois que lhe pode tirar o chão dos pés. Apenas o que é falso depende de muros para sua sobrevivência, enquanto a verdade jamais teme ser exposta. Ao contrário, é dessa forma que ela se impõe.
Sempre que se permite o mal prevalecendo sobre a decência e nada se faz a respeito, fica-se refém de quem o pratica, aceita-se o medo colocado acima da dignidade, e ganha-se o desprezo dos que o testemunham por conta de uma covardia degradante e injusta.
Estás descobrindo que ainda não aprendeste nada sobre a vida? Então aprende mais uma coisa: o ato de viver é uma guerra na qual terás que enfrentar gigantescas e dolorosas batalhas – algumas mais fáceis e outras terrivelmente difíceis – e onde não és posto guerreiro; precisarás aprender a sê-lo por ti mesmo se quiseres sobreviver pelo tempo que te foi dado. Mas não te exasperes nas em que amargaste a derrota, pois estas é que te deixarão capaz de enfrentar as que ainda estão por vir. Lembra apenas de que a ira das guerras é combustível apenas enquanto dura a batalha e, depois dela, veneno, para que não a retenhas em ti como medalhas de bravura. Ao fim de cada batalha dedica teu tempo à cura das feridas e deixa a guerra dentro da guerra, caso contrário a perderás para ti mesmo.
Na eterna batalha da Consciência contra o obscurantismo, sua grande vantagem sobre o inimigo é a de jamais regredir ao seu estado original, enquanto que seu oponente poderá sempre ser derrotado pelo impacto de sua luz.
Hoje você está cheio de verdades para despejar sobre o mundo; amanhã alguns estarão se perguntando se você aconteceu ou foi inventado; um dia muitos estarão duvidando que você tenha sequer existido.
Uma coisa de que nunca me envergonho é revelar que não sei nada sobre alguma coisa, mas a que jamais me assusta é a de encarar o desafio de um dia dominar tal conhecimento.
Ovelhas com ascendência sobre as outras, mesmo apequenadas e subservientes ao pastor que as mantém no aprisco em troca da lã, costumam reproduzir a empáfia de seu senhor quando sozinhas com o rebanho já que, entre tantos amedrontados, mostrar-se poderosa insufla o ego de qualquer ovelhinha medíocre.
Em momentos que cada qual se acredita defensor do lado certo, vale refletir sobre a inconsistência do sentido de “melhor”, da relatividade do que se tem como correto, das variáveis do “desejável” estendido ao coletivo, e da efemeridade de postulações que não se sustentem para além do cenário divisado.
" refletir sobre nossas vidas é uma cópia que nosso pensamento passa a nós como estamos aprendendo realmente a viver."
A liberdade é crível de justificativas, quando dela se supõe a prevaricação do direito alheio. Sobretudo, se essa prevaricação resultar em término de relacionamento.
Sobre meu rosto cansado afadigado, o céu, cúmplice da minha dor, esconde as lágrimas que o mundo não pode enxergar.
Escrevo dizer palavras sobre o meu regresso que não esqueci e não posso responder que vou voltar, o que não esqueci vou esquecer, a vontade de voltar passou o lugar não sei mais onde está.
Amadurecer significa entender, aceitar e integrar o fato de que a maioria das convicções sobre nós mesmos e sobre os outros não passam de meras projeções.
E quando caminhando sinto seus olhos sobre mim,por dentro risos e fogos de artifícios,sinto o cuidado dos anjos sinto meus passos em caminhos planos, sinto a brisa e o orvalho,sinto seu desejo de estar nos meus braços, sinto que podemos dividir essa minha estrada juntos passo a passo...
O solfejar de um general que ama fazer coisas perigosas: Navegar sobre um mar de tubarões, conduzir na contramão, ultrapar sobre a linha contínua e amarela e embriagar-se antes da partida com solfejo de geral nebulado com coisas perigosas entre os lábios semi abertos, gosta fazer coisas perigosas. Amor ardente com as suas misteriosas maravilhas de um perigo eminente.
Tu és terra, em ti lançarei as sementes para fecundares, tudo que sobre ti florescer será fruto do meu desejo e do teu querer aceitar em ti amadurecer e fazer germinar as sementes, tens o solo vitaminado e as raízes estão a perfurar e prontas para sugar os adubos e dar qualidade a seiva que alimenta o caule, os ramos e rebentos ricos com frutos saborosos. És tu mulher, terra dos meus sonhos como amigo e amante insaciável.
