Poesias sobre Mae de Jose Saramago
Mas no mundo se aprende muito mais com as derrotas do que com os sucessos, desde que as derrotas não o destruam, e isso depende de você.
A felicidade não equivale ao prazer, a felicidade equivale ao equilíbrio de sentir que se está cumprindo com alegria e vontade aquilo com que se comprometeu.
A democracia significa, e precisa significar, uma distribuição do poder de decisão entre a população. Toda autoridade tem algo de opressora, o desafio é saber se somos capazes de criar uma civilização sem opressão, ou seja, se nós, seres humanos, somos capazes de nos governar sem ofender outras pessoas.
Com frequência, o que chamam de educação nada mais é do que um adestramento para que a gente ocupe determinadas funções.
O povo decide muito pouco, e reduzir a democracia ao voto a cada quatro ou cinco anos é ridículo; chamar isso de democracia é absolutamente ridículo.
Estar vivo é um milagre, é o maior milagre que aconteceu a cada um de nós. Mas você pode viver simplesmente porque nasceu, como um vegetal, ou depois de ter nascido pode dar sentido à vida. Esse é o luxo que a consciência nos oferece e que nos permite criar a civilização: viver tendo uma causa.
A felicidade não está na riqueza. Ou você alcança a felicidade com pouco ou não a alcança com nada.
Se a humanidade não começar a apaziguar a guerra e lutar para reverter a mudança climática, estaremos perdidos. Afinal, isso não será feito pelos governos, a não ser que os jovens ocupem as ruas e os obriguem.
Humanos, embora não saibamos disso, quando vivemos em uma atmosfera de perigo em que a liberdade e a vida estão em jogo a cada passo, nós nos apegamos ao amor porque a natureza biológica nos impõe isso.
Não seria quem sou se não fosse a solidão da cela. Seria mais fútil, mais frívolo, mais superficial.
O problema é que o mundo é dirigido por pessoas velhas que se esquecem de como eram quando jovens.
A sobriedade é uma forma de viver, uma luta para manter a liberdade. Se deixo que as necessidades se multipliquem ao infinito, tenho que viver para cobrir as necessidades e não sobra tempo para fazer o que me motiva. Pobre é quem precisa muito.
Os desejos reprimidos, podem precisar de um "deus", para falar em nome do sujeito, enclausurado pela moral que castra o proibido. Esse "deus" é a tentativa de validar e realizar o imoral. Está para além do divino e da espiritualidade.
Dizem que devemos parar e olhar tudo que fizemos no passado, para que assim possamos saber o que está acontecendo de errado e programar o futuro. Mas se você ficar parado revendo coisas de seu passado, tentando se programar para o futuro, saiba que seu presente, ou o seu hoje, serão momentos parados de um passado sem futuro.
Se as circunstâncias fossem outras, poderia jogar a toalha, mas como a necessidade é o fator dominante do momento. Então é melhor recuar e aprender como sair do mesmo e encontrar uma forma de evoluir. Assim, a construção da ideia de modernidade e seus impactos na concepção de História, torna a ideia de “Novo Mundo” ante o Mundo Antigo: permanências e rupturas de saberes e práticas na emergência do mundo moderno. Porém, não concebíveis por todos que ainda guardam dentro de si a ideia de ser o chefe sem dar a oportunidade de seus comandados terem a responsabilidade de fazer o certo e assumir o erro quando errarem e ser responsabilizado por tal, sem desculpas, o faz diferente dos demais que ainda vivem no passado. Pois o ser humanista quer ter uma nova visão de ser humano e de mundo.
A traição de um amigo é como dor de garganta, te faz engolir com dores e ardência a insipidez da falsidade.
Quando alguém diz: você não consegue... Sentimentos e sensações podem variar, conforme o que tem dito sobre si em seus diálogos interiores. Que tal ser entusiasta de si mesmo?
A inveja é muito evidente na vida da gente, mas ela não é uma coisa que deva diminuir o nosso potencial!
O que os outros pensam não diz quem você é. Apenas você pode dizer isso, e finalmente tudo deve estar bem claro dentro de si.
Sempre aproveite uma paixão recíproca com uma mulher e dê o seu melhor em prol da saúde dessa paixão.
