Poesias sobre Educação

Cerca de 4625 poesias sobre Educação

⁠Há amores com jogos
muito perigosos
que estão se matando
entre si por falta
de educação afetiva:

(A violência sem dúvida
a alma do amor sacrifica).

Na minha terra não
se chora mais
a morte de mulheres
por indiferença
ou provável exaustão:

(O conjunto da obra
convida a proteger
disso tudo o coração).

Sob a Lua e do Sol
acreditando que um
dia você irá no meu
caminho chegar,
Acredito no amor fino
que cedo ou tarde
por obra do destino virá:

E bem longe disso tudo
o nosso amor se salvará.

Há amores com jogos
muito perigosos
que estão se matando
entre si por falta
de educação afetiva:

(A indiferença provoca
o embotamento
e convida a ir embora
do distanciamento).

Não me seduzo
pela primeira história
que tentam a todo
custo me fazer crer,
Quando você chegar
porque no momento
certo nem palavras
serão necessárias,
nós dois vamos é viver.

Na minha terra não
se chora mais
a morte dos homens,
se banaliza até
nos casos de paixão
por sarcasmo
ou provável exaustão:

(O conjunto da obra
inspira a proteger
da falta de crença
no amor o coração).

Ciente disso tudo,
todos os dias ando
buscando estar
com documentos
na minha bolsa,
malas prontas,
o coração e a alma
em constante preparação
anunciando o amor
rumo ao refúgio
dos nossos abraços
a crença no amor puro salvar,

(Mesmo sem saber
quem é você e da onde surgirá,
sei que um dia irá chegar).

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠"... a verdadeira
educação não resulta daquilo
que vocêexpõe ou ensina...
Mas dos valores que você desperta!
Lembrando que muitos dos considerados gênios da humanidade eram péssimos
alunos!"

Inserida por maurotoledo

⁠A boa educação
nem sempre é resultado
daquiloque você expõe e ensina;
mas, sobretudo pela forma evalores
que possas despertar!
Uma vez que, muitos dos considerados
gênios da humanidade,
nem sempredemonstraram
seros melhores
alunos!

Inserida por maurotoledo




O que destrói e afunda uma sociedade não é a fome e a pobreza. É a falta de educação...

Inserida por marcio_henrique_melo





Paulo freire era um visionário da educação como alavanca para a evolução do ser em sociedade
O fato ou a pedra está no poder que acredita que o controle está em manter a ignorância...

Inserida por marcio_henrique_melo

Na educação existem os que fazem e os que sabotam o que é feito!
Enquanto trabalhamos como mestres e somos punidos, outros tem uma retaguarda para roubar nossas escolas!

Inserida por samuelnunesdeandrade

A educação corrompida pelas verbas desviadas à décadas é mais uma pedra que tem sedimentado tanto mais nosso mal e destruição ⁠social.

Cresce o aprisionamento e a matança do pobre em cadeias e periferias brasileiras.

17/02/2025

Inserida por samuelnunesdeandrade

⁠Esses que silenciam nas mídias matam a educação e a participação popular democrática nas APMs para se eleger políticos sem compromisso com a realidade escolar.

22/03/2025

Inserida por samuelnunesdeandrade


Sem abusar...
caiu

em desuso

O bom uso

Da sutil educação

De uns tempos pra cá

Mais eu hei de

Usar!

Inserida por Starisy2

⁠Professor 2018,gente que luta, chora, cura e liberta.
Gente que avança, não retrocede as ameaças sistêmicas e anseia vitória.
Professor, se existir a possibilidade de lavar os seus pés com mirra e te dizer que até aqui cheguei, mas que sem a força dos seus punhos o que seria desses?

Nenhuma gratidão externa ou interna descreve tamanha luz que sua intelectualidade os proporciona.

Professor 2018/22 que continua adiante remando e buscando a formação digna dos sujeitos capazes de ler o mundo em que vivem.

Eles nunca desistiram.

Inserida por welidavieira

⁠Não é sobre o que entenderam e talvez será que compreenderam?
Há entendimentos alcançados a frente e subconscientes sem a compreensão deles que adiantaram a leitura.

Inserida por welidavieira

⁠Câmeras com bancode memória
Detectores de metaisnos portões
Inspetores Escolares
Mais interação com agentes de Segurança Pública através de projetos educacionais
Modelo de Policiamento Comunitário Clássico

=Segurança nas Escolas

Inserida por anna_flavia_schmitt

" Reconhecer a diferença é questionar os conceitos homogêneos, estáveis e permanentes que excluem o ou a diferença. As certezas que foram socialmente construídas devem se fragilizar e desvanecer. Para tanto, é preciso desconstruir, pluralizar, reinventar identidades e subjetividades, saberes, valores, convicções, horizonte de sentidos. Somos obrigados a assumir o múltiplo, o plural, o diferente, o híbrido, na sociedade como um todo."

Inserida por Epena

Heróis de verdade não são
aqueles que têm superpoderes,
são aqueles que ajudam
os outros a crescerem
compartilhando conhecimento.

Parabéns, professores,
nossos heróis!

15/10 - Dia do Professor

O maior besta é aquele que briga com amigos por causa de política. Nem esquerda, nem direita. Sigamos sempre em frente, evitando o retrocesso e olhar pelo retrovisor.

Precisamos nos pautar numa política que, busque, acima de tudo, investir na educação do nosso País, pois ela é o alicerce para o desenvolvimento de qualquer sociedade de primeiro mundo.

Os professores, nossos mestres, enquanto não forem valorizados, será difícil sair do Estado de estagnação que vivemos na educação, onde alunos terminam o ensino médio, chegam às faculdades e não sabem o básico de língua portuguesa.

É triste, mas é o nosso querido Brasil!

Dez sugestões para se ter estilo:
1. Conhecer os pontos fortes da própria personalidade.
2. Valorizar o que você é, em vez de se vangloriar do que finge ser.
3. Ser humilde sem falsa modéstia.
4. Ter uma atitude positiva.
5. Ser amável com os outros.
6. Dialogar com educação e inteligência.
7. Ser solidário.
8. Mostrar flexibilidade quanto às opiniões dos outros.
9. Saber lidar com momentos de crise.
10. Nunca se queixar em público.

GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA

Essa nação que só tem coração
Não têm olhos nem têm ouvidos
Mal se compadecem pelo seu cidadão
Sofrendo e chorando morrendo aos gritos

Ouve-se, então, um pedido de socorro
Lapidado no tom de uma voz pueril
Do fundo da garganta de um corpo febril
Mas ninguém pára, ninguém quer, ninguém vem ajudar,
estão todos ocupados pra se preocupar

E de pouco em pouco morrem os nossos cidadãos
Manchados de sangue sem justiça nas mãos
Homens que traçam seu próprio destino
Com tempo e suor verdadeiros artesãos
Infelizmente permanecem reclusos
Escondidos nas sombras de seus desvãos

Queria eu poder sonhar com a revolta do pião
A quebra do tabuleiro e o fim da disputa
Nem branco nem preto, nem cutia nem gavião
Nem rico nem pobre, nem cético nem cristão
Apenas pessoas, frutos do mesmo embrião

Mas com esse jeitinho brasileiro
Que é quente no frio e frio no verão
Tanto pode ser ruim como também pode ser bão
Que ajuda seu josé mas prejudica seu João
Que esconde os erros embaixo do colchão
Esse jeitinho brasileiro
Que temo que seja nossa problema
mas também nossa solução
Nada hai de mudar por ele senão

Até lá, vejo fome surgir e corrupção se espichar
O povo que come milho se debulhar
Que engole verdade sem questionar
Que ve os estragos sem se assanhar
De nada adianta “Deixa pra lá”

Afinal, se não for futebol, samba e novela
Nem é brasil, só mais uma remela
Pois eu lhe digo: tenha muita cautela
Limpe seu olho e acenda essa vela
Cuidado pra não ser pego pela própria rela
Pássaro de asa cortada é prisioneiro de sua própria cela
Aquele que se conforma é barco sem manivela
Vive pra ser guiado sem direito a sua tutela.

A imbecilidade nasce espontânea em terrenos secos que nunca viram um pingo de sensibilidade, nem um raio de inteligência.
É solo argiloso, empedernido. Pântano cheio de armadilhas. Areia movediça letal, ao centímetro de progressão. Pior do que todos os males acha-se, quase sempre, eloquente.

Tendes de compreender e expor à criança todos os males do tradicionalismo e da aceitação da autoridade.
Isso significa que deveis incentivar o descontentamento; enquanto, em geral, o que nos interessa é arrefecer, é banir
o descontentamento. E só no descontentamento que podemos ver a falsidade de todas essas coisas; mas, tornando-nos mais velhos, começamos a cristalizar.

Concordar é a melhor forma de demostrar amor?
Não!
Içami Tiba já disse: "Quem ama, educa!"
Não devemos economizar educação, nem na educação.