Poesias para um Futuro Papai
Quando você tentar
me tirar da cabeça
o coração não vai deixar,
Quando você tentar
me tirar do coração
a cabeça não vai deixar,
Por mais que tente
nunca vai conseguir
O teu coração só
conhece o endereço
do meu tal qual
o Sol ansioso de ver
a Lua se revelar.
A lenda do primeiro gaúcho
conta que ele é filho
de branco com moça da tribo,
Quem nunca comeu
uma Tainha na Taquara
não sabe o que é se saborear
enquanto o coração dispara
e continuar sorrindo.
Espinhaço de Ovelha
com Aipim vira poema
na mesa para celebrar
da nossa gentil maneira
sulista e muito brasileira.
A Lua pérola esplendente
na concha escura do Hemisfério
sobre o Médio Vale do Itajaí
avistada com olhos de mistério
poético na cidade de Rodeio
em meio ao clima fresco da noite
através da janela de casa,
Assim lidando com tudo
e em sincronismo com o nada
no trapézio da existência,
sem paradoxo e devoção austral.
Uma mesa bem posta,
uma Quirera Lapeana
muito bem feita,
Só a sua companhia
traz a paz perfeita,
Não existe nada na vida
melhor que este poema.
A ESTRADA.
Nas trilhas ou estradas da vida, existem pessoas que recolhem flores e encontram felicidade no aroma perfumado delas.
Há também pessoas que recolhem pedras e se alegram com a presença delas ao redor construindo casas e se abrigando nelas.
No entanto, logo atrás das pessoas que recolhem pedras, há outras que recolhem areia e a vendem para aqueles que estão construindo suas casas com pedras, para que possam colocá-las.
E logo atrás das pessoas que recolhem areia há aquelas que recolhem espinhos e ficam felizes em saber que, quando as pessoas que vieram antes delas retornarem elas não correrão o risco de serem espetadas pelos espinhos.
Assim é a vida, enquanto uns tentam te destruir, outros retiram os espinhos que surgem em seu caminho.
Eraldo silva.
IMPERFEITO.
Ser perfeito não tem graça, as imperfeições fazem partes da vida. São através delas que trabalhamos nossos desejos, ser perfeito e ser admirado, ser imperfeito e ser motivado descobrir mais sobre si.
Os que dizem ser perfeito não conseguem encontrar defeitos dentro dos seus erros, ser imperfeito e ser livres para fazer suas escolhas.
O universo e perfeito, eu nego ser perfeito estou sempre buscando concertar meus erros diantes de tantas coisas para serem feitas na vida.
Sou imperfeitotentandoentender minhas imperfeições estou tentando sara as cicatrizes do passado, tomando cuidado para que no futuro elas não estejam visíveis em meu corpo.
Já que ser perfeito não basta, procuro viver dentro das minhas limitações, um pouco de imperfeições para trabalhar todos os dias em cima do meu próprio ser.
Eu sou imperfeito.
TARDE DE DOMINGO.
Ninguém sabe quantas vezes chorei pensando em desistir, talvez ninguém saiba o quão difícil é superar aquele domingo à tarde em que você se foi, talvez do outro lado da rua não haja ninguém para me observar pela janela derramando lágrimas.
Quem sabe o vizinho que mora no andar de baixo pensa que aquelas gotas de água são do ar-condicionado, por isso eles nunca puderam ver que eram lágrimas.
Talvez eu tenha passado despercebido pelos vizinhos que vivem ao lado, talvez eles só tenham ouvido o barulho do meu portão, hoje a moça que serve o café não percebeu que troquei de roupa, que fiz a barba, hoje ela nem sabe que as gorjetas deixadas na mesa fui eu quem deixou.
Ninguém sabe o que a vida tem para nos oferecer, porque às vezes somos nós que temos que presentear as pessoas que vivem ao nosso lado.
Eu não sei mais, talvez a tarde do próximo domingo não será mais vazia como têm sido meus últimos dias.
Rodeio sob o Poema-Processo
A nuvem é o grande
exemplo constante
de Poema-Processo,
Não sou meteorologista
e leio uma ou mais
de uma daqui de Rodeio
do meu poético jeito
o quê uma ou mais
podem sempre trazer,
Sempre que da janela
estática vejo a cena
se revelando mutante,
Declaro-me amante
da transformação alucinante.
O PASSADO PERDIDO.
Eu poderia ter desfrutado mais da minha infância, poderia ter passado mais tempo com a minha primeira namorada, acho que eu poderia ter dado mais importância aos conselhos que meus pais me deram, ter ficado mais tempo ao lado das pessoas que pediram para eu ficar.
Eu poderia ter demorado mais no bar da esquina para ouvir as palavras que o bêbado ao lado queria me dizer, ter tido mais conversas aleatórias com as pessoas que sentam nas calçadas, mesmo não estando acostumado a ficar onde não fui convidado.
Eu poderia ter ficado mais nos braços das pessoas que me pediram um abraço, eu poderia ter pedido para a mamãe repetir aquele carinho na cabeça mais vezes, mas o tempo não espera, pensei que tudo nunca fosse acabar, o velho amigo tempo dizendo que tinha pressa de passar, por isso tentei fazer tudo sem demorar.
Eu poderia ter ajudado o cego a atravessar a rua, ter pedido para aquele carro parar, mas ele vinha em alta velocidade e passou como o vento, quando olhei, o cego já não estava lá.
Eu poderia ter feito mais coisas, mas nunca saberemos se um dia as coisas vão mudar, era para eu ter feito aquele café quando você me visitou, mas você passou tanto tempo sem me visitar que, em vez de passar o café, vimos o tempo passar.
O café já não é o mesmo, pois hoje eu só tenho lembranças do que eu poderia ter sido, do que eu poderia ter feito.
RECONSTRUÇÃO DE SI MESMO..
Ela abandonou o mundo lá fora, para viver seu próprio mundo, ela não quis saber dos afetos, dos abraços, dos apertos de mãos, ela não ligou para o que as pessoas falavam, por que ela queria um mundo só seu.
Onde ela poderia decidir o que fazer da vida, foram poucas as vezes que ela sentiu confiança nos afetos, que as pessoas tentaram lhe oferecer, ela via que as pessoas não eram verdadeira,, sentiu que os abraços não eram de proteção.
Durante sua caminhada ela apertou em mãos que não foram apertos, eram apenas toques, é eles foram tão fracos que ela não sentiu confiança nas pessoas que apertaram suas mãos.
Então ela passou observar as pessoas a sua volta, e viu que elas só se aproximaram dela por que queria algo em troca.
Aos poucos ela foi construído seus sonhos, continuo sua caminhada tentando construir seu mundo.
O mundo que ela estava construindo precisava somente dela. E quando ela acabou de construir seu mundo resolveu cuidar, mais de si.
Ela estava fazendo sua própria construção.
Na minha cidade de Rodeio
Na minha cidade de Rodeio
no Médio Vale do Itajaí
o amanhecer mármoreo,
a brisa fresca reconforta
e a neblina que abraça
o Pico do Montanhão,
convidam a amável reflexão.
Ao acordar no último dia
do ano dá para perceber
que o Ano Novo se avizinha
ao interpretar o canto
dos pássaros como
o primeiro canto da criação.
A oração, o café, o pão
e a poesia para manter
o ânimo no coração
para ser a celebração
e viver sempre com gratidão.
Conselhos para uma Prenda
De todo o meu coração
envio alguns conselhos
para uma Prenda
que deseja que um coração
de verdade se renda
com amor e paixão:
Uma Prenda deve estar
sempre em harmonia
com o traje para honrar
a cultura de verdade,
A unhas bem feitas,
maquiagem sem excesso
e o perfume discreto,
Porque para fazer bonito
e ter sucesso garantido
no baile só se agrega
o quê traz a alma campeira;
Uma prenda alinhada escreve
a presença amorosa na alma
do gaúcho o verdadeiro poema.
CONSTELAÇÃO.
Você está vendo o brilho daquela estrela! Elas estão distantes, não é?
Sabia que era assim que eu te via, mas de tanto te observar, você foi se aproximando devagarinho, como se não quisesse nada.
Aos poucos, foi chegando mais perto, me deixando sem jeito e conquistando meu mundo, minha confiança.
Com o passar dos dias, fui me acostumando com você, fui me entregando e sentindo prazer em estar ao seu lado.
Nas noites em que você não aparecia parecia que as noites não passavam, as estrelas já não brilhavam.
Você foi tão importante na minha vida que, nas minhas noites escuras, era você quem mais brilhava quando chegava.
Para mim, nada mais faltava. Na minha constelação, você era a única estrela que se encaixava.
Há muito tempo eu queria você, olhei nos seus olhos e vi o infinito, o lugar mais bonito que já vi, o local mais lindo que já percorri.
Ao olhar para você seguindo meus passos não acreditei. Juro que já tinha andado por outros lugares, já tinha olhado nos olhos de várias pessoas, mas nenhum foi tão intenso como o seu.
Ficamos um bom tempo nos olhando, seus olhos azuis deixavam apaixonada a menina dos meus olhos negros.
Sem dizer uma palavra, apenas nos olhamos observando os gestos dos seus lábios. Desejando tocar sua boca.
Em silêncio, disse que queria ter você ao meu lado, foi quando te peguei no colo, e te coloquei sobre o meu peito, foi assim que finalmente te tive nos meus braços, como sempre quis, da forma que sempre desejei.
Loucamente apaixonado, te beijei. Tive você nos meus braços pela primeira vez, agora te tenho todos os trinta dias do mês.
NADA ERA PASSADO.
Quantas vezes tive que partir fingindo que tudo já era passado, mas na verdade era apenas o tempo que estava passando como um trem. Em meus pensamentos, nada era passado, você estava presente em todos os lugares que visitamos juntos você também era o assunto mais presente em minha memória. O tempo estava com pressa, o trem que te levou embora era rápido. Mas na verdade, levei muito tempo para te esquecer agora todas as vezes que o trem passa penso que ele está trazendo você.
A VERDADEIRA MULHER.
A verdadeira mulher não se importa com quanto você ganha, ela não está interessada no seu salário.
A verdadeira mulher concorda em sair com você para qualquer lugar sem esperar nada em troca, ela sai com você sem pensar em ser bancada.
A verdadeira mulher não está interessada em pedir pix para pagar isso ou aquilo, ou em trocar fotos íntimas.
A verdadeira mulher nunca espera ser sustentada por ninguém, por que ela é dona do seu próprio dinheiro, ela é dona da sua própria vontade, é ela quem manda nos seus próprios desejos.
Ela é dona das suas próprias vaidades, em troca de tudo o que ela tem, a verdadeira mulher não abre mão da sua liberdade para ser mandada por ninguém.
Panelinha de Côco
Panelinha de Côco
para cair no seu gosto
poema saboroso,
amoroso e carinhoso
para você não esquecer
de mim nunca mais.
O terceiro dia do ano
O terceiro dia do ano
merece ser inspirador
para que você sinta
inspiração e muito amor
por onde você for.
Pastel de Santa Clara
Pastel de Santa Clara
nascido em Portugal,
Poesia culinária
celebrada em Pelotas,
feita por mãos devotas
eternizada nas minhas
linhas amorosas,
Quando você chegar terás
mais do que uma porção
pronta com o açúcar
deste romântico coração.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Poesias de Carlos Drummond de Andrade
- Poesias de Amor de Vinícius de Moraes
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Poesias de Amor de Fernando Pessoa
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Poesias românticas
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado